Tempo de leitura: < 1 minuto

Grupo liderado por Ana Lúcia da Hora consegue primeira vitória na busca por gratuidade (Arquivo Pimenta)

Há quase dois meses os deficientes visuais promovem manifestação pela gratuidade no transporte intermunicipal no sul da Bahia. Hoje, parte deles participou de protesto na FTC/Itabuna para chamar a atenção do governador Jaques Wagner.
Wagner respondeu aos apelos dos deficientes ainda no local:
– Se a lei [de gratuidade para cegos] não existe, vamos criar. O que não pode é prejudicar vocês – prometeu o governador aos deficientes.
O governador disse que ordenará à agência estadual de transporte e energia (Agerba) para negociar com a direção da Rota Transportes. “Vou pedir à Agerba para que converse e apele à empresa para agir com bom senso”.
Wagner prometeu a criação de lei específica para gratuidade no transporte intermunicipal em linhas com características semiurbanas. “Vamos criar a lei. Ta aqui o presidente da Assembleia [Legislativa, Marcelo Nilo] para que isso possa virar lei”.

0 resposta

  1. Que sirva de exemplo para quem simplesmente se cala diante da primeira porta que se fecha. Quando existe união, decisão e perseverança as coisas acontecem. Parabéns a este grupo que tem lutado incansavelmente para fazer valer os seus direitos. Vocês têm demonstrado que nem sempre quem tem dinheiro (empresários) podem tudo contra todos. Admiro muito a força de vocês!!! A luta não pode parar!!!

  2. O governador é um homem sensível, de bem.
    O problema maior é que as companhias são péssimas!
    Em nome da governabilidade ele tem que se aliar a muitos…

  3. Mais uma promessa do (des)governador, …!!!
    O pessoal tem deficiência visual, mas isso não quer dizer que “não enxergam” (no sentido de cego é aquele ue não quer enxergar), …!!!
    Esse pessoal já mostrou que enxerga, e muito, os seus direitos, exemplo claro disso é a luta deles, …!!!
    Que o Sr. J.W. se lembre disso, pois ele tem feito muitas promessas que nunca se realizam, …!!!
    Prometer é fácil, …!!!

  4. A manchete deveria ser: A derrota dos pagadores de impostos
    O governador promete algo que não custa nada ao governo, gratuidade para qualquer classe seja ela estudante, deficientes, carteiros, policiais, será repassado aos que pagam e não tem o mesmo poder de pressão junto ao governo.
    A pergunta que eu faço e a seguinte: E justo dar gratuidade a deficiente visual mesmo que ele tenha recursos suficientes para pagar seu transporte enquanto desempregados
    que tem que se deslocar não raro para procurar trabalho tem que pagar?
    A sociedade tem que entender que não existe “gratuidade”, sempre queremos que outros paguem aquilo que deveríamos, vale a máxima, não existe lanche grátis.

  5. Pessoa estou colando aqui o mesmo comentario que fiz aqui no pimenta quando as PcD fecharam a BR 101 em 6 06UTC julho às 11:07.
    Não retiro uma virgula, continuo pensando da mesma forma… queremos do governador é que reveja a lei que os deputados criaram onde proibe a gratuidade, E O GOVERNADOR SANCIONOU! REVEJA GOVERNADOR é issso que queremos… isto tb é direito fundamental – AÇÕES AFIRMATIVAS!!!!!!
    COMENTARIO EM 06 DE JULHO:
    É de lastimar essa situação q os deficientes na Bahia enfrentam porque muitos estados da federação brasileira já reconhece através de leis e que garantam esse direito… os deputados estaduais desses estados, estão de fato preocupados com os direitos fundamentais das ´PcD desde muito tempo a exemplo de Minas Gerais que possui esta lei abaixo há 22 anos, ficamos estarrecidos onde estão os deputados estaduais da BAHIAAAAAAAA? temos muitos deles que desde jovens estão na politica baiana hoje são bisavós e sequer segue os bons exemplos de outros estados. Muitos deputados estaduais estão na assembleia legislativas da Bahia para servir ao poder economico… de todos os setores,da sociedade principalmente dos transportes. Onde estão os representantes dos baianossss…..
    LEI Nº 9.760, DE 20 DE ABRIL DE 1989.
    Concede passe livre aos deficientes físicos e visuais no transporte coletivo intermunicipal do estado Faço saber que a Assembléia Legislativa manteve e eu promulgo, nos termosdo artigo 44, § 4º, da Constituição do Estado, a seguinte Lei:Art. 1º- Fica concedido passe livre aos deficientes físicos, mentais e visuais e às pessoas com idade superior a 65 anos no transporte coletivo intermunicipal. (Artigo com redação dada pelo art. 1º da Lei 10419, de 16/1/1991.) Parágrafo único- (Vetado). Art. 2º- O Poder Executivo regulamentará esta Lei no prazo de 120 dias. (Artigo com redação dada pelo art. 2º da Lei 10419, de 16/1/1991.)Art. 3º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.Art. 4º – Revogam-se as disposições em contrário. Dada no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 20 de abril de 1989.
    Por: Ângela Goés.

  6. E vcs acreditaram?
    Para ele confiança ” ZERO “,não se pode comemorar antes do tempo,vcs acham realmente que o governandor vai peitar as empresas de transportes rodoviário para impor a gratuidade para deficientes.
    E pode até acontecer, mais é vê pra crer….

  7. NAS POUCAS VISITA DO ACM A ITABUNA ELE TRAZIA A COMITIVA DE GUARDAs E POLICIA CIVIL E MILITAR FICAVA COMO SE FOSSE A VISITA DO PRESIDENTE DOS EUA.
    A CAVALARIA NAO DEIXAVA NEM SE APROXIMAR DO HOMEM OS MOVIMENTOS REVINDICADORES, NA VISITA DE WAGNER , ELE ANDAVA LIVREMENTE NO MEIO DO POVO, NO SALAO DO AUDITORIO DA FTC TINHA FACHAS DE REVINDICAÇOES DE TODAS AS CLASSES, GRITOS INFLAMADOS NEM GORILLA COM ORDEM DO GOVERNO PARA INIBIR OS MOVIMENTOS REVINDICAÇOES FORAM ACIONADOS NEM CHICOTES NEM EMPURROES, FOI VISTO

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *