Tempo de leitura: 2 minutos

Geraldo diz que Mercadante ainda desconhece pasta da Educação.

O deputado federal Geraldo Simões e o líder do PT na Câmara dos Deputados, Jilmar Tatto, entraram com requerimento de audiência com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para reafirmar a posição da bancada baiana de instalar a sede da Ufesba em Itabuna.
O parlamentar itabunense destacou que o projeto de lei 2.207/2011, enviado pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso, já define o município “como sede e foro” da Ufesba, tendo Teixeira de Freitas e Porto Seguro como multicampi. O pronunciamento do ministro Mercadante, em defesa da sede em Porto, causou estranheza à bancada.
Geraldo acredita que o ministro “respeitará a decisão da bancada baiana” como havia manifestado na Câmara ontem, embora tenha defendido a sede na Cidade do Descobrimento. O deputado lembra de mensagem enviada à presidente Dilma em 26 de agosto do ano passado, assinada pelos ministros Fernando Haddad (Educação) e Miriam Belchior (Planejamento),  que os estudos apontaram para a necessidade de implantação da reitoria da Ufesba em Itabuna.
A mensagem fala de universidade com 36 cursos de graduação e meta de atender a 11.110 alunos na graduação e pós-graduação. “O modelo institucional e acadêmico a ser adotado para a implantação da Ufesba será multicampi. Inicialmente, contará com dois campi, nos municípios de Porto Seguro e Teixeira de Freitas, além da sede no município de Itabuna”.

DERROTA NA CÂMARA

O PIMENTA conversou há pouco com Geraldo, que ameaça posição dura contra a gestão federal. “Votei favorável ao governo em todas as matérias enviadas para a Câmara. Mas se acontecer esse fato absurdo, ele [o governo] será derrotado no Congresso. Porém, não acredito que isso [mudança de sede da Ufesba] aconteça”.
O parlamentar contesta Mercadante quanto à “necessidade de entendimento” da bancada baiana no Congresso quanto à localização da sede da Ufesba. “A bancada já se entendeu. Tanto é que se definiu pela reitoria em Itabuna, por 37 votos a 2”.
Geraldo acredita que o equívoco cometido pelo novo ministro da Educação ocorra porque o mesmo ainda “não tomou conhecimento das ações e projetos da Pasta”. “Por isso, estou combinando com meus líderes do PT e a bancada baiana para explicar ao ministro os passos dados até a definição de Itabuna como sede da reitoria”.
Sobre a posição de Mercadante, Geraldo a considerou dúbia. “Não quero avaliar as belezas de Porto Seguro. Estamos discutindo posição política e um projeto para região tão importante como o sul da Bahia”.
Geraldo afirma que a bancada não está passiva nesta discussão. Ainda segundo ele, o PL da Ufesba será posto em votação na próxima semana na Comissão de Trabalho, conforme diálogo mantido com o presidente da comissão, deputado Eudes Xavier.
LEIA TAMBÉM
MINISTRO DA EDUCAÇÃO DEFENDE SEDE DA UFESBA EM PORTO
ITABUNA SOB RISCO DE PERDER SEDE DA UFESBA

0 resposta

  1. Jânio Natal dando aula de como ser Deputado ao Sr. Geraldo Simões, que na prática, deveria ser um macaco velho. Pela foto, o nobre deputado anda bem desgastado… Será que são as sucessivas derrotas que a cidade de Itabuna lhe propiciou nas eleições para o executivo?

  2. Se o Deputado G.S. adotou mesmo esta posição de endurecer com o Governo do mesmo partido dele, caso haja mudança na sede da Universidade Federal, saindo de Itabuna, merece nosso elogio, nesta oportunidade, …!!!
    Sejamos justos, …!!!

  3. O Mercadante – Um derrotado de São Paulo.Ainda chamou Itabuna de desagradável indiretamente no seu discurso idiota.Colocar uma reitoria numa cidade por causa de suas belezas naturais e do seu simbolismo.Isso é discurso de idiota.A Reitoria , administração da universidade tem que ficar na cidade mais desenvolvida , com comércio e serviços para atender as demandas da nova instituição.Sem contar que Itabuna tem o movimento pendular dos municípios vizinhos alem de ser uma cidade praticamente Urbana.Porto Seguro será comtemplada com seu campus e cursos que valorizem justamente o seu simbolismo e necessidades tecnicas.( Exemplo – Turismo , História e Comunicação.

  4. Vamos todos nos unir, independente de partido político para mostrar ao ministro que Itabuna merece e necessita desta universidade faz muito tempo !!!

  5. É isso mesmo Geraldo,sou itabunense e nossa cidade merece respeito.Naão é um idiota babaca de São Paulo que vai desmerecer a cidade tão importante e desenvolvida DO INTERIOR NÃO SO DA BAHIA ,MAS DO NORDESTE.Todos da sociedade tbm temos que nos mobilizar para que esse ogro do Ministro não cometa esse absurdo.
    SEDE DA UFESBA EM ITABUNA JÁ!!

  6. Muito me admira um ministro da envergadura que tem Aloízio Mercadante citar como critérios absolutos e definitivos a “beleza e o simbolismo histórico” da localidade para implantação de uma universidade federal. Parece piada se não viesse de um ministro de Estado, do próprio ministro da educação.
    Dia 22 de março a Assembléia Legislativa da Bahia, numa ação de Assembléia Itinerante, terá sua sessão aqui em Itabuna. Vai ter muito vagabundo recebendo honrarias, medalhas, condecorações e etc e tal…. Este seria o momento ideal para se discutir a Região Metropolitana de Ilhéus/Itabuna que com certeza quando for oficializada trará enormes benefícios à nossa população.
    Se nossa Região Metropolitana já tivesse sido efetivada, o ministro Mercadante não falaria a asneira que falou, e nem o malandro, canalha e oportunista de plantão do Jânio Natal iria por as mangas para o lado de fora.
    Vamos cobrar dos vereadores e do Prefeito Azevedo para que eles se interessem pela questão, porque é uma questão estratégica para o futuro desenvolvimento de Itabuna e Região.
    Azevedo, vamos deixar de lado as ações populescas, demagógicas, oportunistas eleitoreiras e pensar nas políticas públicas estratégicas para o bem de Itabuna !!!

  7. A AFIRMAÇÃO DO MINISTRO É ABSURDA E TOTALMENTE INAPROPRIADA PARA UM MINISTRO! NÃO SE ESCOLHE A LOCALIZAÇÃO DE UM EQUIPAMENTO DESSE PORTE LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS BELEZAS NATURAIS OU IMPORTÂNCIA HISTÓRICA! ISO É PRÓPRIO DE QUEM NÃO PLANEJA COM RESPONSABILIDADE PARA ATENDER AS NECESSIDADES DE UMA REGIÃO DENSAMENTE POVOADA E COM DIVERSIDADE ECONÔMICA QUE NECESSITA E JUSTIFICA O INVESTIMENTO!
    MORO EM ILHÉUS E ESPERO QUE O GOVERNO FEDERAL NÃO ERRE MAIS UMA VEZ, DEIXANDO DE ATENDER AS NECESSIDADES DE NOSSA REGIÃO.
    A UNIVERSIDADE DEVE SER INSTALADA EM ITABUNA SEM QUALQUER SOMBRA DE DÚVIDA!
    ALAN

  8. Mercadante seu fdp, você parece que fumou maconha com bolô….
    Faça a nossa Universidade e depois voce faz a de Porto Seguro porque senão o pau vai comer na casa de Noca…

  9. esse cabeçita de pitu acho que é alguma coisa,não passa de um dePUTAdosinho do baixo clero,é um passeador do $$ publico é um inexpressivo.Se depender dele não vem nenhum centavo para Itabuna,já que é dePUTAdo desde 2006 é não realizou nenhuma ajuda para Itabuna.

  10. Tem comentario que não deveria ser publicado, O Governador nus garantiu que a Universidade será instalada em Itabuna. Agora tão fazendo campanha para a mesma ir para a pequena cidade de Porto Seguro.
    Geraldo vc foi eleito com votos de nossa cidade ôoooo vc esqueceu?

  11. Eu não disse? Esse PT é só promessa. Em um comentário anterior eu falei que só acreditaria na FACULDADE FEDERAL EM ITABUNA, depois que ela estivesse instalado. É pra dar risada.

  12. Geraldo bruxento Simões deveria respeitar o Ministro da Educação Aloisio Mercadante. O Ministro é um caso raro, senão único, de petista competente e respeitado. Nunca foi baixo-clero como Geraldo!
    É bom tapar os ouvidos para Geraldo, e ouvir o que o Mercadante tem a dizer….

  13. É isso aí Deputado Geraldo!Mercadante deve estar preocupado com o seu lazer em Porto !Tem que jogar duro pois respeito é bom e nos gostamos! Sr Pimenta ja passou da hora de lançarmos uma campanha midiática imediata sobre a instalaçao da Universidade Federal em Itabuana !Vamos nessa!!!Cade os blogs???onde esta o Bené???

  14. Geraldo passou todo o mandato fora da midia, fora de Itabuna, fora do discurso, do debate, fora da luta por dias melhores para o povo brasileiro; só remexendo nos bastidores atrás de mobilidade social cujo mérito n se deve a esforços em beneficio da sociedade. Próximo das eleições, ele não sai da midia. Está substimando as pessoas. Sai fora! Vc já era; vê se se toca.

  15. Itabuna tem 6 faculdades e 1 universidade particular e 1 universidade pública de qualidade! Porto Seguro tem 1 faculdade particular do tamanho de uma creche e quando pensa em ganhar uma universidade o outro já toma, politica na Bahia ta uma “merda”

  16. Parabéns seu Pimenta! este blog mostra tudo que acontece no dia a dia da politica baiana. Mesmo considerado em brasília como um deputado do “baixo clero”,Geraldo Simões, merece ser ouvido. Isto é comunicação séria.

  17. Imperdível para quem ama a Bahia!
    Baseado em mais de 2.500 documentos autênticos!
    O mais hediondo crime que já se cometeu contra a Bahia e contra o Brasil!
    O primeiro registro histórico do uso de arma biológica contra uma cultura agronômica (todos os outros foram contra a vida)!
    Sinopse: A introdução da doença vassoura-de-bruxa nas plantações de cacau do sul da Bahia e o fracasso do Programa de Recuperação da Lavoura ocasionaram um desastre socioeconômico e ecológico sem precedentes na história, que inviabilizou mais de seiscentos mil hectares da cultura, destruindo as vidas e os sonhos de milhares de famílias de trabalhadores rurais, cacauicultores e comerciantes. O documentário aborda o fato histórico a partir dos relatos dos depoentes e do conteúdo de documentos oficiais, com a necessidade de uma reflexão que possibilite chegar às respostas de antigas perguntas: Originária da Amazônia, como essa doença cruzou o País e chegou às plantações de cacau do sul da Bahia? Por que a tecnologia para combate e controle da doença não funcionou? Quem são os responsáveis por tudo isso?
    LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS DIA: 04/04/2012 (QUARTA-FEIRA) HORÁRIO: 20:30

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *