Tempo de leitura: < 1 minuto

A eleição para o Conselho Municipal de Saúde de Itabuna (CMSI) foi adiada no início desta tarde, após membros do colegiado e o jurídico da Secretaria Municipal de Saúde chegarem a entendimento de que o processo foi “atropelado” da forma como proposta pelo governo. A nova data ainda será definida.

A eleição estava prevista para o próximo domingo (14), segundo edital de chamamento público divulgado, ontem à noite, no Diário Oficial eletrônico do município. Os conselheiros mostraram que não havia tempo hábil (três dias) para mobilização das entidades e segmentos e a realização das eleições.

Ontem, este blog denunciou a manobra do governo para tentar obter maioria no colegiado de controle social na área de saúde. O secretário municipal Renan Araújo disse ao PIMENTA que o processo estava sendo transparente (confira em posts abaixo).

9 respostas

  1. Primeiro quero parabenizar ao Pimenta e dizer que é o meu jornal online mais importante e dizer que votei no 10 pois via nele a esperança e uma cidade mais democrática e isso não está acontecendo.Nenhum momento estou vendo a tao sonhada mudança. Hoje fiquei sabendo através de blog inclusive esse que haveria votação para a escolha dos membros para o conselho municipal de saúde, até ai tudo bem, só que quem tem o poder de convocar e deliberar segundo o estatuto é o cms, pois o conselho é um órgão fiscalizador da prefeitura e não pode ser decidido através do secretario de saúde não, isso tudo é ridículo fazer um ato tao importante pro município as escondidas sem o conhecimento da população e tirando o direito do CMS que atuante e respeitado no estado, é uma pena Vane reveja o que está acontecendo no seu governo, acho que vc não queria um desgaste tao grande pra vc. Sabeis com andas e te direis quem es.

  2. Parabens ao CMS que conseguiu acabar com o edital na calada da noite. Isso sim é um ato de terrorismo e um golpe contra a população.

  3. Mais Que Vergonha,mais Uma vez O Prefeito e O Seu vice Wesceslau tentaram arma mais um golpe contra Os Conselheiros de Saude, Porém Não deu certo mais uma vez,Sem nenhum Comunicado a OS Conselheiros principalmente á PRESIDENTE atual do CONSELHO FICOU sUPRESSA QUANDO FOI INFORMADA DA NOVA ELEIÇÃO QUE IRIA ACONTECER POR DEBAIXO DOS PANOS NO PROXIMO DIA 14/07/2013, UNS DOS MILITANTES DO PcdoB QUE HOJE OCUPA UM CARGO NA SECRETARIA DE SAÚDE TOMOU DECISSÕES EM PUBLICAR NO DIÁRIO OFICIAL O EDITAL DA CONVOÇÃO DA ELEIÇÃO, COM Á AUTORIZAÇÃO DE QUEM? NÍGUÉM SABE, SENDO QUE ATÉ O MOMENTO QUE TEM O DIREITO DE PUBLCAR NO MOMENTO É Á PRESIDENTE ATUAL DO CONSELHO E NÃO FUNCIONARIO DE CARGOS PROVISÓRIO MAIS COMO ELES SÃO ESPERTINHOS E PROFISSIONAIS NA ORGANIZAÇÃO DE ELEIÇÕES NAS CALADAS DA NOITE PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DELEIÇÃO DE SINDICATOS ELES SÃO PERFEITOSO QUE NOS ENTRITECE É EM SABER QUE UM DOS REPRESENTANTES DO CONSELHO ESTADUAL SABIA DE TUDO E FICOU CALADINHO SENDO CONIVENTE COM Á SITUAÇÃO QUE ABSURDO ISSO É IMORAL É DESREPEITO Á POPULAÇÃO ITABUNENSE É DESSE JEITO QUE QUEREM MELHORAR Á SAUDE DO MUNICIPIO? É DESSE JEITO QUEELES PREGAM UM PAÍS DEMOCRÁTICO ONDE ESTÁ Á DEMOCRACIA? SÓ TEM ESPERTO DESREPEITANDO O QUE ELES MESMO PREGA DEMOCRACIA TENTARAM DÁ MAIS UM GOLPE POREM NÃO DEU CERTO E AGORA josé?qual será á Nova tentativa da maracutaia? O POVO QUER SABER QUE DEU AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAREM O EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ELEIÇÃO SEM O CONHECIMENTO DA PRESIDENTE ATUAL DO CONSELHO?QUE FOI PAPAI?O SECRETARIO DE SAUDE? OU TOMARAM ATITUDES PROPRIA?TEM ESSE PODER? SÓ PRQ HOJE FAZ PARTE DE UM PEDAÇO DO GOVERNO?
    BJS OBRIGADO.

  4. Sr. Redator,

    Mais uma vez o Sr. publica sua versão como se fosse a verdade. Houve um acordo entre os interessados, vez que alguns membros do antigo conselho RECONHECERAM o processo como legal e legítimo e se incorporaram a ele.
    Alguns participantes solicitaram marcação de outra data e a proposta foi aceita. Democraticamente.
    Ficou provado que vossa matéria anterior também não condiz com a verdade. Se houvesse a tentativa de golpe seria mantida a proposta anterior.
    Peço que tenha mais boa vontade em analisar os fatos em seu todo. Ajude-nos a conduzir esse processo com imparcialidade.

    Da Redação: Sr. secretário, a incorporação, até onde se sabe, não foi pelo aludido reconhecimento. Tratou-se, pois, de reação – estratégica, percebe-se – às ações orquestradas durante a tarde de ontem no Gabinete do secretário de Planejamento, Wenceslau Júnior, de onde o assessor especial da Saúde disparava ligações para conselheiros que representam entidades com assento permanente no conselho ou em condições de assumir vaga. O edital – com data de 12 de abril – acabou sendo providenciado às pressas após tornada pública a intenção do governo em definir a comissão eleitoral de afogadilho.

    Continuaremos ajudando para que o processo ocorra de forma imparcial e com a devida justeza. Esta é uma luta da qual não abrimos mão. Ela é histórica e pode ser conffirmada por colegas seus de jornada e partido, a exemplo de Josivaldo Gonçalves, o querido Zebrinha, ou o próprio secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla. É isso.

  5. Sra decepção, a senhora está fazendo confusão. Queem manobra o tempo todo é a srª Graça q de graça num tem nada e seu partidinho q perdeu as eleições e não aceitou q Itabuna não quer gestão petista… e as diárias que foram abocanhadas por alguns membros dessa antiga diretoria comandada por ela merece investigação… pq a mulher só vivia em SSA e em Brasília… e era presidente do conselho em Itabuna…pasmem!!! Tá mal informada…DECEPÇÃO!! Continue austéro, Sr Renam porque esse pessoal tava acostumado a manobrar tambem o antigo secretario de saúde… abram o olho!!!!

  6. E foi assim que tudo deu errado ARMARIAAAA KKKKK, mais uma derrota, dos vermelhinos PCdo B cuidado é assim que começa….e vamo que vamo!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *