Tempo de leitura: 3 minutos

ricardo artigosRicardo Ribeiro | ricardo_rb10@gmail.com
 

Essa intenção de “surfar na onda” deve ser observada com cautela, pois não há sintonia de objetivos. Enquanto uns lutam para mudar o país, as aves de rapina querem no máximo mudar governos, sem alterar nenhuma estrutura.

 
O movimento que tomou conta das ruas e das redes sociais no Brasil já é vitorioso. Sua conquista mais expressiva foi ter inserido a discussão política no cotidiano do brasileiro. De repente, os frufrus do Facebook deram lugar a um intenso debate sobre o país, seus problemas e a urgência na promoção de avanços sociais que têm sido postergados para um futuro que nunca chega.
Na quinta-feira, 20 de junho, o povo confirmou sua força ao derrubar o horário nobre da TV Globo, empresa que nasceu na ditadura militar, alimentou-se dela e, ao longo de sua história, tem sido forte aliada do conservadorismo. No dia seguinte, a presidenta da república falou em cadeia de televisão, reconhecendo a força dos protestos e afirmando que está atenta às vozes democráticas das ruas.
Vitória, sem dúvida alguma, embora nenhum dos grandes objetivos tenha sido alcançado, haja vista que a redução das passagens de ônibus foi apenas o estopim de uma revolta que tem motivação muito mais abrangente e complexa. A exigência é de mudança geral na política, na forma de exercê-la sem efetiva participação popular, com mandatos que não representam a quem deveriam e são utilizados para o culto do poder pelo poder, e naturalmente pelo dinheiro.
Não é à toa que o povo não se sente representado pelos políticos de um modo geral, assim como pelos partidos. Há uma aversão às lideranças, o que justifica a horizontalidade das manifestações, livres, sem comandantes definidos, embora a tendência natural seja a de que num segundo momento alguns líderes apareçam, principalmente na hora de negociar com o outro lado. Será necessário muito cuidado nesta etapa, já que a transformação de um movimento libertário em algo mais orgânico traz riscos, sobretudo o de novas crises de representatividade.
De qualquer forma, o movimento é fantástico por inaugurar um novo parâmetro na relação entre povo e governos no Brasil. Cada um dos jovens que “saíram do Facebook” e, conscientemente, tomaram as ruas para defender melhoria dos serviços públicos, mais respeito e uma política renovada, não é mais a mesma pessoa. Tornou-se um cidadão que não aceitará mais passivamente a gestão pública dissociada dos verdadeiros interesses populares.
Não é à toa que a maioria dos políticos está com dificuldade para entender o clamor das ruas. Eles cobram uma pauta específica e clara, pois não conseguem ou preferem não discernir que o real desejo é de uma ampla mudança nas estruturas desse país. São políticos que estão há tanto tempo cuidando de seus próprios interesses menores que se mostram totalmente despreparados para compreender o verdadeiro sentido das manifestações do povo.
Outros tentam utilizar e se apropriar do clamor popular, o que se viu não apenas com as bandeiras de partidos buscando sem sucesso infiltrar-se nas manifestações, mas com o oportunismo de legendas como o PPS, em programa partidário na televisão. Essa intenção de “surfar na onda” deve ser observada com cautela, pois não há sintonia de objetivos. Enquanto uns lutam para mudar o país, as aves de rapina querem no máximo mudar governos, sem alterar nenhuma estrutura.
Do blog Página em Construção

9 respostas

  1. O que a presidente foi fazer na tv não nada mais nada menos do que tentar enganar o povo, se ela ta ouvindo so clamores que vem das ruas então porque ela não mandar a justiça prender seus comparsas do PT? bem como o Lula que é o maior bandido depois de Fernando collor, diminue seu salário bem como de todos os ministros, enfim tantas coisas que ela poderia fazer pra ajudar este povo sofrido, mais não ela vai pra rede de tv e rádio dizer coisas que todos nós sabemos que jamais serão colocadas em práticas,

  2. OLÁ SEU PIMENTA,SOU FAN DESTE BLOG E ACHO QUE AS MATÉRIAS EDITADAS AQUI SÃO BEM INTERESSANTES.ESTE SEU COMENTÁRIO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA E ESPERO QUE OS PODERES QUE GOVERNAM ESTA CIDADE SE DEM CONTA DISSO E QUE OUÇA E CUMPRAM COM SEUS DEVERES .

  3. Eles, os canalhas, pensaram que os mitos criados para continuar enganando o povo, não teria prazo de validade.
    Acharam que um povo que se mata nas ruas diariamente (afinal, são em média 50 mil assassinatos por ano no país que, oficialmente, não está em guerra civil) ia continuar carregando os chocalhos no pescoço, que identifica ao longe os cordeiros, e pra propaganda oficial é chamado de povo hospitaleiro, homem cordial etc…
    Quebraram a cara! Apostaram que a “pátria de chuteira”, (que lugar comum estúpido) ia ficar apeada enquanto eles iam continuar com a espoliação.
    Perderam o bonde. O povo foi de chinelo, de tênis, descalço,(vi sem-teto participando da manifestação) etc…, menos de chuteira.
    Cagamos e andamos pra a Copa das Confederações, seus pulhas. Tremei, porque o povo nunca mais vai entrar em seus estádios superfaturados. Nossa arquibancada é a rua!
    Ps: que coisa mais antigas são os “nossos” antigos líderes!

  4. Quanta besteira escrevem aqui, companheiro. É por isso que afastam comentários com base, que possuem respeito ao outro. Agora, eu não quero comentar comentários. Vou pegar essa frase:”Não é a toa que o povo não se sente representado…” me pareceu generalização, parcela de milhões de brasileiros se sentem representados pela aliança PT/PSB/PCdoB/PMDB/PR/PRB…
    E outros milhôes estão satisfeitos com a política de tran sferência de renda dos Ministérios de Assistência Social, do MDA, do MAPA e de outros ministérios…

  5. Muito bom o testo e sintetiza muito do que se tenta entender a respeito das manifestações. Não quero defender a Presidente, mesmo porque não votei nela. Mas, as pessoas precisam entender que não foi ela quem instituiu a corrupção no nosso país e que presidente nenhum tem o poder de sentenciar e mandar prender. Isso é atribuição do poder judiciário. Tratando-se de um país democrático, cada poder tem sua autonomia. Ah, ia esquecendo-me de dizer que; “corrupção não é como uma lâmpada que você apaga simplesmente apertando o interruptor”.

  6. Virou bagunça . A oposição direitista nao se conforma até hoje com as derrotas e isso é ruim.
    Se era o Movimento passe Livre para abaixar as tarifas pq esse vandalismo todo, a sorte é que estamos na democracia , em 1969 os militares mataram estudante voltem la e leiam

  7. Tita: s

    Tita:
    Muito bom o texto e sintetiza muito do que se tenta entender a respeito das manifestações. Não quero defender a Presidente, mesmo porque não votei nela. Mas, as pessoas precisam entender que não foi ela quem instituiu a corrupção no nosso país e que presidente nenhum tem o poder de sentenciar e mandar prender. Isso é atribuição do poder judiciário. Tratando-se de um país democrático, cada poder tem sua autonomia. Ah, ia esquecendo-me de dizer que; “corrupção não é como uma lâmpada que você apaga simplesmente apertando o interruptor”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *