Tempo de leitura: 10 minutos

Vane do Renascer deixou o PT em 2011 para concorrer à prefeitura de Itabuna. Filiou-se ao PRB e derrotou não apenas a escolhida pelo antigo partido, Juçara Feitosa, como o prefeito Capitão Azevedo (DEM). A peleja não foi fácil. “Eleitoralmente, nós vencemos uma guerra”.

Agora, Vane trabalha em outra missão: compor a equipe de governo. Ele espera definir o secretariado até o dia 15 deste mês. Pelas informações colhidas, uma das áreas mais urgentes é a da Saúde. E o prefeito eleito promete trabalhar para que o município tenha o retorno da Gestão Plena logo no início do governo, em janeiro. Para isso, vai a Salvador nesta semana.

O futuro prefeito de Itabuna concedeu entrevista exclusiva ao PIMENTA na qual fala de temas espinhosos, anuncia trabalho conjunto com o prefeito eleito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), e avalia que o PT itabunense precisa “se reestruturar, se abrir”. Vane já fala em ter petistas no seu governo, mas exclui da lista a ala geraldista do antigo partido.

Confira a entrevista.

PIMENTA – O senhor já provou ser bom de urna, vencendo as três eleições que disputou, mas agora o desafio é outro. Como tem se preparado para administrar Itabuna?

VANE DO RENASCER – Eleitoralmente, nós vencemos uma guerra. Teremos governo sério, de austeridade, de redução de custos e de enxugamento da máquina para que possamos fazer os investimentos necessários. A preocupação é fazer governo com secretariado técnico, com planejamento, e atender com eficiência as necessidades da comunidade.

O sr. esperava embate eleitoral na intensidade como ocorreu?

Confesso que não esperava, pelo menos, da forma acentuada como foi. Em alguns momentos, pessoas perderam o equilíbrio, foram para a baixaria. Mostramos a verdade, aquilo que sentimos, e ganhamos a eleição de uma maneira muito ética e extremamente democrática.

O novo governo foi o primeiro no sul da Bahia a montar a sua equipe de transição. Com base nesses contatos e com as informações que o senhor já dispõe, como encontrará a máquina municipal?

A gente sabe e a comunidade percebe que Itabuna vive um momento difícil na administração pública. Nossa cidade tem uma infraestrutura que está abandonada, a saúde piora cada vez mais, o índice de violência cresce, Itabuna permanece suja, mal iluminada.

Como foram os primeiros contatos da equipe de transição com o governo?

A equipe foi bem recebida no primeiro contato. Eles não colocaram obstáculo algum. Não acredito que iremos ter dificuldades e entendemos que o prefeito José Nilton Azevedo é uma pessoa acessível. A partir desses contatos e das informações, chegaremos a um diagnóstico exato dos problemas, das dificuldades de Itabuna.

Dá para definir quais as prioridades dos 100 primeiros dias de governo?

Já fizemos contatos com a Caixa Econômica e alguns programas do governo federal precisam ser renovados, de obras federais que estão sendo feitas na cidade. Pela Caixa, temos 22 convênios e alguns se encerram agora. São 22 obras de saneamento, quadra de esportes, infraestrutura nos bairros. Então, já estamos vendo essa questão com a Caixa e entendemos que a questão inicial será mesmo na área da saúde.

______________

Queremos definir logo o secretário de Saúde, mas dentro de uma realidade. Não podemos atropelar esse processo.

______________

 

Quando será anunciado o secretário da Pasta?

Queremos definir logo, mas dentro de uma realidade. Não podemos atropelar esse processo.

O ex-secretário de Saúde Edson Dantas disse ao Diário Bahia que ele é nome provável para a pasta e que o senhor diretamente ventilou essa possibilidade. Ele seria o escolhido para a Saúde?

Hoje, temos o prefeito eleito e o vice eleito [Wenceslau Júnior]. Só! Não temos mais nada definido. Estamos começando a conversar sobre isso com os partidos.

Uma das questões comentadas agora é a coleta de lixo. O município vai criar cooperativa ou esse serviço continuará sendo executado por empresas?

Durante a campanha, falamos que teríamos empresa para fazer a coleta e também que criaríamos uma cooperativa para colocar essa mão de obra a serviço da limpeza pública e nós vamos realizar isso sim. Vamos criar essa cooperativa para que as pessoas, em maior número, possam estar contribuindo com a limpeza pública e que tenham retorno financeiro.

Outro detalhe, ainda na questão do lixo, é que a empresa já teria sido definida. O que há de verdade?

Não, não.

Fala-se, por exemplo, que a escolhida seria a Eco Limp, de Itabuna.

Pode ser, mas não temos nada definido. Isso será definido em janeiro.

Itabuna enfrenta problemas na destinação do lixo. A cidade até parou a coleta devido à falta de manejo no lixão [na semana passada]. O senhor tem alguma proposta para construção de aterro sanitário?

Itabuna e Ilhéus vivem momento muito bom. Nós apoiamos Jabes [Ribeiro] em Ilhéus, como ele nos apoiou aqui. Então, muitas ações serão conjuntas, inclusive o aterro sanitário. A legislação prevê que todos os municípios tenham aterro. Vamos tentar construir isso com Ilhéus e com outras cidades.

Ilhéus possui o aterro de Itariri, que enfrenta problemas. A proposta seria a construção de um novo aterro?

Sim, outro aterro. Claro que a gente vai tentar fazer isso, estreitando essa relação com Jabes [Ilhéus]. A gente já sinalizou que algumas coisas vão ser discutidas [conjuntamente]. Se for possível, faremos em conjunto. Do contrário, faremos sozinhos.

______________

O Complexo Intermodal, por ser obra grande e ter a questão ambiental, está lento, mas é uma conquista da região e temos certeza que o processo vai acelerar agora.

______________

Quais outros projetos, propostas que o sr. já pensa em construir de forma consorciada, conjunta com Ilhéus?

A própria duplicação da Ilhéus-Itabuna, o próprio Complexo Intermodal Porto Sul, que será em Ilhéus e nós precisamos discutir como melhor aproveitar essa oportunidade.

Existem críticas quanto à lentidão da implantação do projeto do Complexo Intermodal. O sr. compartilha dessa opinião?

O complexo, por ser obra grande e ter a questão ambiental, está lento, mas é uma realidade, uma conquista da região e temos certeza que o processo vai acelerar agora.

O senhor venceu o pleito a prefeito e logo foi afastado do mandato de vereador. Ainda há questionamento se o senhor assumirá ou não o mandato de prefeito. Há esse risco, o senhor assume no dia 1º de janeiro?

Não há essa possibilidade de não assumirmos o mandato. O que houve foi um afastamento liminar (preventivo) numa ação penal. O prazo para defesa nem foi aberto ainda. O que há é muita especulação. A parte jurídica está cuidando disso.

Muito se comenta da força do PCdoB na campanha do senhor e no governo eleito. Há até quem veja no conjunto comunista a personificação da “Joelma” de Vane. Qual será o estilo de governar do senhor?

O prefeito eleito é Vane. O PCdoB tem a sua parcela e os demais partidos, também. Todo mundo vai ter a sua oportunidade, terá vez no governo. Nós, democraticamente, vamos dar espaço aos partidos, que vão contribuir, colaborar com a administração.

_______________

O secretariado vai ser uma indicação política, mas o perfil do escolhido vai ser técnico.

______________

Qual vai ser o critério para montar o governo?

Não vamos abrir mão do secretariado ser de pessoas das áreas para as quais foram escolhidas. O secretariado vai ser uma indicação política, mas o perfil do escolhido vai ser técnico.
—–
Clique no link e confira respostas de Vane sobre choque de gestão, influência da Igreja Universal em seu governo, relação com os governos estadual e federal e participação do PT itabunense na gestão municipal


No início da entrevista, o senhor falou em redução dos gastos com cargos comissionados. Qual será o nível desse enxugamento?

Será de 50% nos gastos. Há no governo uma confusão quanto ao valor gasto com comissionados.

Há sempre a expectativa de nomeação por parte de quem esteve com o prefeito eleito. Como o senhor vai lidar com isso, principalmente diante da necessidade de enxugamento da máquina?

Nós sempre fomos muito verdadeiros, transparentes com as pessoas que nos acompanham. Desde o primeiro momento, nós colocamos que teríamos um governo de austeridade. Vamos tentar absorver o maior número de pessoas, mas precisamos cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Se a gente não reduzir cargos, não vai ter condições de fazer os investimentos que a cidade precisa na infraestrutura, saneamento básico. As pessoas que nos acompanharam não estão enganadas. Dentro do critério técnico, vamos tentar absorver essas pessoas na gestão, mas nós temos um limite.

O senhor já fez contatos com os governos estadual e federal?

Nós já tivemos, em Salvador, na Assembleia Legislativa e com o vice-governador, Otto Alencar, e com o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, e iremos voltar esta semana. Vamos a Brasília, também, para ter contato com os deputados dos partidos que nos apoiaram para que possamos buscar recursos através de emendas já para 2013.

______________

A participação da Igreja Universal não existe. O que existe é a participação do PRB, que pode ter alguém da igreja.

______________

Um tema largamente explorado na campanha foi a influência da Igreja Universal numa gestão do sr. Qual vai ser a participação da igreja no seu governo?

A participação da Igreja Universal não existe. O que existe é a participação do PRB, que pode ter alguém da igreja. Tanto católicos como evangélicos ou pessoas de outras religiões farão parte do meu governo. Agora, nenhuma igreja terá vantagem em relação à outra. O que existe é que as pessoas que vamos chamar são de diversas igrejas, crenças.

A sua campanha trabalhou conceitos como mudança e esperança, palavras que têm forte significado para um cristão praticante. Muitos veem o sr. como alguém que não pode errar. Tudo isso não lhe causa receio?

Essa é uma grande responsabilidade que temos. O que a gente viu durante a campanha e agora é que há uma esperança muito grande. A sociedade itabunense vive expectativa de mudança. A gente vai trabalhar para que isso aconteça. Não tenho dúvida de que vai acontecer. Não será de um dia para o outro, mas as mudanças vão acontecer porque nós vamos administrar com seriedade.

Na prática, como isso se dará?

Vamos trabalhar com duas premissas. Uma é colocar para trabalhar equipe técnica e que possa corresponder. A outra é coibir todo tipo de abuso ao dinheiro público.

______________

Se administrar a cidade com seriedade, com equipe técnica e coibir abusos, sim, a gente vai começar a fazer as mudanças que Itabuna precisa.

______________

 

O senhor sabe qual a capacidade de investimento do município hoje?

O orçamento estimado para 2013 supera R$ 400 milhões. Então, se administrar a cidade com seriedade, com equipe técnica e coibir abusos, sim, a gente vai começar a fazer as mudanças que Itabuna precisa.

O retorno do Comando Único da Saúde (Gestão Plena) já está assegurado?

Sim. Estamos trabalhando isso e vamos a Salvador para garantir esse retorno logo no início do governo.

O senhor recebeu algum pedido do governador ou de intermediários para que possa abrigar quadros do PT no governo?

Nós tivemos um pronunciamento, a satisfação do governador com nossa eleição. Ele disse, desde o primeiro momento, que tinha duas candidaturas aqui. Mas ainda não tivemos contato com o governador, mas deveremos ter contato logo, quando vamos levar demandas. Nós é que vamos lá pedir (risos).

Quando é que o senhor anunciará o secretariado?

Estamos começando a avançar, conversar com todos os partidos e chegar a um consenso. Queremos anunciar a equipe até meados, 15 de novembro.

Como o senhor imagina Itabuna quatro anos após a sua posse?

Não temos dúvida de que chegaremos ao final da gestão com uma cidade melhor em todos os sentidos. É impossível em quatro anos fazer todas as mudanças que a cidade precisa, merece e que as pessoas anseiam, mas vamos dar resposta e não tenho dúvida disso.

______________

As estatísticas e os indicativos mostram que a cada ano a violência aumenta em Itabuna. Nós queremos trabalhar desde o primeiro momento para reduzir isso.

______________

Como o senhor fará para tirar do papel a principal promessa de campanha, a Cidade de Paz?

As estatísticas e os indicativos mostram que a cada ano a violência aumenta em Itabuna. Nós queremos trabalhar desde o primeiro momento para reduzir isso. A gente entende que a violência está associada ao uso da droga. Nós queremos atuar com a criança e o adolescente com trabalho muito sério de prevenção e desenvolver políticas públicas: esporte, cultura, competições esportivas, eventos culturais. Entendo que é dessa forma que nossos filhos não entrarão (no mundo das drogas). Não tenho dúvida que assim, a cada ano, vamos diminuir essa violência em Itabuna.

Qual o papel que as universidades poderão jogar no futuro governo?

Durante a campanha, nós procuramos a sociedade civil organizada para apresentar propostas. Nosso plano de governo nunca foi fechado e recebeu sugestões da sociedade. A gente precisa das universidades, da Ceplac. É importante para a prefeitura ter essas parcerias.

Um dos maiores problemas de Itabuna é o trânsito. Qual é a proposta para o trânsito?

Há uma série de ações. Estacionamento, ciclovias. A gente vai ter Engenharia de Trânsito com pessoas especializadas para que se faça diagnóstico e aponte aquilo que é necessário fazer para termos um trânsito melhor, humanizado, tudo de maneira técnica.

______________

Nós precisamos abrir novos estacionamentos, públicos e privados. Nós precisamos ofertar o maior número de vagas.

______________

 

Qual seria a solução para a falta de estacionamento?

A Zona Azul precisa voltar, mas não é o suficiente. Nós precisamos abrir novos estacionamentos, públicos e privados. Nós precisamos ofertar o maior número de vagas. A gente vai ter trabalho de engenharia para apontar essas mudanças, o que fazer.

O sr. teve contato com dois secretários do governo baiano. Nesses contatos, chegou-se a falar da vinda da Dell Vale, ventilada na imprensa?

O que sabemos da Dell Vale é o que foi noticiado na imprensa, da existência de carta de intenções. Nos contatos com secretários o que foi sinalizado foi a duplicação do trecho da BR-415 de Ferradas a Nova Itabuna. O recapeamento da pista que já existe vai começar. Mas a geração de empregos é uma preocupação nossa. Não se pode pensar numa cidade melhor sem novas oportunidades de emprego. Estamos buscando a vinda de um escritório da Sudic para Itabuna.

E a Barragem, em que pé está o projeto?

A barragem é muito importante, o projeto está bem adiantado. Nós não temos reservação de água e para ter novas indústrias precisa resolver essa questão.

______________

O PT de Itabuna precisa se estruturar, se abrir, atrair novas pessoas e ocupar o espaço de destaque que sempre ocupou.

______________

O sr. saiu do PT por não conseguir viabilizar a candidatura dentro do partido. Saiu, filiou-se ao PRB, construiu arco de alianças e foi eleito prefeito. Com a visão de ex-petista, qual o futuro do PT em Itabuna?

O partido tem militância na cidade, mas precisa rever muita coisa para continuar com força. O partido está enfraquecido pelas derrotas consecutivas, a terceira derrota na disputa municipal. O PT de Itabuna precisa se estruturar, se abrir, atrair novas pessoas e ocupar o espaço de destaque que sempre ocupou.

O PT fará parte do seu governo?

Como nós somos da base do governo do estado, a gente pode ver, mas ninguém ligado ao grupo do deputado Geraldo Simões. Não existe essa possibilidade. Nenhuma.

69 respostas

  1. Parabéns,Vane…
    Muita lucidez e tenacidade em sua elucubração.
    Quanto a Geraldo Simões,somente o ocaso e o isolamento político fazem jus a esse mascate de emendas.

  2. Vane,
    escolha bons Políticos ou técnicos para seu secretariado , votamos em você porque confiamos, esqueça esses políticos de carteirinha marcada, que fica pulando de um partido para outro

  3. Sou servidor público, e gostaria de corroborar com a idéia do futuro prefeito na escolha do seu secretariado ser composto principalmente pelo critério – aptidão técnica.

    Nesse aspecto, pode-se dizer que tanto o governo Fernando Gomes , quanto o governo Azevedo acertou quanto colocou e manteve como Secretário de Educação o ilustre Gustavo. Este tecnicamente comandou a pasta da Educação por quase 8 anos mostrando “know-how”, a Educação agradeceu a participação de Gustavo no comando da Educação. Um período sem greve na rede municipal de educação, resultante do excelente trabalho do professor. Parabéns Gustavo.

    Outro grande acerto, foi o médico Humberto Barreto,que este no comando da Secretaria de Saúde no então governo do PT.Este muito querido pelo funcionalismo da saúde, pelo trato que mantiha com os seus servidores, sem falar no excelente trabalho que realizou quando esteve a frente da secretaria de saúde.

    Que Deus ilumine o prefeito Vane na escolha de seu Secretariado,para que assim, um dia na história de itabuna, possa futuramente estar aqui novamente a elogiar um ou mais secretário seu pelos bons préstimos.

    Sucesso na escolha do Secretariado.

  4. Mais um Jeca Tatu que elegeu-se graças a falta de opções do cidadão itabunense e que, certamente, irá frustrar as expectativas de todos.

    Não preciso ser vidente pra antever o que acontecerá em Itabuna: as mesmas desculpas de que a prefeitura foi deixada com dívidas, a tal herança maldita, álibi de todos os farsantes etc…

    Vejam o patrimônio desse sujeito agora e depois comparem quando acabar o mandato. Já a cidade, ah, esta ficará a mercê de passados salvadores, igualmente farsantes, ou novos messias que salvarão a todos.

    Adoraria sofrer uma grande frustração e ter todas estas minhas observações desmentidas, mais já não nutro mais esperança nenhuma em relação a um efetivo trabalho desses oportunistas.

    Quem quiser que me chame de niilista, eu os chamo de inertes.

  5. Na realidade eu não gosto de Geraldo nem do PT mas falando sério Vane agradeça a Geraldo por tudo que ele é hoje, mas é sempre assim a gente cria cobra pra nos morder .

  6. Gostei das suas respostas, espero não me decepcionar depois,,,estamos aqui prá cobrar, malhar e elogiar qdo necessário…
    Nosso governo vai depender muito das pessoas que vc colocar, espero que sejem competentes e q/ trabalham honestamente, fazendo jus ao salário q/ irão ganhar. Espero que você, Wenceslau e demais chefes de equipes cobrem, fiscalizem e punam!!!!!!
    Espero realmente e torço para q/ seja um governo austero e que no final do mandato possamos dizer: Felizmente um bom governo foi feito por Itabuna e nossa cidade seja digna de elogios…
    Parbéns mais uma vez e vou torcer sempre por uma Itabuna melhor!!!!

  7. Nós que votamos em Vane esperamos ávidos pela mudança!!! Que Deus lhe ilumine para que possamos tirar nossa cidade do atraso!! O bom é ver que depois de eleito vc mantém o mesmo discurso. Vamos em frente pq a partir de 1 de janeiro nossa cidade vai ser 10!!!

  8. Vane, um bom Governante e aquele que Governa P/ Todos, e Itabuna espera nesta mudança, pois foi este o fator chave da Sua eleição não foi por falta de opção, pois Você representou o novo p/ Itabuna.

  9. Esse Sergio Mathias, até dá pra sentir que deve ser mais um dos que, está até o dia 31 de dezembro, igual a GAFANHÔTO. Comendo na fôlha da sofrida Prefeituta de Itabuna. por isso, esse puxaddaquismo como o atual Secretário de Educação de Itabuna.

  10. Vane, você mudou a história de Itabuna!

    O mude este conceito que o secretário tem que ser um médico.
    Os enfermeiros são mais preparados para gerenciar o sistema de saúde.

  11. Boa entrevista.
    Concordo com as indicações de técnicos para as secretarias de governo. Fico feliz pela preocupação com os problemas ligados ao trânsito e à saúde.
    Sem dúvidas, a labuta será árdua diante do desgoverno que impera há anos em nossa cidade.
    Sucesso e muita força no mandato!

  12. Caríssimo campeão,
    Irmão Vane!

    Parabéns pela sua entrevista! Com lisura, sem maquiagem. Eu creio, piamente, na sua seriedade, quiçá, no seu governo. Deus o escolheu para ser o nosso governante. Creio, também, que a política “viciada” de nossa cidade será mudada. Creio, ainda que os munícipes (inclusive os novos vereadores), irão entender as mudanças, de critérios, por exemplo e vão colaborar para o bom desempenho da governabilidade.

    Grande abraço.

  13. ÁREAS COMO SAÚDE, EDUCAÇÃO, ETC., TEM QUE SER PROFISSIONAL DE CARREIRA. GENTE DO SETOR E DE ITABUNA. TÉCNICO E POLÍTICO QUE CONHEÇAM A REDE DE SAÚDE E A REDE DA EDUCAÇÃO.
    IMPORTAR SIGNIFICA QUE ALEM DO GESTOR MAIOR(PREFEITO) E DO VICE, NÃO HÁ NINGUÉM COMPETENTE EM ITABUNA PARA ROMPER COM O ATRASO E “MUDAR TUDO”. “VAMOS MUDAR TUDO”… LEMBRAM!

  14. Parabéns Prefeito, muita lucidez e pés no chão. Que o Pai Celestial ilumine seus caminhos e o guie nesta árdua tarefa de moralizar, modernizar e melhorar a vida dos cidadãos de nossa cidade.

  15. Parabéns Vane!Vc é o prefeito!Quem deve MANDAR é VOCÊ!!Secretário que não for competente, FORA.Aproveita ainda que o governador é Wagner(PT),pois esse entende de progresso.E boa sorte!

  16. Se colocar o Gustavo Lisboa vai ser um retrocesso. Esse rapaz colocou os índices de Itabuna no ranking de qualificação dos alunos, lá embaixo. Tem quer uma pessoa competente. O Gustavo, parecia competente, mas não era. Se ficar algum secretário de Azevedo vai mostrar que nada mudará. Já ouvi boatos que Maurício Atahide iria ficar por ter apoiado Wenceslau pra deputado…

  17. Vai ser difícil acertar quem tomará conta do lixo, alessandra. Não tenha dúvida que é Elenilson Chaves. Lá na frente muitos verás. Ele investiu na campanha de Vane. Fez uma doação de mais de 700 mil.

  18. A maior competência está no gestor.Ele sim,tem que saber comandar.Saber compartilhar,se dar o respeito de ouvir os seus secretários,e não entregar o rumo a sua secretária.Não há secretário bom se o prefeito não houve,não discute.Ser secretário é muito mais que ser técnico,é amar Itabuna,é não pousar de 1º escalão,e sim aprender trabalhar,tecnicamente e também saber ouvir o povo,ouvir principalmente o seu quadro de servidores.É está presente na cidade,ouvindo,vendo e aproveitando as informações e as transformando em dados.Espero que não dê continuidade ao erro,quando na hora de decidir voce Vane,deixar a responsabilidade em mãos de uma secretária pela qual ninguém votou.Não deixe seu governo virar facção politica onde se tenha ala A ala B e Ala C.Você é o responsável.Saiba ouvir,seja humilde,mas não tenha medo de decidir quando tiver que decidir,mesmo que a sua decisão não agrade,mas que seja decisão para o bem da nossa Itabuna.
    Deus te ajude nesse governo que hora se inicia.Cuidado com as aves de rapina.

  19. VANE VOCÊ ESTAR MAL INFORMADO,O PT NO ÚLTIMO DIA 30,FILIOU MAIS DE MIL PESSOAS ,OS NOSSO NOVOS FILIADOS,PETISTAS SÉRIOS NÃO VAI FAZER PARTE DO SEU GOVERNO,COMO TODO LUGAR TEM OPORTUNISTAS,VANE UM AVISO CUIDA DO SEU PARTIDO ,QUE NÓS CUIDAMOS DO PT.

  20. A solução para todas as áreas é gente preparada,técnica.Chega de cargos apadrinhados.Ninguém suporta mais gente do naipe de Jorge Tumate,Carlos Leahy,Marcelino,Joelma,Wesley,Mauricinhos, etc.Muda tudo Vane!! Torço por voce!!

  21. SR.VANE, ASSIM COMO O POVO ELEGEU AZEVEDO, ELEGEU O SR.TAMBEM.
    VEJA QUEM O SR. IRÁ COLOCAR PARA ACESSORAR, POIS FOI ESSA EQUIPE DE ACESSORES QUE NÃO CONSEGUIU REELEGER AZEVEDO. CUIDADO!!! O POVO ESTA ESPERTO.

  22. Acredito que vane sera para Itabuna de grande importáncia,certamente governara com sabedoria,inteligência,e humildade,não vai permitir de forma alguma má conduta de nenhum secretario.Vane não sera comando mas certamente comadará.Vane não é o prefeito de quem votou nele,mas é o prefeito de todo povo grapiuna.
    Que Deus te Ilumine VANE.
    CMTE ASSIS.

  23. Espero de verdade que Vane governe Itabuna com muita lucidez…porém não gostei da afirmativa que ” a ZONA AZUL precisa voltar”, será que precisa mesmo?

  24. Parabéns Vane Deus ilumine você principalmente neste momento crucial que é a escolha dos secretários … ” NÃO COLOQUE NENHUM RATO ” .
    Estou torcendo por um governo de muito êxito !!!

  25. Parabéns ao novo prefeito e sucesso nessa nova jornada.
    Na entrevista, nada se comentou sobre o Centro de Convenções de Itabuna, será que desta vez haverá conclusão da obra?
    Quanto ao rio Cachoeira, será dado um tratamento especial para que possamos nos orgulhar desta maravilhosa paisagem?
    Tenho observado que muitas cidades têm parques e até zoológicos, coisas que trazem lazer, conhecimento e cultura. Nossa cidade será agraciada com essas necessidades?
    A barragem de Itapé será suficiente para o abastecimento de água de Itabuna? ou seria bom retornar o projeto de trazer água do rio de contas para cá?
    Na região do cacau (mata atlântica) é vergonhoso se ver cidades com arborização muito inferior a regiões do sertão (com muita falta de água), será que não merecemos que nossa cidade seja realmente arborizada e em determinadas áreas com árvores frutíferas?

  26. Sergio Matias endoço as suas palavras em relação ao Secretario de Saude, nós funcionários efetivos sabemos e durou pouco tempo convivemos com o ex Secretario Humberto com ele aprendemos a respeitar a dor de quem procura um Serviço de Saude com ele tínhamos treinamentos de funcionários semestrais ex: atendimento ao publico,vacinação, profissionalizou funcionarios de atendente para auxiliares e tecnicos de enfermagem e outros cursos foi o único que incentivava o funcionario que não deixasse o cliente sair sem resposta sem encaminhamento se não tivesse o procedimento na unidade teriamos que ligar para outra unidade e resolver o problema do cliente ainda tinha as ambulancia de plantao nos postos Isolina e Roberto Santos Postos de referencia e valorizou o funcionário lutou pelos nossos salários que era e hoje se tornou um descaso uma vergonha para quem tem 10 anos ou mais de serviço e quem esta entrando ou entrou depois ganham 4 vezes mais o nosso congelaram nas mesmas funçoes, tecnicos e auxiliares recebem um salario minimo enquanto outros apadrinhados 1.700 e ate serviço gerais que chega a 1.500 a 2.000 isso ele vai encontrar e é prestadores de serviços. Edson Dantas não era Secretario quem mandava era Marcao ele era adjunto o Secretario era Marcao, e Geraldo colocou no encalço de Dr Edson era igual azevedo quem mandava era Gilson depois Joelma ai se afundou assim foi Edson Dantas um dos piores Secretario e ainda perseguia quem estava do lado dele e fazia o jogo de Marcao to mentindo Doutro? O MELHOR NOME É HUMBERTO e sabemos que ele jamais aceitará que é uma pena para Itabuna quem perde é Itabuna. Pois Edson, Bicalho,peruquinha, o contador Jesuino e o que esta ai Magela. JESUS PROTEJA NOSSA CIDADE!

  27. Não coloque nenhum rato KKKKK!!!!!! O que aconteceu com a Câmara legislativa sobre o afastamento de todos os vereadores? Deve ter havido algum engano nas denuncias do promotor Inocêncio. Desviou de consignados, farras com as diárias, quem faz esse trabalho será que são ratos???????? Poupe-me! Abra os olhos.

  28. Parabéns, Senhor Vane, nunca em Itabuna fez-se uma autitoria nas contas,espero que ocorra, na prefeitura a saúde está um caos, Secretarios e assessores devem ter no mínimo nível Superior e Graduação na área, um Enfermeiro Graduado, que está no dia-a-dia, tem competência sim de exercer a secretaria da saúde, médico é coorporativista, lembre-se do Enfermeiro!!!

  29. vane cuide do seu partido e do pc do b ta pensado que vc vai virar Itabuna uma maravilha vamos ve so, daqui a um ano o povo nao vai te querer mais, entao baixe a bola e cuide do seu futuro governo

  30. É bom esse senhor saber que o PT não acredita nesse governo, e que se ele quiser alguém do PT no seu governo vai ter que convidar o partido institucionalmente. e quem for para esse governo de outra forma será expulso!

  31. Não votei em Vane,Juçara e azevedo, votei no 16 (José Roberto), por não acreditar mais em proposta de mudanças eleitoreiras.Quero está equivocada.Mas, estou torcendo que Vane faça pelo menos um bom Governo, até porque todos NÓS estamos inseridos no processo.
    Concordo com Julia Cristina e Sérgio Matias.
    Recomendo a Vane e Wenceslau que esqueçam esse pessoal a nível de secretário que passaram em governos anteriores e não foram bem sucedidos a exemplo de Mauricio e outros.Com exceção de Dr. Humberto um grande nome para a saúde, realmente.
    Que Deus te ilumine Vane e a sua equipe.
    Muito Sucesso!!!.

  32. Eu acredito numa gestão de excelência…e isso começa com a formação de uma equipe competente. Chega de apadrinhamentos…Itabuna precisa progredir, já bastam as manchetes miseráveis no Jornal Nacional. Vane, que Deus te dê sabedoria e que vc tenha bom senso nessa nova gestao!

  33. Dá pra observar a ira de algumas pessoas em relação a VANE. Claro, quano se tira o “bezerro da teta da mamãe”, é choro na certa! rsrs

    Boatos correm em Itabuna que a EMASA pagava salários altíssimos a pessoas que “trabalhavam” em postos de saúde! Que isso tem haver com a emasa? E gente no Hospital de Base ganhando R$ 12.000,00 (doze mil Reais) e ningém sabe nem a função!

    Esses que passaram quatro e até oito anos nesse verdadeiro “aleitamento”, estão irritados e, claro, bastante preoculpados, pois, certamente vão ser enxotados.

    VANE chegou, com a ajuda de Deus, para fazer a diferença nessa cidade. Não só evangélicos, mas muita gente orava, pedia a Deus por uma mudança significativa. Paz pra você VANE.

  34. DEFENDO SECRETÁRIOS COM NÍVEL SUPERIOR E FORMADOS NA ÁREA QUE IRÃO ADMINISTRAR.CHEGA DE CARGOS POR APADRINHAMENTO,NINGUÉM SUPORTA MAIS ISSO.VOTEI EM VANE,VOTEI NA ESPERANÇA DE MUDAR.

  35. VANE OLHE PELO SERVIDOR QUE É TÃO CAPAZ QUANTO AS PESSOAS QUE TEM CARGOS COMISSIONADOS,QUE TEM QUE NA MAIORIA DAS VEZES TRABALHAR PELOS SEUS CHEFES POIS QUANDO CHEGAM NADA SABEM,LHE DESEJO TODA SORTE DO MUNDO E SEI QUE O SENHOR ESTARÁ CONTIGO.

  36. Vane não se esqueça do presídio de Itabuna,para a paz chegar na cidade precisamos cuidar das pessoas que vão sair do presidio e se inserir na sociedade, trabalho lá como professor do estado a cinco anos e sei que muitos podem se regenerar mais para isso precisam de oportunidades concretas….Wenscelau quanto vereador tem um projeto muito bom para os egressos do sistema penitenciário que tal por em prática agora?

  37. e quanto a o SETOR de PROTOCOLO da PREFEITURA aquilo é uma vergonha os atendentes fasem tudo para da um bom atendimento ao contribuinte mais a extrutura do setor nao ajuda..e olha que tudo passa nesse setor,nemhum gestor feis nada pra mudar até agora vamos ver com o prefeito elito se muda….

  38. Os problemas internos do PT serão tratados de forma lúcida e democrática dentro do partido. Desejo que o novo gestor tenha êxito em sua missão, entretanto, devo advertir que o recado das urnas ao PT é que seja oposição, seja fiscal. O PT, a sua bancada e agremiações saberá de forma eficiente fazer sua parte.

    Dentro do PT e fora dele existem geraldistas, como no DEM existe os fernandistas e azevedistas, futuramente dentro e fora do PRB existirão os vanistas, esses personalistas têm diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar e agir por si próprios.

    O PT soube crescer mantendo sua estrutura orgânica e isso o diferencia das demais siglas, é um partido que sabe lidar com a derrota e as vitórias, que sabe ser governo e oposição, sobretudo é um partido de várias correntes de pensamento.

    O novo governo certamente terá simpatizantes da estrelinha, não terá os PTistas orgânicos. Entretanto, a política além de ser uma ciência que produz o bem estar para todos, também é a arte da dialética, portanto nela nada é definitivo.

  39. Em relação a saúde, creio que a prefeitura deveria intervir no atendimento que é oferecido ás gestantes e as crianças no hospital Manoel Novais, ele é muito precário e deve ser acompanhado de perto pela prefeitura, vereadores e o próprio ministério PÚBLICO, pela verba publica e particular que recebe é possível oferecer um atendimento digno a população de Itabuna e região.
    Creio que o Hospital que recebeu o titulo da ONU ou foi da UNESCO de hospital amigo da Criança a cada dia está deixando de existir e se tornando hospital amigo do capitalismo.

  40. Prefeito Vane, o dever de todos nós que aqui residimos é torcer para que seu governo supere as expectativas dos eleitores. Quanto a quem não lhe deu voto, é também dever, porque quem torce contra é estúpido e infeliz. Não reconduza ninguém de governos anteriores, para dar um basta nos vícios que eles trazem consigo. A questão do lixo é difícil, mas Itabuna tem recursos da ordem de um bilhão de reais, para aplicar na recuperação da bacia do rio cachoeira e no saneamento do município. É muito dinheiro que deve estar fora do alcance dos ratos mais espertalhões. Eu, por exemplo, torço que a minha cidade volte a ser uma cidade com boa qualidade de vida e isso passa por seriedade, vontade política e isenção de favores. Quem votou não tem que pedir nada, é obrigação votar e dever em quem aparenta ser contra o crime da corrupção. Deus te ilumine!!!

  41. Sr. prefeito ninguem aqui no pt esta preocupado com seu partido, ou de outros como o DEM, PSDB, PCDOB, ETC CUIDE DO SEU PARTIDO QUE O PT CUIDARA DELE, VOCE NAO EH MENBRO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES CUIDE DO SEU GOVERNO QUE NAO SERA NADA FACIL VOCE CUMPRIR SUA PROMESSAS.

  42. MEU PREFEITO VOCE SABE QUE TORÇO POR VC E PEÇO A DEUS QUE TE DE DIREÇAO NA HORA DE DECIDIR PELO BEM DO POVO,COMO SALOMAO PEDIU SABEDORIA EU SEI QUE JA PEDIU SABEDORIA A DEUS.
    MAS NÓS QUEREMOS UMA VERDADEIRA MUDANÇA EM ITABUNA E COMECE PELA SAUDE ESSE NOME CITADO TEM UMA REJEIÇAO ABSURDA EM ITABUNA PRINCIPALMENTE NA PROPRIA SAUDE.POIS DR.UBIRATAN JA FEZ UM BOM TRABALHO EM ITABUNA,BOM NOME MAS EU ACREDITO EM UM TRABALHO CONJUNTO COM BONS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EXEMPLO ITAJUIPE TEM ENFERMEIROS DANDO EXEMPLO EM ADMINISTRAÇAO SEI QUE ITABUNA TEM MUITO MAIS PROBLEMAS MAS UMA BOA EQUIPE PODE AJUDAR O SECRETARIO DE SAUDE A FAZER UMA GESTAO DE EXELENCIA EM ITABUNA,QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO.

  43. Gostei. A sua sinceridade e postura quando se refere a administração e nomeações, nos passa a esperança de que Itabuna será uma cidade organizada porque serão pessoas tecnicas trabalhando nesta organização. Acredito no seu governo e independente de partidos e religiões, acredito que o cidadão Vane terá uma postura que o fará ser lembrado como pessoa de bem.

  44. Reduzir despesas, logicamente, é um bom sinal, mas os investimentos que a cidade está necessitando, só virão via projetos, em convênio e/ou parcerias, com os governos Estadual e Federal, caso contrário, nada de concreto será realizado, …!!!

    Exemplos claros disso serão obras para aumentar, e melhorar, a mobilidade urbana, retirar os gargalos do trânsito, e por aí vai, …!!!

    Pontes e viadutos, hoje necessários, não serão construídos apenas com “economia doméstica”, …!!!

    Abre o olho, Prefeito, caso contrário muitos dos que hoje estão te parabenizando estarão dizendo cobras e lagartos a teu respeito, …!!!

    O povo daqui, os capicongos, são tais quais o “Nezinho do Jegue”, da novela O Bem Amado, …, ora dizendo “viva Odorico” e, minutos após, dizendo, “morra Odorico”, …!!!

  45. Essa história de Claudevane dizer que o PT poderá fazer parte da administração dele, exceto a ala do Deputado Geraldo Simões, tem a ver com o fato de que os verdadeiros petistas jamais comporão esse governo que estpa por vir. Apenas aqueles que são carguistas, tipo Miralva, Lula Viana, Jackson (que na eleição de 2008 votou em Azevedo e nessa agora votou em Vane), Ilton Cândido que estava trabalhando em Ilhéus e agora vai ter que sair, pois Jabes está entrando, dentre outros.
    Para quem não sabe o irmão de Josias Gomoes, o Sr. Joel Gomes é cargo de confiança no governo de Azevedo, ele se dizia petista nato. Certamente agora já está negociando para continuar na gestão do PRB. Êita povo sem moral.
    Quem é petista de verdade não participa dessas coisas.
    É muito fácil falar que é petista, mas infelizmente as atitudes de muitos não condizem com a teoria.

  46. Interessante, estava aqui lembrando que quando Claudevane era do PT, a presidente do Partido o denominava de: vereador incompetente, omisso, apagado…
    Agora ela está aos pés dele! Como D. Miralva mudou de opinião tão rápido. Não dá para entender essas coisas.
    Será qual o motivo que fez a ex. diretora da DIREC 7 mudar de opinião?

  47. Humberto Barreto é um nome sério. Ele foi o único secretário de coragem, ética e postura, ao pedir demissão qdo secretario de saúde, ao descobrir falcatruas no governo do Sr. Geraldo Simões . Alem de excelente profissional , è humanista e honesto, e se o prefeito Vane o escolher, estará dando um grnde presente a Itabuna .

  48. Oh Murilo, lendo seu comentário, posso muito bem responder porque Miralva mudou de opinião com relação a Vane, ela quer ser secretária de educação do governo Vane, ela é tão arrogante que até hoje não se conformou em ser exonerada do cargo de diretora da DIREC 7 e pensa em dar a volta por cima, tendo algum cargo importante.

    Só se Vane for louco em fazer isso. Por onde Miralva passa não deixa boas marcas.

  49. AMIGO VANE, NÃO ESQUECEREI NUNCA A CITAÇÃO FEITA POR VOCÊ NA EPOCA COMO PRE CANDIDATO A PREFEITO NA CAMARA DE VEREADORES, VOCÊ DISSE O SEGUINTE:ELES VÃO INVENTAR DE TUDO PARA CONTINUAR NA PREFEITURA, NÓS VAMOS DIZER A VERDADE, E NÃO VAMOS PROMETER NADA DO QUE NÃO POSSAMOS CUMPRIR, E DIA 1 DE JANEIRO DE 2013 ESTAREI COM A GRAÇA DE DEUS, E COM ELE SE FAZENDO PRESENTE, PASSANDO O COMANDO DE ITABUNA PARA VOCE E WENCESLAU!! SE DEUS É POR NÓS QUE SERÁ CONTRA NÓS!!! QUE DEUS OS PROTEJA MEUS CAROS AMIGOS!!!ITABUNA PRA FRENTE É QUE SE ANDA!!!

  50. É ilusão de Miralva achar que ela tem algum poder no PT itabunense. Ela apenas é a presidente do PT no papel.
    Ainda é tempo de pedir para sair D. Miralva, vai embora para Salvador fazer companhia a Josias mensaleiro e C&A.
    Aqui não dá para você, o povo aqui quer te ver pelas costas. Queria ver você como candidata a reeleição no PED, pra ver bater e cair.

  51. Gostaria de saber qual a formação do Prefeito Eleito de Itabuna. Ele tem falado tanto de que seu secretariado será composto por técnicos, pessoas capacitas, mas seria interessante se essa capacidade técnica começasse da cabeça do governo, ou seja, do Prefeito. Até agora ele não disse queal sua área de formação. Os eleitores querem saber.

  52. Caro Ricardo Seixas,

    Como em todo tratamento deve-se usar da polidez, eu gostaria primeiro de dizer-lhe que o Sr. não é um niilista, pois um princípio do niilismo nietzschiano é buscar o conceito das coisas, para vivermos o “Além do Homem” e não ficarmos sentados na metafísica para não cairmos no pré conceito como o Sr. demonstra em sua mensagem.
    Não se deve confundir analogia com julgamento nem pacifismo com passividade, nem também sermos profetas, mas buscar dentro da organização planejar para evoluir, e é o que esta equipe deverá fazer para darmos um salto para o futuro em Itabuna, não será fácil, mas este é o desafio de todo itabunense que ama sua cidade e quer um futuro melhor para nossos filhos.
    Não vamos querer ser muro, para não cairmos no princípio filosófico da burrice, vamos buscar estradas para vislumbrar novos horizontes para Itabuna.
    Seria ótimo o niilismo para buscarmos uma nova consciência, e enfrentarmos nossos problemas aqui no aquém, sem hipocrisias, e para isso precisaríamos ter acesso a dialética idealista hegeliana para entendermos a dialética materialista da tese x antítese = síntese ou negação da negação, voltada para análise da sociedade, focada dentro do materialismo histórico e filosófico.
    Sairíamos do profeta para o humano, para a razão, para a consciência em si.
    O niilismo foi mal interpretado por muita gente boa, portanto, sugiro cuidado, a problemática está estabelecida.

    “Só sei que nada sei” . Sócrates

    Vamos lutar por uma Itabuna melhor!
    Abraço fraterno.

    Valter Moraes

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *