Tempo de leitura: < 1 minuto
Dom Mauro defende diálogo.

Dom Mauro Montagnolli, bispo diocesano de Ilhéus, defendeu que produtores e líderes da triBo tupinambá sentem-se à mesa para negociar e evitem novos conflitos. O religioso concedeu entrevista ao Alerta Geral, da Rádio Santa Cruz,  e lembrou que a anunciada invasão do aeroporto de Ilhéus por parte dos agricultores não ajuda a resolver a questão.

Tupinambás reivindicam áreas de terra distribuídas entre os municípios de Buerarema, Ilhéus, Una e São José da Vitória. O conflito entre indígenas e donos de terras já resultou em mortes na região. O bispo falou que o diálogo construtivo pode ajudar a serenar os ânimos e a encontrar solução para o caso.

Dom Mauro negou a participação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) na distribuição de armas a indígenas e afirmou que a entidade trabalha na solução do conflito. O bispo até defendeu que a regional do conselho faça a mediação para evitar novos conflitos.

11 respostas

  1. senhores Blogueiros

    Se vocês ouvirem os depoimentos de anciãos indefesos e com pequenos pedaços de terra ficarã estarrecidos com os desatinos desse falsos indios que contam a convivência de alguns orgãos.

  2. Enquanto o bispo de Ilheus presdigia os falsos indios, atraves da CIMI, os Cristaos verdadeiros chamdos por eles de “crentes” jamais dariam razao e muito menos incentivariam esses marginais que se dizem indios , que continuam invadindo terras de pequenos agricultores , que sovivem disso! palntam Mandioca e fazem farinha para o seu sustento e da sua familia. Eu queria ver se em Itabuna o noso Bispo permitiria um absurdo desses? Itabuna tem Bispo que é um homem sério e de pulso forte!

  3. -DOM MAURO, COMO NEGOCIAR COM BANDIDOS ARMADOS TRAVESTIDOS DE INDIOS?
    -O QUE ESTÁ FALTANDO É CORAGEM DO GOVERNO FEDERAL DE FAZER O QUE O GOVERNO AMERICANO FEZ, DEMARCAR UMA ÁREA NATIVA DE MATA E CONFINAR OS VERDADEIROS INDIOS (SE É QUE EXISTE) PARA VIVEREM EM SEU HABITAR NATURAL. MAIS O QUE ESSES PILANTRAS QUEREM É FAZENDAS PRONTAS PARA ROUBAR E DEPEDRAR, E ELES FAZEM TUDO ISSO COM A ANUENCIA DO INCRA E DA JUSTIÇA QUE NÃO FAZ VALER A LEI.

  4. Os pequenos agricultores demoraram e muito para tomar uma providência quanto as invasões de suas propriedades por “indios” que insitem em tomar as suas terras. A ocupação do aeroporto é uma ação justa e serve para chamar a atenção das nossas autoridades, quanto a inêrcia para o caso.

  5. Somos donos destas terras que nossos ancestrais reivindicam; terras trabalhadas com dores, suor e muitas dificuldades. Se somos donos? Claro. Temos nossa origem na miscigenação, então, a nossa “ocupação” é justa, não temos que ser arrancados do que conseguimos construir ao longo dos anos. Se eles querem terras, trabalhem e adquiram com esforços próprios; há muitas terras esperando que mãos corajosas nelas trabalhem.

  6. Enquanto isso, os produtores estão prestes a dar um tiro no próprio pé anunciando a ocupação do aeroporto de Ilhéus na próxima sexta feira para impedir embarques e desembarques. Gostaria de saber qual é o beneficio que isso traz para a causa dos pequenos agricultores??

  7. ìndios onde kd? isso n/passa de curral eleitoral do PT.
    Mst, sem terras e agora falsos indios, bandidos e ladrões de cacau, vendedores das cestas básicas que recebem do governo federal.”fazendeiros se reclamarem pro bispo já era” a Igreja tá nem ai, basta lembrar dos escravos, este sim merecem uma boa recompensa da nação + bandidos que se fazem de índios, merecem cadeia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *