Tempo de leitura: < 1 minuto

Humberto Barreto deixa governo após pressão do PCdoB estadual (Foto Pimenta/Arquivo).
Humberto Barreto deixa governo após pressão do PCdoB estadual (Foto Pimenta/Arquivo).

A direção estadual do PCdoB ameaçou o prefeito Claudevane Leite para que o diretor de planejamento da Secretaria da Saúde de Itabuna, Humberto Barreto, fosse exonerado do cargo. A confissão foi feita pelo próprio Vane a aliados mais próximos.
O prefeito se justificou dizendo que aceitou o pedido para que não houvesse rompimento com o aliado. A avaliação interna é de que, com este ato, Vane mostra quem realmente manda no governo. Em outros palavras, demonstrou fraqueza.
O PCdoB teria alegado ao prefeito que Humberto Barreto tinha forte ascendência sobre a equipe (na verdade, foi Barreto quem formou a equipe da Saúde) e não iria admitir “poder paralelo”.
O secretário Renan Araújo chamou Humberto para conversar nesta manhã. Disse a ele que havia combinado com o prefeito a sua exoneração “a pedido”. Humberto rejeitou a proposta, conforme disse ao PIMENTA há pouco.
O médico sanitarista afirmou que deveria constar no decreto o que realmente ocorreu, pois a exoneração partia do secretário.
O blog conversou com mais componentes da equipe da Saúde. Há uma disposição de chefes de departamento e diretores para deixar os seus respectivos cargos em ato de solidariedade a Barreto.

49 respostas

  1. DR.HUMBERTO BARRETO É O PROFISSIONAL MAIS COMPETENTE,MAIS DIREITO QUE ITABUNA E A BAHIA JÁ CONHECEU.VANE NÃO TEM PULSO COM O PCdoB SERIA MELHOR ENTREGAR DE IMEDIATO A PREFEITURA.

  2. Vane Dr. Humberto é uma pessoa super competente e quem precisa de vç é o PCdoB pois eles querem eleger Davidson a deputado Federal e vç tem o candidato do seu partido. Pense bem antes de assinar está exoneração pois quem vai sair perdendo é vç e nossa cidade!

  3. Acorda Vane, estas figuras do PC do B, não são flôr que se cheire. O vice e o futuro deputadinho estão por trás de todas as manobras, o povo está de olho. Tem um sonso em Salvador que está manobrando tudo. Acorda meu povo é hora de mostrarmos quem ele de é de fato. Né seu presidente da Bahiagás? Está só atrás dos bastidores manobrando tudo, já, já o povo saberá de suas manobras na calada.

  4. Uma safadeza sem limites. Vane vc está com seus dias contados!
    Retirava logo esse péssimo Renan. Agora tenho certeza quem manda nesse governinho sem futuro…

  5. HORA,HORA SENHORES!!!!!!!!!!.
    SE O PCdoB QUER SAIR,QUE SAIA.
    TEM TANTOS PARTIDOS MAIS FORTE EM NÍVEL ESTADUAL E NACIONAL QUERENDO ENTRAR NO GOVERNO VANE.
    VANE SÓ É CHANTAGEADO PORQUE QUE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

  6. # Decepção.
    Acordei com as duas péssimas notícias do Governo da Moralidade.
    _ fraude no processo seletivo
    _ Ameaça de Rompimento PCdoB
    Acorda Vane, o Povo quis mudança!!!

  7. Seu Pimenta,
    Nenhum poder sobrevive quando mais de um manda. Admiro o dr.Humberto, mas nesse governo ele não aceitou a condição de subalterno, desejou o poder maior, como não conseguiu, vivia boicotando o trabalho da secretaria. Tem que entender que a caneta que nomeia é a mesma que exonera. Acredito que nenhum dos diretores terá coragem de pedir para sair, se assim fizer o prefeito aceita, substituto é o que não falta. Rei morto, rei posto!

  8. Labaredas!Se as viaturas do Corpo de Bombeiros estão subindo para atender Soterópolis (Copa das Confederações), quem vai apagar o fogo em Grapiunópolis?
    Como se traduziria essa “forte ascendência” do diretor Humberto Barreto, na perspectiva única dos interesses do povo de Itabuna? Boa? Ruim?
    E essa debandada geral Seu Pimenta? Vai ter decreto municipal proibindo o cidadão de adoecer enquanto não colocarem ordem no galinheiro?
    Terreiro que galo não canta, Galinha é quem comanda, enquanto choca os ovinhos doirados. Eita gestão plena!

  9. Prefeito só de um mandato!
    O Ex,prefeito era, me perdoem a palavra chula,”um bosta n’água,”
    não mandava na prefeitura. Acontece que existia uma terceira via,esta poderia surpreender e sair um prefeito,foi o que de fato ocorreu.
    Eu cheguei até a pensar que o prefeito anterior seria melhor continuar,até apoiei o mesmo. Contudo,pesava no prefeito anterior às mas companhias e sua inércia diante do poder.
    O então candidato Vane,uma vez nos reunidos eu lhe expressei este sentimento que representa o partido dos comunistas,o mesmo
    me disse que a escolha do vise prefeito não fora sua escolha,foi uma imposição da frente da coligação.
    Eu disse-lhes,quem vai mandar nos cofres da prefeitura,quem vai mandar na prefeitura,respondeu que era ele.
    Eu disse: tá bem,mas você abra os olhos,que o partido dos comunista,é um partido de bandido e de ladrão,são irmãos siames
    do partido de mensaleiros e salteadores de estradas que é o “partido dos tralhadores.”
    Eu estou observando nos quatro canto da cidade,que você vem sendo olhado com bons olhos, a sociedade itabunenses,está confiante é em você.
    Agora,me vem esta notícia,o que transparece aos olhos da sociedade que o prefeito é um.., mi desculpe a palavra chula,”um bosta n’água.
    Terá o mesmo destino do prefeito anterior,governa somente uma vez,um mandato!

  10. … E na Educação a INCOMPETENTE Secretária Dinalva fica, por que é da cota do PC do B.
    Vane seu frouxo, pede para ir no sanitário e entregue o cargo, você não vai aguentar mais 3 anos e seis meses de governo.
    COVARDIA TEM SEU PREÇO.

  11. Vane, vamos a rua protestar e se necessário fazemos um impeachment, para ti tirar da prefeitura, pois votamos em você não no PCdoB, mande Renan e catar coquinho e deixe Dr. Humberto no lugar dele…

  12. Estimado Vane você perdeu uma GRANDE OPORTUNIDADE de mostrar quem é o PREFEITO, tanto de DIREITO quanto de FATO; e infelizmente você toma a decisão oposta a razão, visto que, Dr. Humberto é um médico abnegado, ético e respeitador com a medicina que pratica e atencioso com os pacientes que atende.
    Vane, você sabe e não tenho vergonha de dizer, fiz campanha, pedi voto para você; e creio nas mudanças, mas quando tem oportunidade de começar pôr a mesma em prática, você…. para trás.

  13. Não discordo que Humberto Barreto é bom médico, mas como secretário era muito ausente ele não tinha tempo.
    Como diretor nunca tinha tempo para atender as pessoas diretor do núcleo do planejamento cadê o planejamento as ações dessa secretária é que comanda o funcionamento da secretaria de saúde como um todo, ele realmente é uma pessoa boa articuladora mas não disse para que veio

  14. Uma pessoas de bem no governo do 10vaneio… Perde a saúde, perde Itabuna… Dr. Humberto, vc não tem mais o que provar, todos nos sabemos da sua competência… Saia do meio desse povo…

  15. Vane vç é a rainha da Inglaterra!Não manda em nada…Temos que expulsar Wenceslau ele só veio para sugar o nosso município….Seu Gilson Nascimento puxa saco dele a batata dele esta assando……

  16. COMO É VERGONHOSO PARA OS ITABUNENSES TER UM PREFEITO QUE NÃO É FILHO DA CIDADE E SE DEU BEM, UM VICE QUE NÃO É FILHO DA CIDADE SE DEU BEM E TRAZER FORASTEIROS PARA GOVERNAR NOSSA CIDADE, NÓS ITABUNENSES ESTAMOS SOLIDÁRIOS AO MÉDICO BEM CONCEITUADO EM NOSSA CIDADE DR HUMBERTO BARRETO

  17. Dr Humberto Médico bem conceituado que mora na nossa cidade e sabemos onde encontra-lo tem curriculum em nossa cidade, Vane e Wenceslau quem te elegeu foi o povo de Salvador e Conquista? Espero que o povo que ama Itabuna não esqueça, voce é igual ao PCdoB vende a alma pelo poder, judas.

  18. E eu que tinha imaginado que Itabuna, até que em fim, tinha Prefeito. É uma pena, pois, vamos ter mais alguns anos de atraso. Parece governo de continuidade (de Azevedo). Só espero que depois não jogue o atraso do município nas costas do Dep. Fed. Geraldo Simões (PT). E, olhe que eu avisei há muita gente na campanha eleitoral, se Vane ganhar quem vai mandar é o PC do B, pois, eles não gostam de compartilhar com ninguém. Dito e feito. É bom avisar aos comunistas que os recursos da plena que vão chegar não é de Davidson Magalhães, de Wenceslalau e nem de Renan, é do povo de Itabuna e tem que ser aplicado na saúde e não no aumento patrimonial e nem na campanha eleitoral do ano que vem. Vamos ficar atentos! Seria melhor Vane renunciar e deixar tudo para os comunistas, e não ser usado descaradamente por eles. Coragem Vane.

  19. ALGUEM TEM QUE AVISAR AO VANE QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO VOTOU NELE, CONFIANDO NA PROMESSA DE UM GOVERNO SÉRIO E COMPETENTE, MUITO EMBORA ELE COMO VEREADOR TENHA DEMONSTRADO O CONTRARIO, E NÃO NESSES COMUNISTAS CAPITALISTAS QUE SÓ QUEREM SE LOCUPLETAR DO DINHEIRO PÚBLICO.
    -PELO ANDAR DA CARAVANA ITABUNA VAI CONTINUAR MAIS QUATRO ANOS NO ATRASO.

  20. Qual a novidade desse pau mandado do PC do B? Quem manda desde o início e vai mandar na PREFEITURA É WENCESLAU/PC DO B.
    VANE é muito fraco pra administrar. O povo votou em você e não no PC do B.

  21. Prefeito VANE, não gosto de politica, mas para que houvesse a mudança apostei em um homem de DEUS, triste engano, se você tem o poder, então exerça com dignidade e honestidade, mostre que tu não é um prefeito de único mandato, DEUS não te deu a vitória para decepcionar as pessoas que acreditaram em você, sendo um servo do senhor.

  22. Os aliados têm que ser ouvidos. Como é que a Secretaria de Saûde ia resistir se o subalterno não obedece ao Secretário. Agiu bem Vane.

  23. É,infelizmente mais um voto perdido,achei que estava votando no Vane e mim enganei,acabei votando no PCdoB…
    Mas fica ai uma frase Prefeito,ou sera que podemos chama-lo assim?????
    “Enfrente seus obstáculos e faça alguma coisa em relação a eles. Você descobrirá que eles não têm metade da força que você pensava que eles tinham.”
    Norman Vincent Peale

  24. Sinceramente. Vane é um grande prefeito, e cumpre acordo e sabe que no acordo eleitoral a secretaria de saúde seria do PC do B. Entao se Humberto queria substituir Dr. Rensn Araújo, que entrsse no PC do B. Mas invés diso, ele que nem tava na campanha dr Vsne e Wenceslau, preferiu boicotar administração de Dr Rrnan, sproveitando enquanto o secretário estava em buscs ds plena r equipamentos pats o hblrm, para conspirar…

  25. Meu Deus, o PREFEITO perde a maior oportunidade de tomar de uma vez as rédeas da cidade,e isso vai custar muito caro paa ele e para cidade pois ira sofrer o maior golpe da historia da cidade.

  26. DR HUMBERTO QUEM PERDE É O GOVERNO DE VANE, EU ACHO QUE A MELHOR COISA É SUA SAIDA O SENHOR É HOMEM SÉRIO NÃO DEVE SE MISTURAR COM UM LAMAÇÃO DESTE.

  27. Vane, vá procurar o que fazer! Porque você não EXONEROU a Loira Zumba, que só te dá dor de cabeça? A Secretaria de Administração só faz te dar desgosto. Onde já se viu publicar lista de aprovados no site da prefeitura e em menos de 24 horas mudar tudo? A loira vai te levar à ruina.

  28. Dr. Humberto Barreto é um medico competente qualifica e comprovadamente honesto;qualquer governo sério deviria se sentir honrado em ter Humberto na sua equipe, mas cada dia estou estou convencido que parece que a politica não tem espaço para a seriedade e honestidade. Humberto esta sendo exonerado do cargo por ser comprometido com a saúde publica e a transparência , é lamentável. meu querido Médico Humberto Itabuna te conhece e te respeita talvez esteja te fazendo um favor porque uma secretaria de saúde que toma uma atitude como essa com certeza não acabar bem.

  29. É MUITO TRISTE O QUE ESTAMOS VENDO NA SAÚDE DE NOSSA QUERIDA E SOFRIDA ITABUNA, GOSTARIA DE ENTENDER COMO PODE TROCAR UM FUTURO PREMISSOR DA SAÚDE POR INTERESSE PASSAGEIRO E MEDÍUCRE, TROCAR O CERTO PELO DUVIDOSO, VANE DEMONSTROU QUE O SEU GOVERNO NÃO PASSARÁ DE MERAS FALÁCIAS ULTRAPASSADAS, NÃO OLHE APENAS PARA SÍ. DRº HUMBERTO BARRETO DE JESUS, MÉDICO, SANITARISTA, PAI, ESPOSO, AMIGO, PROFISSIONAL COMPETENTE, GENTIL, HONESTO E SINCERO, FOI SOLICITADO A SUA EXONERAÇÃO SIMPLESMENTE POR TER INFORMADO AO PREFEITO CLAUDEVANE LEITE EM REUNIÃO SOLICITADO PELO MESMO (VANE) PARA ENTENDER, PORQUE A SAÚDE NÃO ANDAVA (TRAVADO), DRº HUMBERTO JÁ ESTAVA CANSANDO DE TANTA COBRANÇA DOS DEPARTAMENTOS DA SAÚDE POR CONTA DE QUE NADA ESTAVA ANDANDO, RELATÓRIO DOS 100 DIAS CONFECCIONADOS, RELATÓRIO DAS NECESSIDADES EM RECURSOS HUMANOS CONFECCIONADOS, LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE CADA DEPARTAMENTO PARA LICITAÇÃO, EQUIPE TRABALHANDO AOS SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS, PARA QUÉ, PARA ESBARRAR NA INCOMPETÊNCIA (AUSÊNCIA DIÁRIA) DO SECRETÁRIO RENAN, DO SEU FINANCEIRO QUE FOI DEMITIDO APÓS AS INFORMAÇÕES SEREM COMPROVADAS! FICO HOJE A EXPRESSAR, POIS ESTOU INDIGNADO COM TANTA IRRESPONSABILIDADE DO EXECUTIVO MUNICIPAL! REFLITA VANE SOBRE TODOS OS PRÍNCIPIOS QUE O NORTEAIM, O TEMPO PASSA E NÃO RETORNA, NA SAÚDE SEQUELA E MORTE NÃO ESPERA, DEIXE A POLÍTICA NESTE MOMENTO ABAIXO DA TÉCNICA E SE PREOCUPE COM A SUA CONCIÊNCIA, EU AINDA ACREDITO QUE EXISTA UM PESSOA HUMANA DENTRO DE VC! ESPERO QUE RENAN FALE MENOS E EXECUTE MAIS A SAÚDE NÃO VIVE DE MARKETING!!!

  30. GOVERNO VANE FICA MENOR… OU SIMPLESMENTE REVELA O TAMANHO QUE SEMPRE TEVE
    Por Ricardo Ribeiro.
    Humberto Barreto de Jesus é um nome que agrega valor a qualquer equipe. Um time ao qual ele está integrado atrai para si uma aura de respeito, pela sua seriedade, pelo trabalho correto, criterioso e ético, pelo empenho de quem vê o setor público como um espaço de serviço e não de privilégios, pela riqueza humana que incorpora, bem como pela experiência e competência por demais conhecidas.
    Humberto Barreto de Jesus, médico sanitarista, era até a manhã desta segunda-feira, 10 de junho, o diretor de Planejamento da Secretaria da Saúde de Itabuna. Relata o blog Pimentater sido ele quem montou a equipe da Secretaria, sobre a qual exercia uma influência natural. Quem o conhece ou simplesmente acompanha sua caminhada sabe que isso não ocorre por algum tipo de apego ao poder, mas porque Humberto Barreto é exemplo e inspiração para quem procura realizar um trabalho decente.
    O fato é que essa ascendência, e quem sabe outros motivos ainda não revelados, teria despertado o ciúme do secretário Renan Araújo, que passou a considerar a Secretaria da Saúde pequena demais para ele e Humberto Barreto. Por isso, ele acionou o PCdoB, partido que o indicou, solicitando a cabeça do sanitarista em uma bandeja.
    A “vítima” foi procurada no final desta manhã e instada pelo secretário Renan Araújo a pedir a própria exoneração, inventando fictícias “razões pessoais”, a fim de que o governo não arcasse com o ônus da iniciativa de mandar embora um de seus melhores quadros. O embrulho não foi aceito pelo destinatário.
    O agora ex-diretor de Planejamento da Saúde, naturalmente, não aceitou a farsa, já que não é afeito a mentiras e fixou à sua trajetória como profissional e como cidadão uma marca de decência. Humberto saiu, mas exonerado pelo governo, como o governo efetivamente quis. E a situação deixa no ar diversas perguntas:
    Que governo é esse? Dá para acreditar em uma administração que opta pela mediocridade em detrimento do mérito? O grupo político que se encontra no poder tem ideia de quantos pontos vem perdendo com a comunidade? O prefeito Claudevane Leite sabe o que está fazendo no governo?
    Finalmente, embora haja muitas outras indagações, quem é Renan Araújo e quem é Humberto Barreto? Mensurados os serviços que ambos já prestaram à coletividade, quem pesa mais na balança?
    As respostas levam a uma constatação sombria sobre um governo ao qual, lamentavelmente, faltam pulso, personalidade e rumo.

  31. É daí pra pior, cada dia q passa esse povo do PCdoB ta mostrando suas unhas, nunca fizeram nada q preste pela cidade. Sem falar nos desmandos do Manoel Novaes q eles deveriam resolver mais sao tão egoistas q se preocupam apenas com o proprio umbigo. crianças morrendo e eles promovendo crises na saúde. Só espero q o povo dessa cidade preste muita atençao em toda essa baxaria. Humberto, vai cuidar de sua vida, vc é um excelente profissional e uma otima pessoa, nao precisa ta mergulhado nesse pinico nao, cai fora, como médico vc é muito mais útil a população.

  32. Quem perdeu foi a população. Um Secretario forasteiro, típico do que o PC do B esta fazendo e sempre fez no Brasil. Wenceslau e Davidson precisam da secretaria de saúde para a campanha de deputado de Davidson e para a futura campanha a prefeito de Wença. Com a saída de Dr Humberto vamos pedir demissão em massa fã saúde. Paguem para vê. A “sociedade” itabunense quieta assistindo com um pão com mortadela na mão! Pobre Itabuna, pobre país!

  33. SENHORES, SENHORAS, JOVENS TODA SOCIEDADE ITABUNENSE. VCS QUE VOTARAM PELA MUDANÇA E CONFIA EM VANE ESSE HOMEM DIGNO, BATALHADOR, HONESTO, VAMOS FORTALECER E DÁ FORÇAS AO PREFEITO PRA ELE SE ERGUER. VAMOS A RUA, PEDI FORA RENAM E MARIANA. ESSA DUPLA TÁ DESGRAÇANDO O GOVERNO, E URGENTEMENTE DÁ A MÃO AO NOSSO PREFEITO POIS PRECISA DA NOSSA OPINIÃO E ESTA TEM QUE SER MANIFESTADA, O ALERTA TOTAL ESTÁ NO AR. VAMOS FIRMES, GUERREIROS A RUA, PASSEATAS E GRITAR QUE SOMOS CAPAZES, POIS QUEM MANDA NESSA TERRA SOMOS TODOS NÓS.

  34. Dr Humberto, acredite na mão de Deus Pai Todo Poderoso. Foi providencia divina você ter saído desse desmando de governo. Imagine aonde chegamos com Wenceslau sendo secretário? Um moleque estudantil acostumado com as rodas de luta sindical. Nós da saúde não compartilharemos com isso. Estamos do seu lado Dr Humberto. E agora lançamos a campanha: FORA RENAN, FORA WENCESLAU. Vamos aderir? Vamos postar em todos os blogs, em todas as redes sociais: FORA RENAN, FORA WENCESLAU.

  35. Lamentável essa notícia. Mais uma ação medíocre de um partido medíocre formado por pessoas medíocres, no caso o nefasto PCdoB. Certamente o próximo a ser convidado a sair será o Dr Paulo Bicalho, última figura de moralidade e competência nessa miscelânea que é a Secretaria de Saúde. Começo a acreditar nas acusações feitas a Vane pelo pessoal do PT quanto a sua omissão quando vereador, fica claro agora. Como Poncio Pilatos Vane lava as mãos e se omite nessa escrecência. Perde o governo, pois mantêm em seus quadros um secretário de saúde inoperante, forasteiro e sem nenhum serviço prestado à Itabuna, ao contrário, com essa sua atitude mostra o seu deserviço. Dr Humberto sai de cabeça erguida e esse governo se curva à mediocridade e aos interesses pessoais. Há outros casos nesse desgoverno como a Procuradoria, a Secretaria de Educação e a nefasta Secretaria de Administração, essa o berço das maiores trapalhadas do governo. E Vane nada faz…..só faz o que esse partidozinho de aluguel e ávido pelo poder e pelo dinheiro manda. Estamo definitivamente à deriva e duvido muito que essa nau tenha realmente algum rumo. Votamos errado mais uma vez, mais um estelionato eleitoral. Espero que Itabuna dê de imediato resposta nas urnas não elegendo o “viajandão” Davidson Magalhães, que também só usa a Bahiagás para se auto-promover.

  36. Que é isso?Gente, Dr. Humberto é uma pessoa íntegra, honesta,compromissada com a saúde.Para ele foi uma premiação não ter que continuar participando desse governo TITANIC.Deus sabe o que faz e com certeza Dr. Humberto só terá a ganhar lá na frente. Como pode o Prefeito se deixar influenciar dessa forma?! Eu só espero que o PC do B te apoie Vane, quando você estiver na lama, respondendo processos no TCM e na Justiça. Espero mesmo, que você consiga o apoio do PC do B, na hora de ressarcir os cofres públicos e arcar com as multas junto ao Tribunal de Contas. ACORDA Prefeito! Só o senhor não percebeu que os cururus querem acabar com você?!

  37. Tudo indica que essa subserviencia do Prefeito aos cucurus tem relação com os escandalos da câmara na legislatura passada. “Rabo preso”.

  38. Tranquilidade Humberto.
    O tempo é o senhor da razão. A competência sempre será reconhecida.
    A mediocridade e a politicagem do PC do B tem dias contados no gov. Vane. Esses caras são complicados, Davinho, o laranja de FG, vai arcar com todo esse ônus, tá se achando, vamos a urna.
    Quem viver verá.

  39. Por que sofremos tanto? Davidson receberá a resposta nas urnas. O pcdob só se diferencia do PFL Carlista por…? Por nada. Sempre estiveram ao lado do poder, desde os tempos comunistas russos, quando camaradas mandavam matar camaradas. Então, não nos assustemos irmãos itabunenses com essas praticas, onde a população não está em primeiro, segundo ou terceiro lugar.
    Acorda Vane, acorda população. Vamos às ruas! Vamos parar a cidade! Ainda há tempo, ainda temos tempo, somos tão jovens…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *