Tempo de leitura: 3 minutos

Do jornalista Paixão Barbosa  | Política & Cidadania:
Não há dúvida quanto ao favoritismo de Dilma Rousseff neste segundo turno eleitoral, tanto pelo que lhe ficou faltando de votos para chegar aos 51% como pelos registros históricos, que mostram uma tendência quase absoluta de vitória daqueles que saíram liderando no primeiro turno das eleições já realizadas no Brasil. São pouquíssimos os casos de virada e, quando elas aconteceram, é porque no primeiro a disputa foi mais acirrada e a diferença entre os dois primeiros muito pequena, o que não é o caso.
Não quis, de propósito, ficar aqui falando sobra as razões que frustraram o sonho do presidente Lula e do PT de vencerem a eleição ainda no primeiro turno, porque sei, de longas datas, que nunca existe um só motivo para que um candidato não alcance o total de votos que esperava.
Não se pode atribuir apenas à campanha suja que pipocou pela internet nos últimos dias (atribuindo a Dilma declarações a favor do aborto e de menosprezo a Jesus Cristo). Também não se pode responsabilizar somente uma alta abstenção nos Estados nordestinos (isto é desculpa de institutos de pesquisa para tentar encobrir seus erros). Nem tampouco se deve atribuir o resultado somente à chamada “onda verde”, que teria feito Marina Silva crescer além dos limites previstos pelas pesquisas.
Foi um pouco de tudo isto e mais o fato de Marina ter sido o desaguadouro dos insatisfeitos com Dilma e Serra, de parte do eleitorado jovem que estava indeciso até o último instante, de conservadores e religiosos. Enfim, um movimento não-coordenado que, em determinado momento, confluiu para a candidatura do PV, tirando votos de Dilma em todas as regiões e provocando mais uma onda de descrédito nos nossos tão auto-elogiados institutos de pesquisa.
Voltando ao início deste post, repito que justamente por ter sido resultado de um movimento não-coordenado e estimulado por fatores tão diversos, nada impede que a candidata do PT recupere os votos que perdeu na reta final e que ainda acrescente ao seus ativos parte dos eleitores que optaram por Marina Silva desde o começo da campanha eleitoral. E, vista assim, a tarefa de Dilma é muito mais fácil do que a do candidato tucano, que precisará atrair para seu lado quase 90% dos votos da candidata do Partido Verde, daí ser natural o favoritismo da ex-ministra-chefe da Casa Civil. É claro que, correndo o risco de ser chato, também digo: não é tarefa impossível porque em política essa palavrinha não existe.
Justamente por conta de ter sido um movimento não-coordenado é que considero Marina Silva e o PV as duas figuras de menor peso para influenciar os pratos desta balança eleitoral. E acredito que a candidata sabe disso, tanto que ela disse, logo depois da eleição, que o voto é do eleitor.
Sem querer ser pitonisa ou oráculo (para lembrar o tema dos dois excelentes artigos de Biaggio Talento, aqui publicados) tendo a crer que Marina não se jogará nos braços de Dilma Roussef nem nos de José Serra. Será muito mais proveitoso para o seu histórico político – e também para o PV –  ficar neutra ou “liberar” seus mais 19 milhões de votos do que correr o risco de firmar o apoio a alguém e não ser acompanhada pelo eleitorado, o que iria reduzir o seu peso eleitoral.
Dilma e Serra que corram atrás e tentem conseguir o apoio dos eleitores que optaram pelas outras candidaturas no primeiro turno (não se pode esquecer, também que Plínio, do Psol, teve quase 900 mil votos e, nesta hora, até os 12 mil que votaram no PCO importam). Ou seja, que refaçam suas mensagens e seus apelos para ter agora o que não conseguiram no segundo turno.
Não será a adesão formal de ninguém que lhes dará esses votos que precisam.

24 respostas

  1. Como fator único não, claro! Mas que a “onda verde” alterou o quadro do primeiro turno, sim, sem dúvida nenhuma! Nem precisa ser um cientista político pra comprovar essa informação…Inclusive nos meus círculos onde a maioria votou em Marina, existe ainda a dúvida em quem votar agora. Eu espero os debates e a campanha, essa conversa que tá decidido em se tratando de política, pra mim não existe!

  2. Será que o pessoal de Serra, vai acreditar nos rersultados das Pesquisas neste segundo turno? porque no primeiro eles diziam que nunca acreditaram nas Pesquisas, pois elas são trendenciosas. Mas o que mostrou no resultado, todos os Institutos acertaram. Pois na semana da eleição os Institutos diziam: Poderemos ter segundo turno no Brasil!
    Recordam?

  3. Com todo respeito a esta Senhora, não sei mesmo de onde, a origem do motivo dela ser predienta da republica, nem mesmo no Acre onde ela nasceu ela teve voto!
    Pobre Muher!

  4. Apesar dos institutos de pesquisas terem mostrado a possibilidade de um segundo turno, não indica sua total confiabilidade e certeza que determinado candidato esteja eleito!!! Só quem poderá confirmar essa tendência é o POVO,detentor de tal artíficio, o voto, ao mais nada passará de possibilidade ou tendências. Vale ainda ressaltar, que determinados institutos de pesquisas podem se utilizar desse meio para iludir e tentar ganhar a confiança dos eleitores menos esclarecidos, fazendo que os mesmos depositem sua confiança as determinadas pesquisas realizadas pelos institutos.
    Devemos ter a certeza que independente de quem seja o novo Presidente da República, este deverá trabalhar em prol do povo e para o povo.
    Não podemos nos vender para candidatos tal, de partidos tal, que usam a imagem de antigos presidentes e a confiança que os eleitores depositaram nesses candidatos em eleições passadas para eleger “FULANINHO”, que promete, que afirma, mas que de certa forma não possui subsídios para nem sequer pleitear uma vaga para cargo público algum.
    2º turno, significa repensar os votos que foram depositados nas urnas no 1º turno… Podemos sim, eleger um candidato(a) competente, que faça jus aos anseios da população independente de classe social. Isso sim é importante!!!

  5. PESQUISAS MANIPULADAS SIM , MAS QUANDO CHEGA A HORA DA VERDADE ELES QUE MANIPULARAM COMEÇARAM A TENTAR MOSTRAR A VERDADE PARA QUE O DESCRÉDITO NÃO FOSSE MAIOR. AÍ COMEÇARAM A PREPARAR O VERDADEIRO RESULTADO. NÃO É DE AGORA QUE AS PESQUISAS ESTÃO CAINDO EM DESCRÉDITO, NÃO ESTOU ME REFERINDO A LADO NENHUM E SIM AS PESQUISAS.

  6. Só o Data Folha estava certo na previsão e no resultado do 2º turno. Votei na Marina no 1º turno, votarei em José Serra no 2º turno. A onda agora é! Azul, amarelo, verde e branco. Não gostei da cor vermelha, pois ela me faz lembrar sangue, sofrimento e morte. Sobre a Marina, não tenho dúvida que ela irá opinar mais a favor de Serra. José Serra é do BEM, enquanto DILMAU?!

  7. Eu não sei porque tanto palpite sem nexo só porque vai ter segundo turno. As duas eleições que Lula disputou foram decididas no segundo turno.
    Não vejo porque Dilma Rousseff não pode repetir a dose aplicada`em Geraldo Alckmim, quando o presidente de maior popularidade do país deu uma surra impagável no chuchu.
    O Alckmim teve menos votos no segundo que no primeiro. É de morrer de rir!

  8. Mas é claro que Marina não vai influenciar em nada. Pelo simples fato de que ela não tem votos. A insatisfação do eleitor com Dilma e Serra foi o que levou a essa “onda verde”.
    A pequena burguesia adora uma moda. Ecologia, eu quero uma pra viver! não essa ondinha de quem fala em ecologia e vive em shopping centers consumindo. É só isso. Agora vai ter que escolher Dilma. A não ser que estejam mais dementes do que o diagnostico dado.

  9. HE PETISTA ROXO, E ACHA QUE O PAIS VAI MUITO BEM.
    QUE A SAUDE ESTA FUNCIONANDO BEM E A SEGURANCA E EDUCACAO TAMBEM…..
    ESTE VIVE NOUTRO PLENETA.
    O PAIS ESTA ENTREGUE A UMA QUADRILHA, PEGARAM O CHEFE DOS LADROES PARA FAZER A CAMPANHA DA DILMA, E PARA ELES HE TUDO NORMAL…..A CORRUPCAO HE GENERALIZADA DESDE O GOVERNO FEDERAL ESTADUAL E MUNICIPAL , MAS ESTA TUDO BEM TUDO NORMAL…….
    OLHA EU NAO SOU A FAVOR DO SERRA NEM DE NINGUEM, SOU CONTRA A DESCARACAO E A MENTIRA, QUE HE A SITUACAO QUE VIVEMOS E QUE O PT INSTITUCIONALIZOU NO PAIS, JOGANDO NA LATA DO LIXO OS BONS PRINCIPIOS DO SEU PROGRAMA,
    E NAO ESCREVO MAIS NADA, QUE FICO NERVOSO SO DE PENSAR NO SOFRIMENTO DOS QUE PRECISAM TODOS OS DIAS DE IR A UM HOSPITAL , OU A QUALQUER ORGAO PUBLICO, TUDO O QUE HE SERVICO PUBLICO ESTA UMA M……, E AINDA DIZEM QUE TUDO VAI BEM…

  10. Zelão diz: – O PT treme, diante da certeza: – O povo aprendeu a pensar!
    Agora, mais do que antes se consolida no seio do PT e do governo a certeza de que a imprensa brasileira “deve ser monitorada.” (ver declaração do Ministro Franklin Martins).
    No conjunto da campanha da “comissária Dilma Roussef” atribui-se a ” excessiva liberdade de expressão” a não vitória de Dilma no primeiro turno, como era apregoado. Aos veículos da comunicação empresarial, culpa-se pelas denúncias dos escândalos; da Casa Civil e da invasão de privacidade com a quebra dos sigilos fiscais de membros lgações relativas aos pensamentos de Dilma e do PT, acerca de temas envolvendo religião, aborto e casamento gay.
    Negam, por nunca terem acreditado, na existência da “Onda Verde” encabeçada por Marina Silva – que Dilma expulsou do governo – e dos temas sempre caros ao PV, dos quais agora quer se apropriar. Já existe até um movimento, diante da quase certeza de que o PV na sua maioria pretende marchar com Serra, de que o PV é um partido venal, que só está interessado em cargos no governo. Esquecem até; a coligação com o PMDB – partido declaradamente fisiologista – e da formação da “base aliada” que deu sustentação ao governo Lula.
    Sempre afirmei que “barriga cheia ajudava a pensar.” Foi justamente nas classes que o governo afirma ter promovido o maior contingente da assenção social, que Dilma perdeu mais votos.

  11. Já escrevi isto em outros comentários na Web: Marina Silva não é dona dos votos de ninguém!
    E ninguém melhor do que ela sabe disso!
    Tanto é que deverá manter-se neutra no 2º turno, como bem disse o prezado analista.
    Não vai querer correr o risco de “jogar fora” cerca de 20 milhões de votos. O que menos importa – ao político e ao partido – são os motivos que levaram os votos a “cairem no colo” da chatíssima acreana.
    A análise está perfeita!

  12. A saúde está um caos porque o SUS criado por Zé Serra não funciona no Brasil. É totalmente desetruturado. Esse sistema funciona bem em países de primeiro mundo. E as corrupões descobertas no governo. Lula mandou investigar todas e punir os culpados. Não jogou embaixo do tapete como governantes anteriores. Que pena que tem gente desinformada dando opiniões do que não sabem. Dilma Neles!!!!!!

  13. estou achando que o texto puxou muito o “saco” de Dilma…a mulher não sabe nem falar direito…Não me sinto representada por ela nem como cidadã e muito menos como MULHER…Ninguém merece ter uma PRESIDENTE dessa…Affffffffffffffff

  14. Sr Paixão Barbosa, a eleição não se dá por 51% e sim 50% mais um voto( maioria simples).
    Que tal começar a desconfiar que o eleitor está desconfiado da capacidade de Dilma em governar se ela escolheu para sucede-la na Casa Civil alguem que em menos de tres meses montou um balcão de negocios na sala vizinha da prsidencia.
    Se fosse algo parecido no governo Serra, o MST, CUT, UNE, ONGs estariam na rua protestando contra a corrupção.

  15. DEIXEM DE DESESPERO TOME UM POUQUINHO DE DILMA
    PARA APRENDEREM A NAOSER TAO BAIXOS
    ARROGANTES . CUIDADOS O SERRA VAI PERDER PARA DUAS MULHERES DILMA E MARINA ELE JA TEM QUE AGRADECER A MARINA POR TER CHEGADO AO SEGUNDO TURNO. MANTNHA A VOTAÇAO E TRATE DE SEREM MENOS BATEDORES E DE BASEAR A CAMPHA DE VOCES EM DISSE QUE DISSE , PROVEM OU AMOSTRE O PROGETO.
    AOS DEFENSSORES DA VITORIA DO SERRA PSDB:
    ME DÉ 5 MOTIVOS PARA EU VOTAR NO SERRA NESTE TURNO
    QUERO SER COERENTEE
    , ESTOU ABERTO A FATOS.
    POR ISSOESTOU ASSISTINDO AO PROGRAMA POLITICO , PENSEI QUE O SERRA VIRIA COM UM PROGRAMASSO IDEIS ,O QUE FARA PARA RESOLVER DE IMEDIATO AOS GRANDES PROBLEMAS DO PAIS , COM DADOS CONCRETOS, POISDE PROMESSAS JA ESTAMOS SABENDO . POIS ITABUNA FOI VITIMA DE UM FAZEDOR DE PROMESSAS O POVO ACREDITOU E DEU NO QUE DEU. EU TENHO CERTEZA QUE EM ITABUNA -BA SERRA VAI TOMAR UMA GOLEADA , POIS O POVO ERROU AGORA RECENTE COM O PREFEITO AZEVEDO. SE O BRASIL DEPENDER DE ITABUNA DILMA JA É PRESIDENTA

  16. Angenceslau, lau, lau! O MST, CUT, UNE e etc…. estariam nas ruas,sim. E sabe por que não tem gente da oposição nas ruas? é porque são todos corruptos e não querem fortalecer os movimentos sociais. Imagine José Serra, FHC, Acm Neto, Aleluia, entre outros micróbios clamando por decência na política brasileira. Ninguém ia levar a sério. Vai aprender a raciocinar, demente!

  17. ASSISTAM AO PROGRAMA POLITICO
    OS DOIS TEM TODO RECURSO
    DILMA TEM UM PROGRA EM ANDAMENTO
    O OUTRO TEM PROFESSAS DO TIDPO AS DE AZEVEDO
    AUMNETO SALARIAL PARA600
    10% PARA APOSENTADOS
    ATE MESMO 13$ SALARIO PARA BOLSA FAMILIA.

  18. SOUZA NETO VC FALOU BEM, NEM ELA NEM VC, NEM NINGUÉM É DONO DOS VOTOS DOS OUTROS, SE ELA NÃO PODER INFLUENCIAR, VC É QUE NÃO VAI. MEU VOTO AGORA É SERRA 45 PORQUE NÃO SOU LOUCO DE VOTAR EM PESSOAS DO TIPO DE WAGNER E LULA. JÁ VOTEI NO PT, ME ARRREPENDI E NUNCA MAIS VOTO EM UM CANDIDATO DESSE PARTIDO.

  19. Desculpem amigos, vou votar no SERRA.
    “Cansei…Basta”!
    Cansei de ir ao supermercado e encontrá-lo cheio. O alimento está barato demais. O salário dos pobres aumentou, e qualquer um agora se mete a comprar, carne, queijo, presunto, hambúrguer e iogurte.
    Cansei dos bares e restaurantes lotados nos fins de semana. Se sobra algum, a gentalha toda vai para a noite. Cansei dessa demagogia.
    Cansei de ir em Shopping e ver a pobreza comprando e desfilando com seus celulares.
    O governo reduziu os impostos para os computadores. A Internet virou coisa de qualquer um. Pode? Até o filho da manicure, pedreiro, catador de papel, agora navega…
    Cansei dos estacionamentos sem vaga. Com essa coisa de juro a juro baixo, todo mundo tem carro, até a minha empregada. ” É uma vergonha! “, como dizia o Boris Casoy. Com o Serra os congestionamentos vão acabar, porque como em S.Paulo, vai instalar postos de pedágio nas estradas brasileiras a cada 35 km e cobrar caro.
    Cansei da moda banalizada. Agora, qualquer um pode botar uma confecção. Tem até crédito oferecido pelo governo. O que era exclusivo da Oscar Freire, agora, se vende até no camelô da 25 de Março e no Braz.
    Vergonha, vergonha, vergonha…
    Cansei de ir em banco e ver aquela fila de idosos no Caixa Preferencial, todos trabalhando de office-boys.
    Cansei dessa coisa de biodiesel, de agricultura familiar. O caseiro do meu sítio agora virou “empreendedor” no Nordeste. Pode? Cansei dessa coisa assistencialista de Bolsa Família. Esse dinheiro poderia ser utilizado para abater a dívida dos empresários de comunicação (Globo,SBT,Band, RedeTV, CNT, Fôlha SP, Estadão, etc.). A coitada da “Veja” passando dificuldade e esse governo alimentando gabiru em Pernambuco. É o fim do mundo.
    Cansei dessa história de PROUNI, que botou esses tipinhos, sem berço, na universidade. Até índio, agora, vira médico e advogado. É um desrespeito… Meus filhos, que foram bem criados, precisam conviver e competir com essa raça.
    Cansei dessa história de Luz para Todos. Os capiaus, agora, vão assistir TV até tarde. E, lógico, vão acordar ao meio-dia. Quem vai cuidar da lavoura do Brasil? Diga aí, seu Lula…
    Cansei dessa história de facilitar a construção e a compra da casa própria (73% da população, hoje, tem casa própria, segundo pesquisas recentes do IBGE). E os coitados que vivem de cobrar aluguéis? O que será deles? Cansei dessa palhaçada da desvalorização do dólar. Agora, qualquer um tem MP3, celular e câmera digital. Qualquer umazinha, aqui do prédio, vai passar férias no Exterior. É o fim…
    Cansei, vou votar no Serra, porque quero de volta as emoções fortes do governo de FHC, quero investir no dólar em disparada e aproveitar a inflação. Investir em ações de Estatais quase de graça e vender com altos lucros. Chega dessa baboseira politicamente correta, dessa hipocrisia de cooperação. O motor da vida é a disputa, o risco… Quem pode, pode, quem não pode, se sacode. Tenho culpa eu, se meu pai era mais esperto que os outros para ganhar dinheiro comprando ações de Estatais quase de graça?
    Eles que vão trabalhar, vagabundos, porque no capitalismo vence quem tem mais competência. É o único jeito de organizar a sociedade, de mostrar quem é superior e quem é inferior.
    Eu ia anular, mas cansei. Basta! Vou votar no SERRA. Quero ver essa gentalha no lugar que lhe é devido. “Quero minha felicidade de volta.”
    SE VC É BURGUÊS, VOTE PELA SUA FELICIDADE!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *