Tempo de leitura: < 1 minuto

Bitencourt confirmou que recebe dinheiro dos pacientes.
Bitencourt confirmou que recebe dinheiro dos pacientes (Reprodução/TV Bahia).

Um médico do Hospital São José, da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, está sendo denunciado por cobrar taxa de R$ 50,00 para agilizar atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A denúncia foi exibida em reportagem de Karen Póvoas no BA TV, da TV Santa Cruz (Itabuna).
A taxa é cobrada pelo obstetra Paulo Bittencourt. Quem pagava os R$ 50,00 tinha prioridade no atendimento.
– Não é que eu esteja cobrando. Não é que vai lá e paga para ser atendido. É o doente que vai lá e paga para ser atendido – disse à reportagem, afirmando que, quando chega, a taxa já está em cima da mesa. Mas admite: “[a taxa] fica comigo”.
A denúncia contra o médico foi feita por David Coelho, esposo da gestante Laís Magalhães, grávida de sete meses. Ainda na matéria, o atendente identificado como José Aroldo confirma que Paulo Bittencourt sempre cobrou a “Taxa de Prioridade”.
Já o diretor da Santa Casa, Eusínio Lavigne, afirmou desconhecer a cobrança da taxa e prometeu apurar a denúncia.

9 respostas

  1. Perguntar acho que ão ofende. Se auguem chamasse a policia por está sendo cobrado indevida-mente por este servidor como a policia agiria?Ou o que sera que ela a(policia) diria?

  2. Zelão, diz: – “Se mata, cobra! Se não mata, cobra também!”
    “Alguns médicos levam “ao pé da letra” o significado do símbolo da medicina (duas cobras entrelaçadas).”
    É criminoso e cínico o ato praticado pelo médico ilheense. O caso tem o agravante de ser do conhecimento da direção do hospital São José, que não tomou providências, punindo o inscrupuloso médico.

  3. SERÁ QUE ELE AINDA CONTINUARÁ COBRANDO ESSA TAXA DEPOIS QUE RECEBEU OS 300% DE AUMENTO DO GOVERNO ESTADUAL? LEMBRA DO DIÁRIO OFICIAL DA BAHIA DE 27/03/2013? A RESPEITO DA DECLARAÇÃO DO GOVERNADOR DA BAHIA REFERENTE AO REAJUSTE PARA A CLASSE MÉDICA? POIS A INTEGRA DIZ O SEGUINTE:Comentando a negociação com a classe médica, o governador diz que recebeu as lideranças da categoria. “Felizmente, chegamos a um denominador comum, evitando o sofrimento da população com uma eventual paralisação.” Segundo Wagner, a conquista do Plano de Cargos era um anseio de muito tempo. “Chamo a atenção que dentro desse plano, acumulando desde o começo do meu governo, determinados segmentos da categoria terão reajustes de até 300%, melhorando, inclusive muito, alguns que se aposentaram com salários extremamente irrisórios”. LAMENTÁVEL BAHIA.

  4. Paciente do SUS é aquele que recebe do Posto de Saúde ou da central de regulação uma guia de atendimento onde normalmente consta o dia, horario e nome do médico que fará o atendimento. Desse paciente não pode ser cobrado absolutamente nada. Esse é o paciente do SUS.
    Existem queles que não querem ir ao posto de saude para solicitar uma consulta ou exame e ficar mofando até o SUS liberar. Muitos deses preferem ir aos serviços de saude particulares conveniados e pagar uma consulta popular (vulgo taxa)para serem atendidos prontamente. Esses não são pacientes do SUS e não é ilicito nenhum cobrar a consulta deles..Tem gente falando do tema sem conhecer direito o que acontece.
    Se o SUS funcionase como deberia, estas coisas não aconteceriam. Mas o SUS é um descalabro e continuará sendo enquanto sirva de caixa para os partidos enfiarem a mão.
    Da Redação: Senhor “Duda”, a reportagem da TV Santa Cruz é clara: o paciente é do SUS e o mesmo (mesma!) paga a taxa apenas para que tenha prioridade no atendimento. Não é um consulta com preço popular.

  5. O mas engraçado disso tudo é que as pessoas que querem “PRIORIDADE” ainda vão lá e pagam por esse atendimento, sabendo que SUS é nada mas do que SISTEMA UNICO DE SAÚDE, o medico receberá do governo uma continha de cada paciente atendido. (mas é tipo assim; Ou você paga, ou morre ali) Pois é, eu sei que é assim, te colocam contra a parede.
    E como o dinheiro aparece na mesa do medico? Será que ele tirou da carteira e botou em cima da mesa de atendimento para mostrar aos paciente que ele está com DINHEIRO? É engraçado né!
    Ei cara se você não quer ser medico do SUS, vai lá e procura outro lugar pra se encaixar, com certeza tem muita gente querendo entrar no seu lugar!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *