Tempo de leitura: < 1 minuto

Eduardo e sua Olivetti
Eduardo e sua Olivetti

A Bahia perdeu nesta sexta- feira, dia 15 de fevereiro, um dos últimos exemplares de jornalista romântico. Morreu, aos 67 anos, Eduardo Anunciação, que até poucos dias atrás ainda pilotava diariamente sua Olivetti, na qual redigia a famosa coluna “Política, Gente, Poder”, do Diário Bahia.
De óculos ou binóculos, enxergando os bastidores da política, muitas vezes olhando no retrovisor para encontrar a história e sempre fazendo os leitores entenderem melhor o momento presente.
O texto de Eduardo tinha sabor diferente, estilo único, construído à máquina, sem concessões à tecnologia. Suas linhas possuíam charme, criatividade, inventividade.
Jornalista político na essência, Eduardo deixará uma lacuna impossível de ser preenchida, pois tinha características muito próprias e autênticas.
Vai-se um jornalista de um tipo que não existe mais.

0 resposta

  1. Vai com Deus Gaguinho, Pato Rouco “ou seja la o que for! com oculos sem óculos com binóculos sem binóculos” Segue o seu cvaminho em paz e que O Grande arquiteto do universo o receba com ou sem sua máquina de dactilografia mas; que vc continue escrevendos as suas crónicas so que em ouro universso! Vai em paz .

  2. Eduardo Anunciação deixa uma lacuna jornalística dificil de ser preenchida pois ele possuia um charme pessoal que prendia a atenção dos seus leitores. Suas fotografias sempre intituladas “de priscas eras” registravam momentos impares e marcantes nos bastidores da politica sulbaiana.
    Eduardo Mendes
    Salvador

  3. Recordo Ainda…
    Recordo ainda…E nada mais me importa…
    Aqueles dias de uma luz tão mansa
    Que me deixavam, sempre, na lembrança,
    Algum brinquedo novo à minha porta…
    Mas veio um vento de Desesperança
    Soprando cinzas pela noite morta!
    E eu pendurei na galharia torta
    Todos os meus brinquedos de criança…
    Estrada afora após segui…Mas ai,
    Embora idade e senso eu aparente,
    Não vos iluda o velho que aqui vai:
    Eu quero os meus brinquedos novamente!
    Sou um pobre menino…acreditai…
    Que envelheceu, um dia, de repente!…
    Mário Quintana

  4. Recebo a noticia com pesar.
    Em outras dimensões, na infinidade da luz, lá estará ele com a sua maquina de escrever, não apenas escrevendo, mas encantando, onde quer que seja e onde esteja.
    Feliz de quem teve a oportunidade de lhe acompanhar assiduamente, eu me sinto honrada por isso.
    Ide em paz e que o Senhor nosso Pai te acompanhe, querido!
    Juliana Soledade

  5. ELE OBSERVAVA COM ÓCULOS, SEM ÓCULOS, COM BINÓCULO, SEM BINÓCULO. EDUARDO FOI COLEGA DE SALA DE MEU TIO HÉLIO CORDIER, ESCOLA PROFESSORA MARIA ISAURA. FOI AMIGO DE MEU PRIMO FERNANDO CORDIER, E EU ERA UM ASSÍDUO LEITOR DESSE MAESTRO DOS PEQUENOS ARTIGOS INTELIGENTES, ATÉ HOJE MESMO EU ESTAVA LENDO. VAI COM DEUS,EDUARDO, A PÁGINA DOIS DO DIÁRIO DA BAHIA, NÃO SERÁ MAIS O MESMO, AS PRISCAS ERAS, AGORA FICARÃO NA LEMBRANÇAS DE NÓS, LEITORES E FÃS.É…ASSIM COMO EU LIA OS ARTIGOS DO MESTRE ADELINO KFOURI, E JAMAIS LEREMOS ARTIGOS INÉDITOS DELE, AGORA O PANTEON DOS INTELECTUAIS TÊM MAIS UM, ATÉ MAIS EDUARDO, SEGUE DÁI COM TUA OLIVETTI.

  6. Gostava muito do jeito que Duda Anunciação escrevia, porque pela força de sua pena, a crítica mais ácida parecia transformar-se-á no mais belo dos elogios. Deveras quem gostava de boa leitura sentirás sua falta. Vai para o livro de Deus, de onde brotava sua força, escrita, poesia… Crítica!!

  7. Desde o ano passado a nossa cidade e região têm perdido grandes personalidades, o que torna nossa terra um pouco mais carente. Diria até um pouco mais burra! Eduardo deixará saudades… Enfim, morrer é a fatalidade de se viver! Abçs

  8. Além do jornalista especial, Eduardo foi sempre um grande carnavalesco. Os Casados I… Responsáveis ficaram mais tristes, Eduardo e a sua sombrinha do frevo farão muita falta.

  9. Eduarda,
    É com pesar que recebo essa notícia de falecimento do seu pai Eduardo Anunciação.
    Minhas condolências, que Deus de dê o conforto necessário para continuar a sua vida, mesmo com enormes saudades.
    Abraços!!!
    Angélica Bonfim

  10. Aos poucos as inteligências se vão em nossa região, ficamos cada vez mais órfãos de textos bem escritos com a qualidade dos dedos que tocam nas máquinas de escrever. Textos curtos, fáceis de ler, simples, como a vida deve ser. Comentários fortes, esclarecedores, que mesmo sem os óculos nos tocam de forma profunda nos fazendo pensar.
    Eduardo Anunciação, um pensador político, um homem de idéias e ideais. Serão necessários muitos binóculos para enxergar nos outros, textos como os seus.
    Morrer faz parte do viver, mas, ainda não conseguimos aceitar.

  11. Gostava de ler sua coluna(Quando em Ilheus eu morava)e via nos seu modo de escrever (ELE) com óculos ou sem óculos e etc.Mas a lida deste grande jornalista, jamais será esquecida.(ELE) deixará suas marcas de saudades e lembranças em quem teve o prazer de folhear o DIÁRIO e ler a sua coluna. Ele , (O EDUARDO) cumpriu e muito bem sua missão na terra.
    A CRONICA TÃO BEM ESCRITA
    Por quem sabia dizer
    Com binoculos,sem binoculos
    Todos pagavam pra ver
    O modo sutil e elegante
    Do Eduardo escrever
    La se vai mais um poeta
    Morar com o Deus divino
    Talvez por lá ele encontre
    Um trovador nordestino
    Que hoje risca no ceu
    Os versos de um cordel
    O Fabuloso Minelvino
    Carlos Silva- poeta e cantador.

  12. Zelão, diz: – Assembléia Política
    “Seja onde for, hoje aconteçerá uma grande e agitada reunião política, com a participação de Eduardo Anunciação.”
    Estarão presentes; Alcântara,Doutor Gileno Amado, Pinheirinho, Raimundo Lima, Doutor Simão, Nilton Ramos (jega branca), Calixtinho, Doutor Seixas, Durico do Camiseiro, Antônio Sena da Padaria Modêlo e muitos outros que já se foram, e que viveram intensamente a vida política de Itabuna.
    A pauta da reunião, previamente estabelecida por “Gaguinho,” não poderia ser outra, a não ser a política itabunense de “priscas eras” e atual, analisada sob a ótica de “binóculos ou sem binóculos.”
    Nós que aqui ficamos, aguardaremos, que em breve, através de linhas psicografadas (em qualquer reunião de bar), tenhamos os comentários desta reunião, na forma irreverente e crítica de Eduardo Anunciação.
    Até lá, aguardaremos com saudade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *