Tempo de leitura: < 1 minuto

Em março, produtores fizeram protesto contra baixos preços e importação de cacau (Foto Marcos Souza/Pimenta)
Protesto de produtores contra preços preços e importação de cacau (Foto Marcos Souza/Pimenta)

As discussões puxadas pela Ceplac, finalmente, deram resultado. O secretário executivo do Ministério da Agricultura, José Gerardo Fontelles, assegurou hoje a inclusão do cacau na Política de Garantia do Preço Mínimo (PGPM). A comunicação ocorreu durante reunião do secretário executivo com representantes da cadeia produtiva do cacau e entidades.
O valor mínimo será definido ainda nesta semana. A presidente Dilma Rousseff fará o anúncio durante o lançamento do Plano Safra. A estimativa de safra será feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com o auxílio da Ceplac. A previsão inicial é de produção de 255 mil toneladas de cacau na próxima safra, sendo 62,3% da Bahia.
Os produtores de cacau pleiteavam o preço mínimo para fazer frente à alta crescente da importação por parte das indústrias instaladas no Sul da Bahia, mesmo com a produção regional em ascensão. No dia 5 de março, produtores e assentados uniram-se em manifestação em frente ao Porto Internacional do Malhado e queimaram dezenas de arrobas de cacau (relembre aqui).

7 respostas

  1. querem mamar nas tetas do governo, o cacau é uma cultura cotado em dólar com alta liquidez, o preço e decorrente da desvalorização do real que mantem o mesmo valor há 10 anos enquanto os custos de produção cresceram principalmente salario e defensivos. Não será com a ajuda do governo que a cultura vai se viabilizar, produtores precisam encontrar novas formas de renda consorciadas com o cacau. O resto é pura demagogia

  2. Essas discussões não foram puxadas pela Ceplac, a Ceplac veio a reboque das discussões, isso partiu dos produtores.O tal de Olho nem sabe o que é preço minimo, nem vou perder meu tempo explicando.Vergonhoso ver tal comentário, odioso e preconceituoso.

  3. Bom mesmo seria se Dilma incluisse o cacau na Comissão da Verdade.
    Verdade sobre o crime da vassoura-de-bruxa e suas consequências, é claro!

  4. Esse governo quer que produtor de cacau morra!É o governo das bolças, agora tá lançando o bolça Pedra. Os nóia vai receber dinheiro para fumar pedra.As eleições estão chegando e o governo não pode perder os votos dos noias e seus familiares, então vai lançar “minha pedra minha vida”.

  5. Narbal, em primeiro lugar acho que vc deveria ter vergonha de se expressar por escrito. Ninguém em sã consciência vai dar crédito ao seus comentários sem pé nem cabeça.

  6. Já não era sem tempo……a solicitação de estabelecimento de preço mínimo, seguro agrícola e projeção de safra incluindo todo o Brasil, e não só a Bahia como vem sedo feito, foi apresentada pela Câmara da Cadeia Produtiva do Cacau ao Ministério da Agricultura já tem anos e compôs a agenda aceita pelo MAPA…Por que só agora? Temos que passar pela UTI primeiro? Onde andou o governo petista do Estado esse tempo todo? Parece que o assunto cacau não é de interesse do Governo Federal e nem do Estadual apesar da região ter a capacidade de decidir eleições majoritárias na Bahia.

  7. não estou criticando o governo que está liberando dinheiro para alimentar ainda mas os vícios dos drogados mas porque o governo não se preocupa também com os baianos que estar se emigrando para as capitas por conta do preço do cacau que não da para conseguir nem meio salario mínimo?
    porque os fazendeiro estão dando o cacaueiro de meia e ninguém quer? cerar que é pelo preço muito baixo? eu também não queria e vocês?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *