Tempo de leitura: < 1 minuto
No círculo vermelho, a nota obtida pelo município; no preto, a meta para 2011.

Os números divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) revelam que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011 da rede municipal de Itabuna ficou bem abaixo da média nas séries finais do Ensino Fundamental.

De acordo com o MEC, os alunos do equivalente à 8ª série obtiveram média 3,2, enquanto que a meta estipulada era 3,8. A média nacional em 2011 foi 4,01.

A média registrada no ano passado em Itabuna é a mesma de 2009 e superior ao Ideb de 2007. Itabuna somente conseguiu melhor desempenho para séries finais do Ensino Fundamental em 2005: nota 3,3.

Os números do município são melhores quando levado em conta o desempenho de alunos do equivalente à 4ª série. A meta para 2011 era 3,9, mas Itabuna obteve nota 4,3.

O Ensino Fundamental é de responsabilidade do município. O PIMENTA não conseguiu contato com o secretário de Educação de Itabuna, Gustavo Lisboa. A série histórica de índices do Ideb mostra que o município nunca atingiu a meta na série final do Ensino Fundamental.

14 respostas

  1. A tendência é piorar, para desespero de professores que acreditam com Paulo Freire que “se a educação não muda a sociedade, tampouco a sociedade muda sem ela.” Em nossas salas de aula, aluno que fica atento à aula é vítima de bullying. O apelido menor para ele é “o estranho”. Segundo muitos deles,
    “pra que estudar, vou passar de qualquer jeito…”

  2. Com ciclo mal feito, é melhor um bom ensino tradicional. Outra coisa é a forma como o ensino integral está acontecendo aqui na cidade. Crianças amontoadas em escolas sem a menor estrutura, onde não vemos preocupação com a qualidade, apenas com o que se recebe do governo federal. O que interessa é dado estatístico, fazer de conta que funciona. Cadê a fiscalização, e a comunidade que não cobra nem denuncia?

  3. Seu Pimenta, apesar da triste realidade de Itabuna, o CPM (Colégio da Polícia MIlitar Antônio Carlos Magalhães – Itabuna) recebeu nota 5.0, bem acima da meta estipulada. Os bons resultados devem também ser divulgados e comemorados.Parabéns à toda a equipe do CPM Itabuna!

  4. Este Governo só tem propaganda, Gustavo é uma ilusão, aí esta a prova, a mascara caiu onde esta a fama de bom secretário? o ensino municipal esta um caos

  5. Vergonhoso!!!!!
    A rede municipal de ensino, bem como a política de ciclo de aprendizagem precisa ser repensada. É preciso mundança, já!!!!
    CAso contrário continuaremos em pleno atraso.

  6. É bom lembrar às pessoas que a maioria dos colégios de 5ª a 8ª séries são estaduais apesar de na lei dizer que todo o ensino fundamental é responsabilidade do município.

  7. O estado deveria usar as messas duas mãos que usa para mostrar à união da pm com há comunidade ,no colégio cpm mas ao contrario usa para mostra exclusão quando garante que cinquenta por cento das vagas é para os filhos e filhas dos militares, vinte e cinco por cento para os filhos e filhas de qual quer servido público ,e os outros vinte e cinco por cento para os filhos e filhas dos não militares e para os não filhos e filhas de qual quer servidor púbicos !( parabéns ao colégio militar mais inclusão sim)!(exclusão não)!

  8. Por trás dos jardins das escolas, está oculto o perigo de ser professor e o desgosto de ir à escola pedir licença a bandido para dar aula. Quem diria que um dia a escola viesse a passar pr isso. Professores manietados, interditados pela falta de educação moral e pelo caos social que se instalou. Eu só queria ver juizes e políticos, eles que pensam ser a fina flor da sociedade passando pelo que passam os professores.

  9. CPM ficou com nota 5,84 e não com 5,00
    nota bem proxima a meta do governo e de alguns países desenvolvidos q é de 6,6

    Devemos parabenizar aos alunos do CPM e aos alunos das escolas estaduais pois algumas tbm se saíram bem
    Quem faz uma escola melhor não é pq é um colégio militar + tbm pq tem professores ,alunos e pais dedicados

  10. Gostaria de agradecer -de forma bem irônica, mas sem perder a seriedade do tema – a Itabuna, principalmente quanto ao ensino fundamental privado – que não é muito diferente do ensino público. Quero ver o ano que vem a Prova Brasil no ensino privado,… Porém, continuando , o agradecimento se remete ao baixo nível de ensino constatado no ensino privado daí. Graças a este baixo nível, meu filho terá que repetir de ano aqui em Aracaju, onde o nível é bem mais alto. E olha que me falaram que meu filho estava matriculado no melhor colégio de Itabuna. Imaginem o pior,… nem quero pensar! Itabuna, em todos os aspectos, não é uma boa cidade para se constituir e cuidar de uma família! Com violência de altos índices, acompanhada pelo baixo nível educacional, baixa mobilidade humana, baixa infraestrutura, enfim.
    Sem mais comentários,… graças a Deus não pertenço mais a essa realidade. Espero que, para quem fica. reverta tal quadro! Sorte e perseverança!

  11. A prefeitura espalha pela cidade que o ideb do municipio é de 4,3 e diz que o resultado é melhor que a media do estado, sendo que a media do estado é de 4,2.

  12. Michael, você está com toda a razão. Definitivamente, Itabuna não serve para se viver, não! Político pilantra roubando os direitos do populacho que ainda dá razão a eles.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *