Tempo de leitura: < 1 minuto
Carga tributária elevada é um dos fatores que afetam a competitividade

Da Agência Brasil

Dados divulgados hoje (26) pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) revelam que o Brasil ficou em 37º lugar no Índice de Competitividade da instituição (IC-Fiesp). O levantamento compara 43 países no ano de 2011, a partir do desempenho de oito fatores: economia doméstica, abertura econômica, eficiência de governo, facilidade na obtenção de capital, infraestrutura, tecnologia, produtividade e capital humano.

Os Estados Unidos ficaram em primeiro lugar na classificação, com 91,8 pontos; Hong Kong, na segunda colocação, ficou com 75,3 pontos. A China foi classificada em 22º lugar (53,9 pontos); a Rússia, em 24º (50 pontos); a África do Sul, 36º (24 pontos) e a Índia, 43º (8,9 pontos).

O Brasil figura no grupo de competitividade baixa, com 22,5 pontos e está abaixo de países como México, que aparece no ranking em 34º lugar, com 28,3 pontos, e Tailândia, em 35º lugar, com 26,3 pontos. “[No Brasil,] elevados juros e spread [diferença entre a taxa de captação do dinheiro pelo banco e a taxa cobrada do cliente] limitam o crédito, o que, combinado com a alta e crescente carga tributária, desestimulam o investimento”, diz a entidade, em nota.

Leia mais

2 respostas

  1. Sempre reclamam de barriga cheia! Eles não falam que mesmo com essa baixa competitividade os lucros dele ´´e propocionalmente bem superior aos de paises de primeiro mundo. teveriam ter vergonha,.

  2. A baixa competitividade no Brasil é acentuada em Itabuna, local onde o jogo de interesses e de poder da politicagem emperra todo e qualquer despontar de progresso. Muitas pessoas nesta cidade tem condição de contribuir para o adiantamento da cidade, mas mesmo o voluntariado é emperrado pela ânsia de poder dos pobres de espírito. Sair e só voltar quando os “poderosos” tiverem aprendido a lição dada pela lei verdadeira é o único remédio.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *