Tempo de leitura: < 1 minuto

O bicho pegou. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu que a sede da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) seja construída não em Itabuna, como anunciaram o ex-ministro Fernando Haddad e a presidenta Dilma Rousseff, mas em Porto Seguro. A defesa ocorreu durante audiência pública no Congresso Nacional.
O ministro apresentou argumentos como a “beleza” e o simbolismo histórico” de Porto ao falar da mudança. Quem comemorou o discurso de Mercadante foi o deputado federal Jânio Natal. “Estou solicitando ao ministro uma audiência para que possamos discutir os detalhes e juntos continuarmos a defender essa ideia. Com a força de Deus, vamos trazer essa reitoria para Porto Seguro”. Confira o vídeo em que Mercadante defende a construção da sede da Ufesba em Porto Seguro.

Leia também:
ITABUNA SOB RISCO DE PERDER SEDE DA UFESBA

0 resposta

  1. E agora? Cadê Geraldo Simões com a sua força política? O Nobre Deputado vai deixar Itabuna perder a Universidade Federal? Não foi o papai da criança? A criança nem foi fecundada e já tinha milhões de pais!
    Depois não vai acusar o Governo municipal de ser inerte, pq pelas palavras do Ministro, Porto Seguro será contemplada pelo “simbolismo histórico”, por ser onde nasceu o Brasil!

  2. Não é somente uma questão que envolve representantes do Legislativo. Há um “ranço letárgico” na Região que determina esse tipo de resultado. Itabuna, Ilhéus e outras cidades vivem o mesmo dilema. Penso que é uma herança da sociedade monopolista/latifundiária, onde as decisões cabiam aos “coronéis”. Os “súditos” e os serviçais (população em geral) apenas assistiam. Acostumado a isso, ninguém se mobiliza!
    Além disso, há a dicotomia política, onde os “atos de sabotagem” e os interesses particulares dos grupelhos se sobrepõem ao interesse público.
    Souza Neto

  3. Prezado Wilson Chagas, ex-petista. Não se trata de o Ministro mandar mais que a Presidente. O que está em questão são os jogos de vaidade, principalmente, principalmente não unica e exclusivamente, do Deputado Federal Geraldo Simões que é o único responsavel por tudo de ruim que acontece com Itabuna em função da vaidade dele de queirer de todas as maneira que as coisas continuem sendo quando pior melhor para ele e sua familia e a banda podre do PT aqui de Itabuna, possam tentar de alguma forma emplacar a candidadura de Dona Jussara para Prefeita. Se esse fato for concretizado o unico culpadado será o Deputado Federal Geraldo Simões. Que agora tem varios paus mandados no seu novo brinquedo que adquiriu por R$ 3.500.000,00, para bricar de fazer pulitica. contratando “profissionais” para criticar o Goverso OPRANTE O DO PREFEITO AZEVEDO.

  4. É TAXATIVA A CONCLUSÃO DA FALA DO MINISTRO: RESPEITAR A DECISÃO DA BANCADA FEDERAL NO CONGRESSO.
    VAMOS MOBILIZAR OS DEPUTADOS.
    NO MAIS, AS IDÉIAS DO MINISTRO SÃO PERTINENTES E SERÁ EXECUTADA COM UM CAMPUS INSTALADO LÁ EM PORTO SEGURO.
    AGORA A REITORIA É NOSSA!!!

  5. Claro que vai ser em Porto Seguro, Itabuna não tem representante capaz de reverter isto, aqui o deputado do PT promete um estadio amador. A cidade hoje não contra com nenhuma obra do governo do estado, promessas foram muitas, não vou relata-las aqui para não alongar.
    O troco tem que ser nas próximas eleições, vamos lembrar ao galego carioca sua ingratidão com o povo que o reelegeu mesmo sendo uns bobos uteis.

  6. Sinto muito pela Região do cacau.Perder uma universidade federal por questõs politicas mesquinhas entre prefeito e deputado,entre a falta de organismo e organizações capazes de uma mobilização, como está fazendo o Janio Natal. Lá eles já providenciaram até o terreno, enquanto aqui só conversa e mídia.Pra que sevem nossos deputados, vereadores, clubes de serviços,partidos,acredito que somente para embolsar seus polpudos salários. Que falta uma LIDERANÇA FAZ NESSA TERRA.E os que tínhamos, estão morrendo aos poucos. affff

  7. se confirmado essa vai ser a maior derrota do nobre deputado geraldo… kd o prestigio??? assim fica dificil… isso é pq ele é parceiro e amigo da alta cupula petista.. imaginem so… aaahhhh bahia… aprende com isso…

  8. São uns politicos filhos da puta. Itabuna e Ilhéus são as duas cidades pólos do sul da Bahia.A reitoria é onde passa a verba para implantação , aquisição de serviços e mão de obra especializada.Manda esse filho da p…. contratar um professor com Mestrado e Doutorado em Porto Seguro.Veja o exemplo da UFRB que paga auxilio transporte para professores de Feira e Salvador irem dar aulas em Santo Antônio , Cachoeira e Cruz das Almas.O pessoal não sabe da importância da reitoria.Os contratos de serviços são feitos lá na sede.Não é questão de importância simbólica.Ilhéus e Itabuna de jorge Amado , Ilhéus capitania hereditária esquecida – Uma capitania que se estendia até onde hoje é o DF.
    Isso é uma vergonha .O povo de Itabuna esperando uma salvação que é transformar a cidade num grande pólo de educação.Vem um filho da p…querer mudar o que já estava definido.Vou dar o Exemplo de Campina Grande- PB que é a cidade mais importante da Paraíba.Tem várias faculdades particulares , um Campus com reitoria da UEPB- Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande- UFCG com reitoria própria e controle de outros Campis.A UFCG nasceu do desmenbramento da UFRB que tem sede em João Pessoa.Tudo isso da necessidade de Campina Grande ter a reitoria e os recursos para expansão dos serviços em direção ao sertão paraibano.É um grande pólo de atração de estudantes de todo o Nordeste pela localização proximo a Natal , Fortaleza , João Pessoa , Recife , Teresina e norte da Bahia.Assim como existe corpo docente destes Estados , são atraídos pela proximidade os professores especializados com mestrado e doutorados de diversas areas.
    Isso história parece mais um romance de Jorge Amado.Quando o deselvolvimento vai chegar as terras do sem fim.Da terra do já teve para terra do nunca vai ter.É uma vergonha!!

  9. Não tem nada vê,duvido muito que essa reitoria vá para Porto,pois a própria presidente Dilma junto com o antigo Ministro da Educação se mostraram presente no anuncio que Itabuna sediará a reitoria,ai vem esse novo babaca do Ministro da Educação já se achando querendo “melar” a vinda dessa Reitoria para a cidade que tanto lutou por essa conquista??Ele tem mais é que se preocupar com a Educação do país como todo e não ficar com palhaçada de querer mudar o destino da Universidade para Porto.E vamos agilizar logo essa implantação da reitoria em Itabuna pessoal,não vamos ficar dormindo no ponto,pelo Amor de Deus.

  10. Olha só, eu não suporto o governo de Antonio Carlos Magalhães nem da forma do carlismo governar, no que respeita ao atendimento as pessoas carentes e as consequências da pobreza no estado.
    Mas temos que admitir, no governo de ACM não havia tanta gente assim de fora, dando pitaco dentro da Bahia. Olha aqui Mercadante, vá dá seu pitaco em SP, na Bahia, ainda mandam os baianos.
    E sim, é desprestígio de Wagner, sim. Ao que parece, é melhor ser oposição e partido aliado no governo Dilma do que ser petista. Wagner não está trazendo para a Bahia o que deveria trazer, pelo suposto apoio que tem dentro do partido.
    Se já falei em outros lugares para que, ainda que seja legítimo a bancada evangélica ter seus representantes no ministério, já falei em outros blogs aos movimentos negro, que se tiver alguum vínculo com PT, saiam e formem seus próprios partidos, porque o PT não irá ouvi-los.
    A mesmo coisa falo com a Bahia, fiquem espertos porque o projeto do PT por mais que falem que seja nacional, o alvo é SP. A diferença é que, diferentemente do que falam colunistas e formadores de opinião do SE, não é Minas e nunca foi Minas que direciona o país.
    Repito o que disse no blog 247, não queira ter a Bahia como sua inimiga política, Dilma, porque a Bahia,foi ela quem forjou o sentimento de brasilidade no país.
    É a Bahia, que, a nascer, já nasceu formada imbricada de política com religião. É a Bahia que,´antes mesmo de vocês buscarem apoio a lojistas,igrejas, todos os segmentos do povo, esta prática já existe. E detalhe, é dos baianos o ordamento jurídico tal qual o país se concebe hoje, e a separação entre igreja e estado.
    É dos baianos e do sangue desta gente, a constituição deste país tal qual se concebe hoje. Quando os outros estados pensaram em existir, a Bahia já governava o país e governou por 204 anos e nos tornamos o povo mais cosmopolita do Atlântico Sul até hoje.
    Não há um blog, não há um jornal que não esteja falando isto e não há uma rádio que não fale, assim como os comentários cotidianos sobre política na Bahia. Disse lá e repito aqui, se este quadro não for reversível, eu vou pagar para ver Pelegrino ter um mínimo chance em SSA, Wagner fazer seu sucessor e Dilma ganhar aqui em 2014. A Bahia é como uma igreja, o senso de pertencer é muito grande. Ou talvez vocês possam compreender o que quero dizer na frase de Paula Lavigne, ex-esposa de Caetano, ao se referir à Bahia. “Baiana é que nem judeu, brigam entre si, mas se entendem”. Paula é judia, ninguém melhor do que o judeu para ter o senso de pertencimento e de identidade.
    E Nem vai adiantar esta conversa mole de Wagner aí, isto é papinho. E todo político sabe que se for adotar esta discurso vai perder voto, por isso que ninguém vai correr este risco. Um estado que seu próprio povo deu o seu próprio sangue para formar o que este país é hoje, não aceita, não aceitará este tipo de coisa. Mais respeita com a Bahia, sua história e o povo baiano, seu PT, seus aliados, seu Jaques Wagner e dona Dilma.
    Ah, talvez seria bom vocês aprenderem com D.João VI, quando veio para o Brasil, corrido de Napoleão. Antes de chegar ao Rio, desembarcou na Bahia e por aqui ficou mais de dois meses, ele só seguiu para o Rio,confome relata Laurentino Gomes em 1822, depois que tivesse a garantia da liderança baiana, a fidelidade ao governo português?
    Sabem qual era o seu receio? A Bahia ficar ofendida por ele ter ido para o Rio e fazer um acordo com Napoleão e governo português, perder metade do Brasil, ou seja, de Minas para cima, tudo seria francês.
    Não, não foi por preferência paisagística ao RJ ou razões econômicas, pois o NE era tão rico quanto o SE, foi por razões estragégicas, assim como a Bahia de Todos Santos, por centro o centro geográfico do país e estrategicamente uma fotaleza militar, durante as guerras napoleônicas, Salvador estaria mais exposta do que o Rio.
    Então, se cabe aprender com a História em algum momento, vale se lembrar disto e a consolidação do Brasil como Independência, mais uma vez negado pelos sudestinos que, para eles, o país começa a partir do SE, foi com a Independência da Bahia que se a consolidação do Brasil.
    A Bahia é e será a Bahia, seu povo tem e terá este pertencimento a mais, por razões históricas, de brasilidade. É por isto que pertencimento está acima de disputas e ideologias políticas. Basta ver os comentários nos blogs, burburinhos, jornais, enfim, a Bahia comentando. Se não mudar, eu vou pagar para ver Pelegrino ganhar em Salvador, Wagner fazer sucessor e Dilma ser bem votada aqui dentro.
    Ah, e quem tá falando isto é alguém que defende as políticas de Wagner, mas ele é totalmente aniquilado pelo PT paulista e agora a República do Chimarrão.

  11. É BOM LEMBRAR QUE ESSE DEBATE AONDE SERÁ A REITORIA JÁ FOI DEFINIDA PELO MINISTRO ANTERIOR DA EDUCAÇÃO E PELA PRESIDENTE DILMA, SENDO A REITORIA AQUI EM ITABUNA, FICA A PERGUNTA, O QUE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL FEZ ATÉ O MOMENTO PRA SACRAMENTAR A REITORIA AQUI EM NOSSA CIDADE, É UMA PERGUNTA FACIL DE RESPONDER.
    NÃO DEFENDO PARTIDOS POLITICOS O QUE QUER QUE SEJA APENAS RESIDO AQUI E PROVALVEMENTE VOU MORRER AQUI POR QUE GOSTO DESSA CIDADE.
    ISSO É UMA PROVA QUE NOSSA CIDADE QUE JÁ FOI POLO DE SAÚDE DA BAHIA E POLO DE EDUCAÇÃO, HOJE É UMA CIDADE CARANGUEIJO SÓ ANDA PRA TRAZ.

  12. isso so mostra a incompetencia dos deputados,como o sr° GS como foi mencionado acima, e tambem do governo municipal,pois se ja tivesse o espaço apropriado para a sede da universidade,com certeza optariam para aqui devido as facilidades e local com 50% de adiantamento,desde o governador até o prefeito todos são culpados, agora pelo que eu conheço de Jânio natal que é “uma águia” é quase 99% provável que seja em porto seguro mesmo,no entanto, tanto geraldo,quanto o capitão o coronel e os demais,são culpados,e só para lembrar, eu estudava no segundo ano do ensino médio, e presenciei o vereador wenceslau junior já nessa luta pela universidade federal, olhe que ja tem um bom tem que terminei viu…agora como é um bom projeto pai é o que não vai faltar,só não aparecem pai para tanta violencia que ocorre na bahia,esse eu queria ver quem é.

  13. Absurdo! Querem mudar o decreto!
    E ainda diz que é economista. Basta comparar entre as duas cidades qual delas precisa de um novo impulso econômico para sair da crise.
    Acredito em Alice Portugal e na bancada que tanto lutou para que a sede fosse aqui.
    Este ministro é uma merda!

  14. Provavelmente o ministro deve ter algum interesse na cidade ou quem sabe esta seguindo os passos do ACM com uma namoradinha em Porto, ou vai ver que é chegado a branquinha! Depois dessa, so respondendo a todos do PT com um NAO nas eleiçoes! O sucesso ou a desgraça de Itabuna está nao maos de Geraldo pois a Dep. Alice ficou desmoralizada com o Merdadante ooops! Mercadante ! Mas… tudo isso porque Itabuna esta suja, Transito, orr´ivel, ( rio podre, assasinatos a vontade , toxico correndo solto ( provavel informaçso do prefeito de Porto Seguro),Acorrrrda Prefeito!Nao sei se da mais tempo! mas … pelo menos tente!!!!!!!!Está difícil aguentar essasa baboseiras do Merdadante!Acorde prefeito, va para Brasilia com o Dr Wenceslau comprar essa briga e volte com noticia boa!

  15. Venhamos e convenhamos… Mercadante tem razão, os argumentos têm propriedade. Muito mais coerente que a reitoria seja em P. Seguro. Sou itabunense mas prezo por uma educação de qualidade. O importante é a UFESBA e não quem tem mais “poder político” para determinar onde fica o quê.

  16. O Ministro Mercadante está equivocado a respeito da Universidade do Sul da Bahia porque Porto Seguro não faz parte do Sul da Bahia e sim no extremo-sul, segundo é uma cidade com a população quase igual a de Itabuna, e com um transito extresante, o interesse do Ministro é divulga a Universidade para o País inteiro. Agora se o interesse for interiorizar a Universidade o melhor local é na Joaquim Baiana, localizado na BR 101 Município de Itajuípe, Sul da Bahia, e com a maior diversidade ecológica e grande reserva da Mata Atlântica.

  17. é mais que justo que a universidade federal seja sede em Porto Seguro,ola,meu futuro prefeito Janio Natal,conto com voce,o jeito é janio,kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  18. Enfiem essa universidade no XX…
    Onde ja se viu, Itabuna com sua importancia politica e economica no sul da Bahia, perder para o simbolismo historico..

  19. Se depender de gente como Geraldo vassoura de bruxa Simões e Josias mensaleiro Gomes, a Ufesba vai chegar no ano 2062, daqui a 50 anos! Vai chegar junto com a 2a ponte Ilhéus-Pontal, a duplicação da estrada Ilhéus-Itabuna, o novo aeroporto, a nova barragem do rio almada, o porto sul, e por aí vai…
    O que trouxeram mesmo para a região – destruindo a economia e o tecido social foi a praga da bruxa. Isto 24 anos atrás!!!
    Triste Bahia!

  20. E podemos deizer que o governo municipal é pro-ativo? Já temos o local para a faculdade, quais medidas foram tomadas? Com a inercia do poder municipal, Itabuna perderá outras oportunidades.

  21. O problema do homem está na sua ganancia, Itabuna não quer a reitoria porque tem ótimas ideias ou vários projetos para a nossa região que dependam dessa instalação para serem realizados, quer porque vai gerar renda. É como dizia Renato Russo, “O Brasil vai ficar rico, vamos faturar um milhão” no caso “Itabuna vai ficar rica, vamos faturar um milhão”. Pessoal, pouco importa se a sede será em Porto Seguro, Itabuna, Ilhéus ou Itajuípe, o importante é que venha para a nossa região no mínimo um campus, que seja de ótima qualidade, com ótimos cursos para que nossos filhos tenham a opção de ficar perto de nós, com um ensino de qualidade, eu se tivesse poderes juntaria Ilhéus, Itabuna em uma única cidade e daria um novo nome, ai o pessoal de Ilhéus poderia dizer que tem um bom comercio assim como o pessoal de Itabuna poderia dizer que tem belas praias e que adoram curti-las em todos os feriados, sem essa de papa Jaca ou papa Caranguejo, todos juntos brigando por uma região sem fronteiras, por uma região melhor.
    Sou nascido em Ilhéus, moro em Itajuípe, estudo em Itabuna e sempre trabalhei em Ilhéus, de eu sou? Sou do sul da Bahia, tenho muitos amigos, em várias das cidades da nossa região: Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Ipiaú, Ubaitaba, Aurelino Leal, Maraú, Itacaré, Itapé, Arataca, Camacam, Canavieiras, Una…
    Somos todos iguais, ninguém é melhor porque nasceu em Ilhéus ou Itabuna, ou seja, lá onde for, eu também acho que porto seguro tem muito mais merecimento da sede, que Ferradas, não discriminando os nossos irmãos de Ferradas, mas supervalorizando a nosso historia, Porto Seguro é o berço do Brasil e merece essa homenagem.
    Sou contra também que seja construído um campus em Ilhéus ou Itabuna ou onde quer que seja, sem que analisem as melhores opções, existe hoje um ótimo lugar para a instalação da UFESBA, na BR 101 próximo a Itajuípe, na estação Joaquim Bahiana, uma estação subutilizada da CEPLAC que pode ser utilizada para a instalação da UFESBA, com um quilometro de extensão na BR 101, a Joaquim Bahiana tem 104 hectares de terras, quase 4 vezes maior que a UESC, na Joaquim já tem água, luz, telefone, internet, laboratórios, escritórios, campo de futebol, reserva ambiental definida, área para edificação sem a necessidade de derrubar uma única arvore para a construção de novos prédios entre outras instalações, existem enfrente as suas instalações pontos de ônibus nos dois sentido da pistas, instalada em um ponto central a Joaquim Bahiana, é mais próximo de 37 cidades da nossa região enquanto Itabuna ficaria mais próxima de apenas 17 cidade.
    A construção em outro local seria muito mais dispendiosa, pois seriam necessárias as licenças ambientais para o desmatamento da nossa mata atlântica já tão castigada, gastaria para a aquisição do terreno que já estão em preço de ouro devido à especulação da vinda da UFESBA,
    Ainda seriam enfrentadas as dificuldades de instalações de serviços básicos como: luz, água, Internet entre outras coisas que se fazem necessárias para a instalação de um campus.
    Vejam as fotos do referido lugar.
    Edificações http://ilheusturismo.com.br/4/fotos.html#img/JQ_PEQ.jpg
    Terreno
    http://ilheusturismo.com.br/4/mapa.html#img/JQ_PEQ39.jpg

  22. BELEZA POR BELEZA TRAZ PARA ILHÉUS QUE É MAIS BONITA, HISTÓRIA POR HISTÓRIA TRAZ PARA ILHÉUS QUE É TÃO RETRATADA NOS LIVROS DE J AMADO E APROVEITA FAZ UMA GRANDE HOMENAGEM AO ESCRITOR BAIANO, “CAMPUS JORGE AMADO”

  23. OLHA, ACHO QUE A REITORIA DEVE IR PRA PORTO MESMO.SABE PORQUE? ITABUNA NÃO TEM PREFEITO, NÃO TEM DEPUTADO FEDERAL OU ESTADUAL…JÁ TEVE TUDO E HOJE NÃO TEM NADA.CADÊ GERALDO, SANTANA,CASTRO,E OUTROS POLÍTICOS INCOMPETENTES?SE A COISA CONTINUAR ASSIM PERDEREMOS TUDO.UM COMENTARISTA ACIMA LEMBROU BEM:NO TEMPO DE ACM, QUERIA VER MINISTRO CANTAR DE GALO PRA CIMA DA BAHIA.FALEM O QUE QUISER DE ACM, MAS FORÇA POLÍTICA ELE TINHA E MUITA.QUANTO AO JW, OHH COITADO!!

  24. ATENÇÃO MUITA ATENÇÃO NOTICIA EM EDIÇÃO EXTRAORDINARIA
    ACABA DE SER REALIZADO NO HOSPITAL E MATERNIDADE REGIONAL ASA NORTE DE BRASILIA, PELO DR. ALOISIO MERCADANTE UM ABORTO INDUZIDO NA SENHORA ( GRAPIUNA ITABUNENSE ). QUE FOI RETIRADO O FETO DE SEIS MESES, ATRAVES DE UMA CURETAGEM. A CRIANÇA SERIA REGISTRADA COM O NOME DE UFESBA SIMÕES DE OLIVEIRA ou
    UFESBA WENCESLAU NETO.
    OS DOIS POLITICOS MENTIROOOOOSOS QUE NO DISTRITO FEDERAL TEM MENOS VALOR DO QUE BOSTA DE BOI. ESTARÃO VIAJANDO AINDA HOJE PARA BRASILIA ONDE SERÃO SUBMETIDOS A UM EXAME DE DNA, POR DETERMINAÇÃO DO JUIZ DA QUARTA VARA DA INFANCIA E DA JUVENTUDE DO DF.SÓ ASSIM O FETO SERA ENTERRADO LA MESMO NO CEMITERIO DAQUELA CIDADE.
    SEGUNDO A SENHORA GESTANTE GRAPIUNA ITABUNENSE. O RESULTADO DO EXAME DE DNA DARA NEGATIVO POIS OS DOIS SÃO PADRASTO.
    APESAR DE AMPLAMENTE DIVULGADO ATRAVES DE OUTDOR, RADIO AM DIGERALDO 640, JORNAIS, BLOGS,TELEVISÃO,QUE TANTO GERALDO VASSOURA DE BRUXA CABÊÇA DE PITÚ FICHA SUJA MONILÍASE LACTOBACILOS SIMÕES DE OLIVEIRA CONHECIDO PELA ALCUNHA DE PINOQUIO e WENCESLAU QUADRILHA DOS TREZE JUNIOR DIZIAM SEREM O PAI DE UEFESBAZINHA.
    DUPLA DE ENGANADORES MAIS OS MORADORES DE ITABUNA DARA A RESPOSTA A ESSES DOIS.

  25. Bem feito, para os idiotas daqui acordarem e nunca mais votarem no PT, …, vamos dar outra surra na mulher do G.S. nas próximas eleições, e em 2014 deixá-lo de fora também, …!!!
    Toma, cambada de capicongos, …!!!

  26. A reitoria significa o controle do dinheiro.São milhões de reais no orçamento da UFESBA que muitas vezes bate no PIB de um município de pequeno porte.Ainda indiretamente chamou Itabuna de desegradável.

  27. Geraldo “Baixo Clero ” Simões tá bancando o valente, mas em Brasília ele fica pianinho.Acho que nunca nem chegou perto de Dna Dilmão.Coitadinho de Pedinha…fraquinho demais!

  28. Muito me admira um ministro da envergadura que tem Aloízio Mercadante citar como critérios absolutos e definitivos a “beleza e o simbolismo histórico” da localidade para implantação de uma universidade federal. Parece piada se não viesse de um ministro de Estado, do próprio ministro da educação.
    Dia 22 de março a Assembléia Legislativa da Bahia, numa ação de Assembléia Itinerante, terá sua sessão aqui em Itabuna. Vai ter muito vagabundo recebendo honrarias, medalhas, condecorações e etc e tal…. Este seria o momento ideal para se discutir a Região Metropolitana de Ilhéus/Itabuna que com certeza quando for oficializada trará enormes benefícios à nossa população.
    Se nossa Região Metropolitana já tivesse sido efetivada, o ministro Mercadante não falaria a asneira que falou, e nem o malandro, canalha e oportunista de plantão do Jânio Natal iria por as mangas para o lado de fora.
    Vamos cobrar dos vereadores e do Prefeito Azevedo para que eles se interessem pela questão, porque é uma questão estratégica para o futuro desenvolvimento de Itabuna e Região.
    Azevedo, vamos deixar de lado as ações populescas, demagógicas, oportunistas eleitoreiras e pensar nas políticas públicas estratégicas para o bem de Itabuna !!!

  29. Este professor Sérgio Oliveira, se é que é professor mesmo, é um direitona sem medida. Eu sempre desconfiei pelos seus escritos que ele é do DEM. Vamos dar uma surra é neste prefeitim de meia tijela que vocês elejeram. Este país deve muito ao PT rapaz. É inegável os avanços que este país teve durante a gestão do PT. Só cego não vê.
    Quanto a Universidade ir para Porto Seguro, não basta ter só cenário bonito. Itabuna é mais abrangente e a população bem maior.; Mercandante não vai pisar na bola com os itabunenses.
    Assim não dar.

  30. Escrito por Luciano Marques!
    Entreguei em mãos nosso pleito a senadora Lídice da Mata presidente da comissão de educação no Senado Federal, por intermédio da nossa prefeita eleita Gilka Badaró, foram enviados documentos para o presidente da comissão de implantação da UFESBA o vice-reitor da UFBA, já foi até entregue ao atual prefeito de Itabuna.
    Aos Itabuneses que acham que queremos tomar a UFESBA de Itabuna saibam que não se trata disso, a universidade continua sendo de Itabuna, só que em uma instalação já pronta, com prédios construídos, laboratórios, área administrativa, água, luz, telefone, internet, localizado na beira da BR 101 com ponto de ônibus nas duas direções da pista na frente da sua instalação, área de reserva ambiental já definida, com 110 hectares é 4 vezes maior que a UESC, além de ser mais central e atender a maioria das cidades da nossa região que é o objetivo maior da vinda da universidade para o sul da Bahia, atender o maior número de cidades possível.
    Sem as necessidades que as outras opções sugeridas tem, a instalação na Joaquim Bahiana economizará tempo e dinheiro para a conclusão da obra, sem enfrentar problemas ambientais, sem desmatar mata virgem, sem piorar o já caótico transito de Itabuna, além disso, a Joaquim Bahiana preenche os requisitos que o ministro da educação Mercadante defende para a reitoria da UFESBA.
    “Devemos levar a universidade onde não tem” Diz Mercadante e eu acho justo que tenhamos uma universidade mais próxima as nossas cidades.
    E o ponto que eu acho mais importante e que me parece nunca ter passado pela cabeça dos itabunenses que é expandir para o lado da BR 101, desde criança que eu vejo uma briga tola, ferrenha e sem noção entre Itabuna e Ilhéus por meio metro de chão, hoje mais acentuado pela briga do Atacadão / Makro, vejam que com a Instalação da UFESBA na Joaquim Bahiana, forçará o crescimento de Itabuna para o lado em que ela pode crescer, são 13 Km na beira da Br 101 que liga Itabuna a Joaquim Bahiana, para Itabuna se consagrar como a maior cidade do sul da Bahia esse será um passo necessário, pois o crescimento da cidade nessa direção será natural.

  31. Devemos defender sim a Universidade Federal em nossa região, mas por causa dessas brigas para q a universidade fique o mais próximo de Itabuna, chega ser de certa forma desnecessário, pois esta deve beneficiar a região e não uma cidade. O melhor lugar p a instalação da universidade é a sede da CEPLAC devido toda sua estrutura já pronta e ser um terreno do governo federal, porem aquela localidade na rodovia 415, teria sérios problemas de mobilidade como todos já sabem. Já a estação Joaquim Bahiana tem as mesma característica (com uma estrutura bem menor). Só quem tem um problema, a local não fica dentro do território de Itabuna (a sede da Estação). O propriedade do governo em questão fica na divisa entre três cidade Itabuna, Barro Preto e Itabuna e a instalação da universidade neste local beneficiaria as três cidade, além das cidade circunvizinhas. Mas Itabuna será a cidade mais beneficiada por ser referência e grande centro comercial da regional. Um bom exemplo disso é a própria UESC, que apesar de esta localizada no território de Ilhéus, ela encontra-se mais próxima de Itabuna, fazendo com que a maioria dos alunos preferem residir em Itabuna à morra em Ilhéus.
    Agora caso os lideres políticos grapuinas ficarem discutindo outros terreno onde o governo terá que desembolsar milhões e passar mais alguns anos p adquirir licenças ambientais!? A sede da Universidade Federal poderá cair no colo de Extremo Sul, mas precisamente Porto Seguro.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *