Tempo de leitura: 2 minutos

saúde1Impasse no Conselho Municipal de Saúde de Itabuna (CMSI). A comissão eleitoral ainda não se pronunciou, publicamente, quanto à recomendação do Ministério Público da Bahia, que orientou pela não realização da eleição para escolha dos membros do colegiado no próximo sábado (20).

O secretário da Saúde de Itabuna, Renan Araújo, e procuradores do município estavam reunidos até há pouco com os promotores públicos Inocêncio Carvalho e Dioneles Leone. A palavra final se haverá ou não eleição do Conselho é do prefeito Claudevane Leite. O teor do ofício de cinco páginas do MP recomendando a suspensão do pleito é do tipo “quem não ouve conselho, ouve coitado”.

Ao explicar os motivos da recomendação, os promotores públicos apontam que o processo eleitoral do conselho “encontra-se irregular”. A promotoria aponta que o próprio MP foi excluído do processo eleitoral, “o que também  poderá ocasionar a nulidade do pleito, causando inúmeros transtornos à população de Itabuna”.

Os promotores estabelecem prazo de 24 horas, a partir da notificação, para que comissão eleitoral, conselho e prefeito Claudevane Leite respondam ao documento. Dioneles e Inocêncio também apontam que a lei de readequação do conselho tem possível “dissonância com a ordem jurídica”.

O PIMENTA tentou ouvir o presidente da Comissão Eleitoral, Gilson Costa, mas não obteve retorno, bem como o secretário da Saúde de Itabuna, Renan Araújo. Segundo o assessor de comunicação social da Prefeitura de Itabuna, Giorlando Lima, o prefeito Claudevane Leite, está em viagem e delegou poderes ao secretário da Saúde para decidir sobre esta questão.

8 respostas

  1. Zelão diz: – Não existe delegação de poderes

    O prefeito responde juridicamente como “ator principal ou solidário” pelos atos praticados em nome da administração pública, por qualquer dos seus colaboradores nomeados.

  2. Isso é mais uma armação do PCDB que quer manipular nossa cidade.Itabuna perdir as esperanças em uma cidade melhor.Vane acreditei no seu governo ,mais verdadeiramente hoje me sinto decepcionado.

  3. Será que já não bastou Itabuna ter sofrido tanto com a perda da Plena no governo desastroso de Azevedo? Porque o Ministério Público não resolve logo esse problema ,e passa a pensar mais nesse povo ´pobre e desprotegido, sem quase nenhuma assistência médica?????Respeito pela dignidade dos outros é bom e nos quebremos isso! Politica da saúde SIM! Politica na saúde NAO!O povo mudou não suporta mais esse descaso e desrespeito com os menos protegidos da vida!

  4. A lei do Conselho Municipal de Saúde foi aprovada na camara sem houvir o Conselho, sem obedecer as portarias do Conselho Nacional de Saúde, sem observar as portarias do Ministérios da Saúde, ao arrepio da lei a Camara aprovou e Vane sancionou uma lei anacrônica, nociva à sociedade e ao controle social, tudo isso para o PC do B controlar o Conselho.
    Parabéns ao Ministério Público e aos membros do Conselho que fizeram a provocação do mesmo!

  5. Segundo as informações do Site Radar:
    Das 41 entidades participantes 27 votaram na Chapa I e elegeram como presidente da Comissão, o representante do Sindicato dos Comerciários, Gilson Costa. Os demais membros são: Renan Araújo, Secretaria de Saúde; Leonardo Freitas, Hospital de Base; Marcos Alves, Associação de Moradores do Parque Boa Vista; Naialêna Felisberto, Sintratec; Zilda Portela, Sindiacs; José Raimundo Santos, Sintesi e Carlos Leahy, CDL.

    Essa é comissão que vai conduzir a noiva ao altar. Segundo apurei as entidades que se apresentaram em massa para participar desse processo “democrático” eram ligadas ao PCdoB. Eles estão mais organizados e mobilizados? ou as entidades que prezam minimamente pela ética não aceitaram compactuar com o Golpe Branco Cururú? Participar desse processo é legitimar essa manobra(ilegal? imoral?), vão se auto fiscalizar? A população de Itabuna vai ter que botar um olho no Poder Público e outro no Conselho?! Ou é só botar os dois olhos numa só direção pois estarão todos lá, juntinhos? Essa questão é grave, seríssima. Estamos falando de recursos públicos e de vidas humanas.

  6. Seu pimenta,

    Afinal, vocês estão afirmando que o Giorlando Lima é assessor de comunicação social da Prefeitura de Itabuna. Ele foi nomeado para essa função? Ou para dirigir uma Agência Reguladora do Município?

  7. Interessante é que, antes era o prefeito anterior que não tinha condições de administrar a plena e com isso o CMS nunca permitiu o seu retorno.

    Agora já acham que o atual não será capaz também. Afinal o que esses ex do CMS querem? Que a pulação continue prejudicada, sem aquilo que lhe é de direito.

    Acorda Itabuna! Depois de tudo isso, ainda não conseguiram ver que os inimigos da saúde de Itabuna são os ex conselheiros?

    Até eu, que não sou daí consigo perceber isso! E mais, tudo indica que tem o dedo do repugnável Geraldo Simões Vassoura de Bruxa por traz de tudo isso. Ou seja, pra prejudicar um gestor rival, pouco importa se a população se lixe. Afinal não foi o que aconteceu com toda a região cacaueira, por conta da praga que ele e aliados disseminaram na nossa, outrora, tão promissora região?

  8. “Pensante”,

    Dá para perceber no seu texto, que você é um dos “supostos” donos de fazenda, e não agricultor, no sentido literal da palavra, que existiram em nossa região. Mora em Itabuna, sim, e nega porque é um frustrado por não ter sido profissional ou mesmo não ter aproveitado o legado da família.

    Você sabe, sim, que no governo de Fernando Gomes houveram desvios, declarados, de pelo menos 25 milhões de reais e dívida de 9 milhões com os prestadores de serviços de saúde, uma das razões por ter perdido o direto de gerir a Média e a Alta Complexidade ou a PLENA.

    Você sabe também que no governo de Azevedo, cujo Secretário de Saúde era um Professor de História, inclusive soube contar o tempo todo muitas “estórias” para o povo de Itabuna, a Atenção Básica de Saúde sequer funcionou, como continua não funcionando nestes 7 meses do Governo VANE. Digo VANE e não do finado WENCESLAU, que é o Prefeito de fato segundo a população de Itabuna.

    Como exemplo, cito o Posto Médico Lavignia Magalhães, no bairro Conceição, cuja verba de cerca de R$ 350.000,00, liberada pelo Governo Federal, presidenta DILMA ROUSSEF, para uma reforma, está fechado desde o mês de dezembro de 2012 e só agora 7 meses depois o VANE promete reabrir, no dia da cidade. Enquanto isso não acontece, a população dos bairros Conceição, Vila Zara, São Judas e adjacências estão à mercê da sorte.

    Já que você ”PENSANTE” diz que não é daqui. Venha perguntar aos moradores dos bairros Zizo, São Pedro, Novo Horizonte, Nova Ferradas e de todos os bairros de Itabuna, se eles estão satisfeitos com o tratamento que estão recebendo do Secretário de Saúde Renam Araújo e do Prefeito VANE.

    Venha perguntar aos moradores de Itabuna que dependem de remédios distribuídos gratuitamente, cuja verba chega todo mês em nossa cidade enviada pelo Governo Federal, se eles estão satisfeitos.

    Venha perguntar aos diabéticos que não estão recebendo as tiras, insulina e remédios se eles também estão satisfeitos.

    Portanto, dobre a língua e deixe de ser puxa saco ou lambe botas de VANE e WENCESLAU e venha para o lado do povo, até que eles façam o dever de casa, obrigação maior, de quem se colocou à disposição da população para resolver os problemas da cidade, e que, por sinal, são muito bem pagos para isso.

    Na próxima vez, “PENSANTE”, PENSE bem antes de abrir a boca para não deixar sair ofensas ao povo de Itabuna e às pessoas que realmente se preocupam com nossa cidade.

    Viva o Controle Social, parabéns aos membros do Conselho Municipal de Saúde, não todos claro, que nunca se venderam para os PREFEITOS de plantão e sempre ficaram ao lado do povo de Itabuna.

    Cuidado, “PENSANTE” que DEUS sabe e vê tudo. Sua dívida com Ele deve estar muito alta.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *