Tempo de leitura: < 1 minuto

Levi Vasconcelos, Coluna Tempo Presente, A Tarde

Tudo bem que quem vai dizer se o pretenso candidato com rejeição de contas é elegível ou não é a Justiça eleitoral, mas nem por isso os que estão nessa situação têm motivos a comemorar. No mínimo, por mais que a rejeição tenha sido causada por uma coisa boba, duas desvantagens ela já incorpora de saída:

1 – A insegurança pessoal gerada pela necessidade de explicar e convencer a Justiça.

2 – O nutriente poderoso para adubar o tititi dos adversários que as pendências (eleitoralmente pertinentes ou não) geram.

A Lei Ficha Limpa criou um fato novo nas pelejas eleitorais no Brasil. Só a obrigatoriedade de os tribunais de contas enviarem listas com os implicados para a Justiça Eleitoral até o dia 5 de julho já é, por si, um exemplo cabal.

A tendência é que a judicialização do processo eleitoral, já grande, cresça ainda mais. O receio é que a aplicação da lei subverta a intenção original, a de tirar os fichas-sujas de cena, e sirva para nutrir o estelionato eleitoral, aquela situação em que o cidadão vota em alguém que ganha e não leva.

Seja como for, a situação é nova. Parece complicado, mas é avanço.

Caso a caso – Pela Lei da Ficha Limpa, vai fica inelegível quem tiver praticado dolo, o ato insanável de improbidade administrativa. Exemplo: o caso de quem realizou obra que exigia licitação e não o fez.

Seja como for, quem vai dizer, caso a caso, se houve dolo ou não é a Justiça.

Confira a edição digital

4 respostas

  1. EU HERALDO,nao desejo que a justiça tire o nome sujo do capitão azevedo do pareo , pois quero que ele seje jugado pelos moradores desta cidade abandonada pelo executivo ,o proprio tcu comprova isso devolvendo suas contas de 2009 e 2010.
    VOTARA NELE PESSOAS QUEE NAO QUEREM ACREDITAR NA JUSTIÇA OU NA EMPRENSA. OU FUNCIONARIOS COMISSIONADOS, OU PESSOAS ALIENADAS, QUE NAO PENSAM EM SONHAR COM UMA ITABUNA EM PRIMEIRO LUGAR DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.

  2. EU HERALDO,nao desejo que a justiça tire o nome sujo do capitão azevedo dA COMPETIÇÃO ELEITORAL DE 2012 , pois quero que ele seje jugado pelos moradores, DIGO ELEITORES desta cidade abandonada pelo executivo ,o proprio tcu comprova isso devolvendo suas contas de 2009 e 2010.
    VOTARA NELE PESSOAS QUEE NAO QUEREM ACREDITAR NA JUSTIÇA OU NA EMPRENSA. OU FUNCIONARIOS COMISSIONADOS, OU PESSOAS ALIENADAS, QUE NAO PENSAM EM SONHAR COM UMA ITABUNA EM PRIMEIRO LUGAR DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.

  3. Infelizmente em Itabuna hoje é difícil de acreditar na justiça em geral.O regime das oligarquias predominam neste celeiro ; ainda vamos ter que sofrer muito com esses demagogos no poder.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *