Tempo de leitura: < 1 minuto

A localização do campus itabunense da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) tornou-se tema polêmico. Professor de História, João Cordeiro tem uma sugestão: que a escolha seja feita por meio de plebiscito, tendo direito a voto os moradores da área de influência do campus da Região Cacaueira.
Por enquanto, são analisadas quatro possibilidades. Duas delas são áreas localizadas às margens da BR-101 -ou próximo de Buerarema ou de Itajuípe, mas em Itabuna -, na região de Ferradas (BR-415) ou na sede regional da Ceplac (Rodovia Ilhéus-Itabuna).

23 respostas

  1. Plebiscito? E com qual finalidade? Atender a caprichos? Reforçar bairrismo?
    Uma Universidade deve funcionar onde as pessoas que entendem sua finalidade e necessidades creem que deve funcionar!

  2. Agora todo mundo que fazer Plebiscito?Quando era para dar a cara a tapa,andando nas ruas da cidade,gritando por essa conquista ninguem queria né??Temos que ser realistas gente,Itabuna lutou durante DÉCADAS sozinha por essa intituição.As outras cidades nada ajudou em manifestações,e agora que a instituição está conquistada aparece pessoas que nunca se viu falar em favor dessa universidade,aparece cidades vizinhas que nem se mecheram para concretizar essa conquista,mas agora essas cidades aparecem claro,cada uma querendo levar um pedacinho da UF.Deixem de hipocrisia,essa Universidade tem que ser onde teve meritos de conquista e isso a cidade de Itabuna teve e lutou praticamente sozinha.A sede deve ser instalada em ITABUNA e chega dessa coisa de ir para a outra cidade que não oferece logística nenhuma.

  3. Plebiscito?? essa idéia só pode ter sido concebida quando o autor encontrava-se sentado em algum vaso sanitário.
    As instalações tem que ter sua localização,dentre as áreas indicadas, onde estudos de pessoal especializado, conclua possuir as condições mais propicias para a instalação da Institução
    Infelizmente e pela demora, é um fato confirmado, que o Município de Itabuna não dispõe de um local que ofereça as condições exigidas para implantação do Campus. Possivelmente a Cidade poderá sediar a Reitoria.
    O campus por uma questão logica, deverá ser construído na área da CEPLAC, localizada na Rodovia Ilhéus/Itabuna.

  4. Daqui a pouco vai ter plebiscito até pra decidir a cor da roupa que a gente vai usar
    O professor não percebeu que isso só vai atrasar o processo de implantação da universidade?

  5. Tem que ser em Itabuna, e pronto, …!!!
    Eu só seria favorável à localização lá nas proximidades do CEPEC, caso o território tivesse sido passado para Itabuna, cedido por Ilhéus, …!!!
    Ilhéus não cedeu um milímetro, e ainda há quem queira das as coisas de mão beijada para eles, …?!?!?!
    Mas é cada um Zé Mané, …!!!
    Ou povinho besta, …!!!

  6. Matheus e Sergio estariam com razão se em Itabuna tivesse algum local disponível e adequado.
    Depois de quase 400 dias, ninguém consegue indicar em qual local do território Itabunense poderá ser construído o Campus.
    Não adianta espernear, o Campus será construído na área da CEPLAC(CEPEC), em território Ilheense. Lá já existe infraestrutura e a localização é a melhor possível.
    A Reitoria, conforme o projeto aprovado, deverá funcionar em Itabuna, isso se encontrarem um local adequado.

  7. Precisamos ser um povo que saiba o que quer e tome às rédeas das boas coisas, com rapidez. O tempo não espera.Outras lideranças políticas já tentram contra o projeto e nós ainda estamos discutindo o local? Tem que ser em qualquer parte do Município. Não há incoveniência se for localizada na área que a Prefeitura diz ter adquirida. Antiga Fazenda de João Fontes, entrada do Serrado, junto à BR-lOl cinco kilômetros distantes do Trevo Rodoviário das Brs. lol e 4l5. Já existe uma velha estrada Itabuna Buerarema que se reaberta criará condições de surgimento de vários bairros ligando o São Caetano até a Universidade, sem prejuízo para ninguém. Acabemos com essa política de controvérsias que prejudica o desenvolvimento de nossa cidade.

  8. Idiotice este negocio de Itabuna sediar a universidade, bastaria coloca-la na CEPLAC , tá prono , sem necessidade de desapropriação, cada centavo economizado em infra-estrutura mais se poderia gastar em laboratório e qualificação de professores. Com políticos no naipe que temos a irrelevância é o nosso destino.

  9. Jorge,o sonho de vcs de ilheus é ser um dia uma Itabuna.Sonhar não custa nada,então continue iludidokkkkkkkkkkkkkk
    E para o seu governo Itabuna tem SIM muitas áreas adequadas,porém não pertencem ao municipio,por isso está essa demora de indicar uma área,mas relaxa,Itabuna tem áreas adequadas para instalar a instituição e vc vai ser convidado para a abertura das atividades do campus itabunense,ainda mais sendo FEDERAL 😉

  10. JORGE LUIS ARAÚJO DO ANJOS deve ser ilheense com certeza. SEguinte se a cidade tivesse administrador de verdade ( PARA QUEM NÃO SABE MAIS O QUE É ADMINISTRADOR PORQUE JÁ FAZ TEMPO QUE NÃO TEMOS UM DE VERDADE) Administrador público é aquele cidadão que é eleito para cuidar dos interesses de sua comunidade. No caso, o interesse do público estudantil da área de abrangência da UFESBA. É onde é o trecho de maior fluxo de estudantes da região? com certeza o trecho que liga Itabuna as seguintes cidades: ITAPÉ,BARRO PRETO,IBICARAI, FLORESTA AZUL, SANTA CRUZ DA VITÓRIA, ITAJU DO COLONIA, FIRMINO ALVES, ALMADINA, Além de diversas vilas e distritos. Portanto, o melhor local para instalação da Universidade é na região de FERRADAS, as margens da BR-415. SÓ O QUE FALTA AGORA É CORAGEM E ATITUDE!!!!!!!!!!!

  11. JORGE LUIZ
    ITABUNA TEM ÁREA SIM. NA REGIÃO DE FERRADAS E PRONTO.
    A REITORIA E O CAMPUS TEM QUE SER EM ITABUNA CARA.
    PONTO FINAL.

  12. Zelão, diz: – Plebiscito é pura perda de tempo!
    “Na democracia brasileira, quando os políticos não querem resolver um problema, criam uma comissão para estudá-lo.”
    No caso específico da localização da reitoria e campus da UFESBA (êta sigla ruim) a escolha da área, deveria ser, e é; de carater técnico e econômico. A realização de um plebiscito só serviria para aumentar a confusão e estimular interesses escusos.

  13. Plebiscito para quê?Só foi o governo Vane entrar, parece que agora ele não pode decidir mais nada.
    O prefeito Vane já cedeu o lugar.Só tem que ser no MUNICIPIO DE ITABUNA.Outra coisa, se fosse para ter plebicscito(não é o caso pois a prefeitura foi saqueada e gastaria muito)seria só com o povo de ITABUNA!
    Tem uma área boa prefeito Vane,na área do antigo DNER.

  14. Qual o local apropriado? Qual a opinião técnica sobre o assunto? Chega de ficar consultando bolas de cristal, jogo de búzios ou cartomantes, até quando essa região vai ficar se prendendo a questões pequenas a discussões sem nenhum valor.
    O mais importante é que depois de séculos de atraso essa região vai ter uma universidade federal.
    Espero no entanto que seus muros sejam baixos, que seja de uma enorme utilidade pública para essa região, não só como formadora de estudantes, mas, como instrumento de pesquisa e que essa mesma pesquisa seja voltada para os interesses da comunidade regional, coisa que até então a UESC não conseguiu fazer.

  15. Meus queridos, quando se fala em construção é perca de tempo e dinheiro, ora todo esse recurso de investimento para construção ja servia para a equipar a UFESBA na ESTAÇÃO JOAQUIM BAIANA um predio federal que abriga porra nenhuma e serve para merda de nada. Uma area centralizada no eixo dos municipios do sul e baixo sul. Todo mundo ta careca de saber que esse é o local mais indicado, agora fica um rebanho de gente querendo esconder o obvio. A não ser que tenha alguem querendo construção pra superfaturar e colocar o seu no bolso. E um detalhe…Sou de Itabuna, mas nao sou cego e estupido pra nao enxergar o obvio, o PREDIO NA JOAQUIM BAIANA JA TA PRONTO REBANHO DE CEGO BARRISTA

  16. Os comentaristas de plantão acham que sou contra a instalação da UF em Itabuna, a questão que me intriga e também a maioria da população regional, é a demora para definição do local.
    De nada adianta existirem áreas sem infraestrutura, que não possibilitem que o projeto seja implementado em curto espaço de tempo. Começar do “zero” ´e burrice.
    Passaram-se quase 400 dias sem uma definição, o que nos leva a acreditar que esse local “ideal” não existe em território itabunense.
    Ignorar a realidade apenas prejudica a instalação e funcionamento da Instituição.

  17. O negocio é o seguinte… Itabuna tem diversas áreas que podemn ser destinadas a UFESBA. Dentre elas uma na qual esqueceram. A área que me refiro é aquela área ali que dá acesso ao Hospital de Base. uma área totalmente urbanizada, com água e infra estrutura de acesso ja existentes. (incluisve o Fórum será construido nessas imediações),As margens da BR 101, e quase em cima da BR 415, basta só a vontade política e de fazer nossa região se desenvolver, abrindo uma nova e pequena estrada de acesso do HBLEM a BR 415 – trecho Nova Itabuna.. Será possível que não poderemos ter uma Universidade dentro do coração de nossa cidade? pra que destinar essa instituição à periferia do grande centro se no Nùcleo possuímos uma área disponível… Pensem nisso!!

  18. Não tem um pingo de lógica colocar essa universidade perto e Buerarema.
    Com certeza a melhor alternativa seria a Estação Joaquim Baiana. Vamos pensar o maior contigente demografico fica para o lado sul ou norte? Claro que para o norte. Para quê construir um campus em direção a outro campus? Pois já estamos indo em direção a Eunapolis.
    Itabuna tem que crescer em direção a Salvador. São 10kms de retas até chegar a estação Joaquim Baiana. Facilitaria a implementação do gasoduto que irá passar por ali perto.
    Ficaria bem próximo ao futuro Aeroporto internacional que ficaria a menos de 8 km em linha reta.
    Facilitaria o acesso há mais e 700 mil habitantes que serão com certeza a maior clientela da UFESBA.
    Então porque insistir nesta área acidentada, longe e que plivilegia um baixo contigente demografico? Deve existir algo por trás desta insistência toda.
    Até Ferradas é melhor que Buerarema.

  19. Virgílio, mesmo sabendo que a sua sugestão, se acatada, favore (a Universidade instalada por lá multiplicaria x 1000 o valor dos terremos do loteamento) não se pode negar que é uma boa opção, deixando a politicagem e o revanchismo de lado. Realmente aquela área no entorno do Hospital de Base é excelente. Quem tem visão sabe que, independentemente de quem seja o propietário, é uma excelente opção: acesso muito bom, bem centralizado.

  20. não sou grapiúna, não nasci em nenhuma cidade do sul da Bahia, não nasci no estado da Bahia e nem tão pouco em Ilhéus e no Nordeste do Brasil. Residente e domiciliado em Itabuna há 62 anos e alguns meses.Meu pai de origem pernambucana e sergipana e pelo lado materno de origem mineira onde nascí.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *