Tempo de leitura: 2 minutos

Sob o título Tribunal da Prepotência, o editorialista não deixa pedra sobre pedra… Confira:
O político brasileiro, dentre outras tendências igualmente pouco nobres, parece ter desenvolvido ao longo do tempo uma forte vocação para o autoritarismo. Candidatos de variadas idades e correntes ideológicas passam a ser “donos do mundo” tão logo se elegem, colocando-se acima de qualquer crítica. Nesse tribunal da prepotência, a mídia há de ser imediatamente condenada ao silêncio suspeito ou ao encômio encomendado. E esse procedimento insultuoso à liberdade de expressão será estendido a todas as representações sociais, conclamadas (quando não cooptadas) a dizer a palavra que mais agradavelmente soa aos ouvidos do poder: “amém”.
Em Itabuna, cidade de muitas mazelas políticas, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) faz grave denúncia sobre essa questão: um parlamentar estadual teria proposto às autoridades a extinção daquele colegiado – em resposta a críticas cometidas contra o modelo de administração do Hospital de Base. O CMS, conforme já demonstrou publicamente, advoga a estadualização do hospital – que passaria a ser de responsabilidade do estado e não mais do município de Itabuna – mas isto não é, do nosso ponto de vista, relevante. O que importa é que o CMS tem direito (e dever!) de manifestar-se sobre as questões da saúde pública – o que foi feito.
A vida democrática (a que vastos setores da sociedade brasileira ainda não se habituaram) exige equilíbrio, bom senso e tolerância para administrar conflitos de ideias. Não impõe concordância, mas depende de respeito entre facções contrárias. Às vezes, a discussão de duas teses opostas mostra que a melhor é uma terceira – mas não se chega a isso sem grandeza, que é irmã da humildade e inimiga da arrogância. Neste caso, entretanto, não se necessita de ponto de vista alternativo, pois o equivoco é flagrante, não parecendo abrigar qualquer dúvida: o CMS é tão legítimo quanto o mandato do parlamentar, pois ambos estão validados pela lei.
Diante do caos instalado no Hospital de Base, uma realidade salta aos olhos: a frente de batalha paralela e pessoal aberta pelo deputado em nada ajuda à população pobre de Itabuna.

0 resposta

  1. Mas abre os olhos da população inerte que não enxerga os tipos de políticos que querem usurpar o poder de Itabuna a qualquer preço.O tempo da ditadura já passou, graças aos céus!!!!!

  2. Zelão diz: – Não se serve “espinafre” pra um Popey
    Foi no grito – fazendo valer a sua patente superior – que o “coronel deputado” encostou na parede o “capitão prefeito” e conseguiu os cargos na prefeitura e no Hospital de Base.
    Mal acostumado no uso da troculência, o “coronel deputado” acha possível ganhar tudo no grito, como se fosse “voz de comando,” e, como se todo mundo mundo político a seu redor, fosse a “velha tropa” sob o seu comando.

  3. QUAL A NOVIDADE? PREPOTENTE, CONIVENTE, SUBSERVIENTE ELE SEMPRE FOI, E NÃO É AGORA QUE ELE VAI MUDAR.
    -O IMPRESSIONANTE DISSO TUDO É ELE COM TODA A SUA ARROGÂNCIA, DEFENDER A EXTINÇÃO DE UMA ENTIDADE QUE FOI CRIADA JUSTAMENTE PARA FISCALIZAR E DENUNCIAR AS ROUBALHEIRAS QUE VEM ACONTECENDO SISTEMATIAMENTE NA SAÚDE DE ITABUNA.
    -CASO CMS ATRAVÉS DOS SEUS MEMBROS FECHASSE OS OLHOS E FOSSE CONIVENTE COM TODA TIPO DE BANDALHEIRA QUE ACONTECE, AÍ TUDO BEM, CONCERTEZA O CEL. DEPUTADO ESTARIA APOIANDO, POIS PARA ELE E MUITOS OUTROS POLITIQUEIROS, QUE SÓ VISAM OS SEUS INTERESSES PESSOAIS, QUANTO PIOR A SITUAÇÃO MELHOR PARA ELES.

  4. santana, é o que se pode chamar de bandido dentro da lei pois a sociedade, ingnorante achou por bem botar um delinquente deste nivel no poder dando a ele o aval para fazer qualquer besteira que der na teia e falar bobagens é capaz de alguns vereadores ainda por motivo de politicagem e malandragem apoiar este dispauterio por parte de santana só que o vereador que apoiar tal coisa é tão delinquente quanto santana ele santana deve saber que a muito tempo Itabuna ja saiu do estato de coronelismo o mesmo povo que colocou ele no poder pode tirar ou da uma resposta nas urnas nas proximas eleições itabuna esta em extinsão de politicos serios e honesto a escases é muito grande de nomes bons para itabuna estamos passando um periodo de estrema pobreza politica por conta de politicos pelego intereceiros corruptos bandidos que só querem ficar ricos nas custas dos pobre eleitores que infelismente gosta de politicos safados, ladroes, e arrogantes tropas de pilantras descarados e prepotentes santana é um deles

  5. Será que o democrático AGORA dará espaço para que o deputado se explique? E o Pimenta?
    Da Redação: O espaço está franqueado para que o deputado explicar-se da intenção/proposta de “demitir” o Conselho.

  6. Lamentavelmente em Itabuna não se discute politica com distinção pessoal. É importante que não somente os orgãos de imprensa, mas também as pessoas que tem suas ideologias sejam equilibradas. Não podemos mais conviver com essa politica suja, pequena e mesquinha praticada em Itabuna, existe uma necessidade urgente de se discutir os problemas da nossa cidade, mas parte da população continua alimentando a agressão pessoal, os nossos representantes politicos demonstrando que ainda não estão afinados com os nossos problemas, daí falam o que não deveriam e deixam de providenciar o que deveriam.
    O Coronel Deputado Santana errou ao fazer colocações impensadas, considero um momento que todos devem esquecer, mas também não podemos e nem devemos que o mesmo está tendo postura admnirável na AL, fato que nos faz lhe creditar alguns pontos e pedir desculpas pela infelicidade no momento da audiência pública sobre a saúde de Itabuna.
    O Conselho Municipal de Saúde existe, é legal em todos os sentidos, seja juridicamente, cob constitucionalmente, portanto, não adianta ninguém querer destituir a sua composição, inclusive utilizando-se da Câmara de Vereadores, pois tudo feito está dentro das normas e da lei vigente.

  7. Com relação ao Jornal Agora, muito bom que o Sr. Adervan Oliveira se limite com as palavras para que as mesmas não se voltem conbtra os seus.
    Não nos surpreenderá quando o “dono” do jornal Agora brigar com o deputado do seu partido e resolver agredi-lo de forma pejorativa, pois nos bastidores muitos sabem que o proprietáio tem conhecimento de muitas das artimanhas do seu defendido, vez que o mesmo é uma “bela” cria do Sr. PEDRO EGIDIO, EX-VEREADOR E EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE ITABUNA, figura das mais importantes na implantação da compra de votos em nossa cidade.

  8. Esse coronel, não está licenciado da patente para ser “deputado” ? Ora,ora! O conselho tem legitimidade para atuar, fiscalisar, denunciar e não precisa de autorização de nenhum coronezinho para agir. Ele, o deputado, se não tivesse interesse de esconder embaixo do tapete, os desvios de verbas do Hosp. de Base e outras coisas mais, não sonharia em destituir esse conselho que ai está.Estaria ele,garantido a democracia no air correto. Mas não podemos esperar muita coisa de alguém que sempre viveu de aparência de um “bom moço”, só pela patente que ainda tem.

  9. O coroné tá perdendo suas lideranças que lhe ajudaram a se eleger. Porque será? só restaram meia dúzia de puxa sacos que lambem as suas botas. Resposta é que o coroné traiu os seus assessores que trabalhavam para ele gratuitamente como voluntários e agora que ele assumiu o mandato e com verba de gabinete de 130.000RS, ele traiu os seus assessores e contratou os mercenários que estão recebendo 5.000 para o assessorar e repassa para o coroné deputado ditador 4.000. Entenderam sô foi por isso que chico caiu fora e outros. pimenta no dos outros é refresko!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *