Tempo de leitura: 2 minutos

telexfreeA Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (Seae/MF) emitiu comunicado nesta semana em que aponta indícios de “esquema de piramidade financeira” no sistema TelexFree, que promete ganhos altos e rápidos a quem adere ao sistema.
A Seae informa no comunicado de esclarecimento que não tem poderes para autorizar nem fiscalizar o sistema TelexFree, e decidiu encaminhar as suas conclusões para investigação do Ministério Público Federal e Polícia Federal.
Clique e veja como funciona o negócio
Num dos pontos do comunicado, a Seae aponta irregularidades no negócio e observa que a TelexFree não possui autorização para “praticar atividades de comércio”. A secretaria de acompanhamento frisa apenas que não se pode configurá-lo como captação antecipada de poupança popular.
Confira a íntegra da nota clicando em “leia mais”, logo abaixo.

“A Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (Seae/MF) vem a público prestar os seguintes esclarecimentos sobre as atividades da empresa Ympactus Comercial Ltda. ME, conhecida pelo nome fantasia de Telexfree:
1. As operações da referida empresa NÃO configuram captação antecipada de poupança popular, que é modalidade descrita no art. 7º da Lei nº 5.768/71 e cuja autorização e fiscalização competem à Seae/MF. Desta forma, NÃO cabe à Seae autorizar nem fiscalizar as atividades da Telexfree em território nacional.
2. A descrição das atividades econômicas principal e secundária da empresa não a autorizam praticar atividades de comércio.
3. Não foi comprovada a parceria entre a Telexfree e operadoras de telefonia móvel ou fixa, o que seria necessário para garantir a prestação do serviço de VoIP (voice over IP), conforme ofertado pela empresa.
4. Com base nas informações prestadas pela empresa, a Seae/MF concluiu que estão presentes indícios de duas possíveis irregularidades na relação comercial entre a Telexfree e os divulgadores membros da rede da organização: i. o estímulo à economia informal e ii. a exigência de exercício de duas atividades laborais (como divulgador e como comerciante) para o recebimento de apenas uma.
5. A oferta de ganhos altos e rápidos proporcionados principalmente pelo recrutamento de novos entrantes para a rede, o pagamento de comissões excessivas, acima das receitas advindas de vendas de bens reais e a não sustentabilidade do modelo de negócio desenvolvido pela organização sugerem um esquema de pirâmide financeira, o que é crime contra a economia popular, tipificado no inciso IX, art. 2º, da Lei 1.521/51.
Ante o exposto, a Seae/MF encaminhará suas conclusões sobre a questão, contidas na Nota Técnica nº 25 COGAP/SEAE/MF, e o Parecer PGFN/CAF nº 422/2013 ao Departamento de Polícia Federal e à 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, para que aqueles órgãos, caso entendam necessário, promovam as devidas investigações sobre o caso.”

21 respostas

  1. Agora os gananciosos e aqueles que querem continuar ganhando dinheiro sem trabalhar, quais serão os argumentos que irão utilizar para enganar a si propio e aos incautos?
    Que o Ministério da Fazenda está perseguindo eles
    Que quem elaborou o relatório está com inveja por que eles estão ganhando muito. e também que……………………………………………

  2. Porque a impressa não olha os que os bancos roubam todos os dias na calada da noite, porque as coisas ”boas” só tem que ser para os políticos nos paraisos financeiros fiscais.
    para abrir uma conta hoje vc tem que comprar um produto do banco capitalização e os cambaus.
    Perdeu Itaú, perdeu Bradesco, é nós na fita, a casa pode até cair mais a piramide não.
    Quem critica hoje amanhã estará na telexfree, ou pedindo dinheiro emprestado para que já está.
    Obs: Os bancos estão perdendo muito, não demora para comprar uma matéria no fantástico da rede globo.

  3. COMUNICADO TELEXFREE
    Esclarece a YMPACTUS COMERCIAL LTDA, em razão da NOTA DE ESCLARECIMENTO sobre as atividades da TELEXFREE exarado pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (SEAE/MF) os seguinte pontos:
    1. Confirmou-se que a TelexFREE não faz captação antecipada e, por tal razão não está obrigada a obter a autorização daquela Secretaria;
    2. A TelexFREE não pratica a venda de bens ou serviços, motivo pela qual não necessita obter autorização de atividades de comércio; a entrega das contas VoIP é efetuada diretamente pela TelexFREE dos Estados Unidos aos consumidores em qualquer lugar que se encontrem; em outros termos, é naquele paíse que ocorre a prestação de serviços VoIP.
    3. Como a realização dos serviços é efetuada nos Estados Unidos a partir do acesso à internet, os usuários que adquirem as contas é que devem contratar, individualmente seu serviço de Internet; ademais, a contratação das terminações, via Carrier, é efetuada também por quem presta o serviço, isto é, pela TelexFREE dos E.U.A.
    4. Não há incentivo de economia informal, uma vez que a renda que um divulgador obtém é informado diretamente à Secretaria da Receita Federal como sendo renda de pessoa física e assim é tributado, com retenção na fonte e devido recolhimento, de acordo com a tabela própria do Ministério da Fazenda; as atividades que o divulgador realiza voltam-se apenas para os pacotes que adquiriu e pretende revender, desta forma, ao aceitar os termos gerais do contrato, o divulgador está plenamente ciente de sua atuação e quanto receberá por ela.
    5. Os valores das bonificações são na exata proporção dos serviços que o divulgador realiza, não podendo ser configurados como excessivos já que o REGULAMENTO GERAL estabelece os percentuais cujo valor já se encontra embutido no custo total das contas VoIP oferecidas.
    Atenciosamente,
    TELEXFREE/YMPACTUS COMERCIAL LTDA

  4. Apenas indícios? Estamos observando que até membros do Ministério Público acabam adedrindo a Telexfree por não encontrar irregulariddes. Tando é que uma promotora RECOMENDOU que eles cancelem qualquer vinculo com a Empresa, para não atrapalhar as investigações.

  5. Essas denúncias partem de outras empresas como a Forever, que trabalham da mesma forma e se incomodam com o sucesso ta Telexfree. A telexfre está pagando aos cofres públicos 19 milhoes só de Imposto de Renda, tem remunerado seus divulgadores na medida do esforço de cada um. O dinheiro da franquia inicial corresponde a compra de 10 ou 35 planos VOIP, que podem ser vendidos pelo divulgador. Então ta tudo certo com a empresa. O povo não sabe o que é uma pirâmide financeira. Tem muita gente torcendo para que os divulgadores pecam o dinheiro que investiu, mas não se mobilizam para cobrar os desvios de dinheiro dos políticos corruptos. Cadê os milhões de reais que foram desviados da prefeitura, ninguém toma providência?

  6. Pautando-se pelos princípios de uma reportagem séria que deve ser imparcial, blog em tela, foge desses princípios uma vez que não oferece ao criticado, o direito primaz da justiça, ainda que offline, que é a sua própria e oficial resposta sobre a questão já colocada em público. Esta deveria constar no corpo da reportagem acima. Vê-se que o blog, mostra-se, nesse caso especificamente, descomprometido com a veracidade dos fatos e age conforme interesses caracteristicamente unilaterais. Lamentável!

  7. Nunca na história desse mundo eu ouvi falar em ganhar dinheiro fácil no mole.
    Defenda quem quiser, mas vamos pra frente que atrás vem gente, muitas águas vão rolar. Agora recomendo as pessoas que tiveram a lavagem cerebral por este sistema que parem de alienação e querer colocar as que não entraram. Quem já está tente tirr o que investiu sem colocar ninguém, os que não entraram não entrem. Seja prudentes com seu dinheiro suado de trabalho e aguardem a conclusão das investigações, isso envolve PF, MPF, CIA, SOAT e etc… È muito dinheiro e esquema pesado.

  8. Bombardeio contra TelexFREE pode ser resultado de guerra comercial agenciada por Bancos e Empresas concorrentes, diz site.
    Denúncia enviada por um funcionário de um Banco pode revelar um dos reais motivos dos últimos ataques contra a Empresa TelexFREE.
    Segundo o bancário, que pediu para não ter seu nome divulgado, alguns bancos já estariam sofrendo os primeiros impactos da migração de investimentos e retirada em massa, por seus clientes, de recursos depositados em sua carteira de fundos de aplicações.
    “Não se comenta outra coisa entre o pessoal da nossa área. O volume de recursos retirado de poupanças e a redução de investimentos em outros fundos oferecidos pelos bancos já está ameaçando nossas metas”, afirmou.
    Divulgadores também não descartam a possibilidade de que essa nova onda de ataques possa também estar sendo financiada por empresas concorrentes, principais prejudicadas com o estrondoso crescimento da TelexFREE no país.
    A ação dos órgãos de Defesa dos Consumidores
    Outro caso que ganha notoriedade e que tem sido questionado veementemente pelos milhares de Divulgadores da TelexFREE, é a ação dos órgãos de Defesa dos Consumidores (Procons), que acabou desencadeando uma intervenção articulada entre diversos órgãos públicos, a exemplo do Ministério da Fazenda, Ministérios Públicos de alguns estados e pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, pois não existe nenhuma reclamação formal de clientes e Divulgadores acerca de calotes, prejuízos ou mesmo qualquer ato que comprometa a idoneidade da Empresa TelexFREE.
    “Como podem pedir para investigar uma empresa sem que haja qualquer denúncia de consumidores contra a mesma. Quem vai se responsabilizar pelo prejuízo que essas ações podem causar a milhares de pais de família que investiram suas economias num negócio que está se demonstrando legal e lucrativo para todos os participantes. TelexFREE é uma empresa legalizada, que somente em janeiro e fevereiro deste ano já pagou R$ 31 milhões de impostos aos cofres do Governo. É lamentável”, comenta Josué Pacheco, líder do Dinamite Group Acre.
    A assessoria do Procon-AC foi contactada e declarou que o órgão já se manifestou sobre o assunto em nota oficial e matéria divulgada pela Agência de Notícias do Estado, apenas acrescentando que o Procon não interpôs ação contra a referida empresa, mas tão somente comunicou as autoridades dos indícios de ilicitudes.
    A orientação da Empresa TelexFREE
    Em sua página oficial no Facebook, a Empresa TelexFREE informou que na semana passada documentos solicitados pelo Ministério da Fazenda, pelo Ministério Público da Bahia e pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor em Brasília foram remetidos, dentro dos prazos estabelecidos e que esta semana receberam uma equipe da Receita Federal, em procedimento de praxe, cujos documentos solicitados estavam sendo elaborados e seriam enviados no prazo.
    “Estamos colaborando com todas as autoridades ao mesmo tempo que estamos monitorando os sites e blogs para impedir excessos sendo que apenas o portal e o perfil do Facebook oficial da Telexfree está autorizado a fazer a divulgação oficial sobre a Empresa”, afirmam em nota.
    Ainda em sua página, a Empresa informa que está ciente das informações absolutamente distorcidas apresentadas por colunistas, em blogs e jornais impressos e orienta que nenhuma atitude ostensiva que exceda o razoável e bom-senso sejam tomadas por seus DIVULGADORES ou prospectivos divulgadores.
    “Embora verificamos que as informações afastam-se da realidade, nada justificará atos de violência, quer em sua forma moral quer em sua forma física. A TelexFREE está trabalhando em colaboração com todas as autoridades e confiamos que os divulgadores atuarão em colaboração e não na contra-mão”, afirmam.
    Fonte: Acrealerta

  9. A campanha contra a TelexFREE é regional e de cunho político pois a maioria dos que apoiaran Azevedo são membros e colaboradores da rede.

  10. VIVA A TELEXFREE. FEZ E FAZ MAIS POR MIM DO QUÊ ESTE GOVERNOZINHO DE MERDA. SOU UM DIVULGADOR TELEXFREE E ESTOU MUITO CONTENTE JUNTAMENTE COM MINHA EQUIPE…

  11. enquanto uns se preocupam com a telexfree, que está pra ruir, sempre tem outra piramide por perto e olha que são muitas, mas a telexfree que ganhou notoriedade.conselho… os cabeças já estão armando um trampolim pra outra.

  12. voa telex free, nenhuma irregularidade encontrada,quanto mais se fala em telex free mais fortalecida a empresa fica. ja houve a investigaçao e nada foi comprovado

  13. Engraçado isso, já tem amigos meus que estão com a “orelha” em pé por que o sistema de Back Office, está travando direto,isso significa que se eles não mandarem a quantidade de anuncio que são “obrigatórios” por dia, não vão ganhar o dinheiro no “mole”.
    Já pensaram nisso? Para quem quer investir seu suado dinheiro no escuro em busca de enrriquecimento instantâneo,fica a dica, pesquise mais. Denuncias sempre são indicios de que algo está errado. Ainda mais que só tem pacotes de R$ 600,00- e a qualquer momento essa onda, que ninguem sabe de onde vem esse dinheiro, vai acabar. Por que ninguem nunca se perguntou de onde vem—pode ser lavagem de dinheiro, ou associação ao trafico, por enguanto só a suspeita de pirâmide(dinheiro fácil.

  14. Logo não está vendo que filosoficamente “nada vem do nada”?
    Era percebivel que isto era PIRAMIDE, pois como alguem ganha dinheiro apenas para convidar outra ou outras pessoas, sem comprar e nem vender?
    Emfim, minhaha avó já dizia “laranja madura na beira da estrada, ou esta verde ou está bichada”.
    Os “espertos” que quiseram tirar vantagens, dançaram.

  15. Estamos em meados de Abril e até agora não obtivemos nenhum resultado do ministério ou policia federal. Na verdade tudo parece meio incerto e somente podemos esperar para ver qual será o resultado final!
    Parabéns pelo artigo!

  16. É importante você trabalhar com algo que lhe traga bons resultados.
    Eu Recomendo a BBOM!
    Nela, o produto comercializado é o aluguel mensal de um rastreador veicular pequeno, fácil de ser instalado em seu carro, sua moto e diversos meios de transporte. É um produto de segurança, localiza veículos furtados! Muito útil! Esse é o produto BBOM! E na BBOM você ganha uma renda fixa mensal de R$ 800,00 ou muito mais, de acordo com o que você quiser investir para entrar no negócio, sem precisar indicar pessoas. Mas se quiser investir pouco e ganhar muito, pode multiplicar sua renda indicando pessoas!
    A empresa de rastreadores que faz parte do mesmo grupo da BBOM é a segunda maior rede de franquias do Brasil, e são estas franquias que vão alugar os rastreadores aos novos clientes, ou seja, você não precisa sair vendendo nada! A BBOM é uma verdadeira potência!
    Veja mais detalhes aqui:
    http://www.bbomfenomenal.com
    É algo Espetacular! Se você quer realmente ganhar dinheiro, Conheça a BBOM!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *