Tempo de leitura: < 1 minuto

Exclusivo:

O PIMENTA acaba de ter acesso à informação de que o Governo da Bahia publicará, no Diário Oficial do Estado, edição desta terça-feira, 12, o decreto que desapropria uma faixa de terras no distrito de Aritaguá, à margem direita do Rio Almada. Segundo o blog apurou junto a fontes do Estado, a área deverá ser designada para as obras do Complexo Intermodal Porto Sul, do qual faz parte o Terminal Marítimo da empresa Bahia Mineração.

Segundo fonte oficial, “com a evolução e o aprofundamento dos estudos ambientais, o Governo da Bahia  decidiu alterar o local onde será implantado o Complexo Portuário e de Serviços Porto Sul”. Segundo o governo, dentre os motivos que determinaram a mudança, estão “a ausência de corais e recifes no trecho de mar em frente à nova área escolhida e de fragmentos em processo de regeneração da Mata Atlântica”.

Os novos estudos sobre a localização do empreendimento foram determinados após um parecer assinado por técnicos do Ibama. No documento, de novembro do ano passado, os técnicos apontavam insuficiência de informações e necessidade de aprofundamento das análises para que se determinasse onde deveria ser construído o Porto Sul.

Na semana passada, em encontro com deputados estaduais, o vice-presidente da Bamin, Clovis Torres, havia admitido a possibilidade de mudança na localização do porto da Bamin, parte integrante do Porto Sul. Segundo o executivo, a mudança dependeria do que o Ibama apontasse como mais viável.

O decreto que será publicado nesta terça-feira declara como de utilidade pública uma área de 4.830 hectares na localidade de Aritaguá.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *