WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


alba










julho 2013
D S T Q Q S S
« jun   ago »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

editorias





itao




VANE AGRADECE RENAN, MAS DIZ QUE “A ATENÇÃO BÁSICA DEIXOU A DESEJAR”

(Foto Pimenta).

(Foto Pimenta/Arquivo).

Com o semblante mais tranquilo que a quinta-feira de reuniões tensas, o prefeito Claudevane Leite participava nesta sexta á tarde (26) da inauguração da sede da Bahiagás em Itabuna. Ao lado do vice-prefeito Wenceslau Júnior e do presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, ambos do PCdoB, o prefeito dizia em entrevista ao PIMENTA que ainda não havia definido o nome do novo secretário da Saúde. 

O nome mais provável para o cargo, no entanto, participava da solenidade: o médico e empresário Eduardo Fontes. Vane desconversou quando questionado sobre o nome para o lugar de Renan Araújo, demitido por dificuldades de mostrar avanços em uma área. “Realmente, a atenção básica deixou a desejar, não funciona como gostaríamos”, disse Vane, reconhecendo o esforço do ex-secretário no retorno da Gestão Plena. Confira a entrevista.

BLOG PIMENTA – O que levou à demissão do secretário da Saúde?

CLAUDEVANE LEITE – Entendemos que uma das pastas mais complicadas é a Saúde e reconhecemos que houve um esforço muito grande de Renan [Araújo], mas esse é um momento de mudança, tomar outro rumo, sem briga. No momento que a gente entender que um secretário precisa ser mudado, que precisa de uma dinâmica diferente, a gente vai fazer isso.

PIMENTA – Mas qual o motivo específico da exoneração?

VANE – Nós avançamos em algumas áreas: Cedorf, Hospital de Base, retorno da Gestão Plena, mas, realmente, a atenção básica deixou a desejar, não funciona como gostaríamos. Temos problemas de estrutura e a maioria das unidades é alugada. Mas esse não é o motivo principal da saída dele. A gente entende que precisa de um novo rumo. Por isso, a mudança.

PIMENTA  – Essa mudança  significa avançar em quais áreas?

VANE – O Hospital de Base melhorou bastante. A gente pegou salários atrasados, saiu de 4 para 9 leitos de UTI, amanhã (hoje) vamos inaugurar a reforma geral do hospital, mas o que precisamos hoje é que a atenção básica funcione melhor. Itabuna, como todas as cidades do país, sofre com a falta de médicos. Nós entendemos que essa reivindicação da sociedade  pelo melhor funcionamento dos postos de saúde é legítima. Espero que em agosto, setembro possamos mudar essa realidade com os postos funcionando de uma melhor maneira.

PIMENTA – O senhor já tem algum nome para o cargo?

VANE – Durante a campanha, nós prometemos que os cargos seriam indicação política, mas nunca sem perfil [para a área]. Vamos buscar uma pessoa com perfil. Nessa necessidade urgente de fazer com que a atenção básica funcione, pessoalmente estarei trabalhando neste sentido para que essa dinâmica de melhoria nas unidades possa acontecer o mais rápido possível.

__________Vane4

Não há briga com nenhum partido, muito menos o PCdoB. O PCdoB é aliado, ajudou muito a gente, tem quadros importantes no governo.

__________

 

PIMENTA – Dá para conciliar essa função com a de prefeito, levando em consideração a complexidade da Secretaria da Saúde?

VANE – É como eu estou falando… Sou prefeito de todas as secretarias, da saúde, da educação, da infraestrutura, só que colocamos pessoas capazes em cada área. A gente sente hoje que a maior dificuldade da cidade é a saúde. Com certeza, vamos ajudar muito mais a saúde. Estamos mais perto, negociando pessoalmente, vendo a questão dos recursos, para que a gente possa fazer com que a atenção básica, tão criticada com razão pelas pessoas que precisam, funcione melhor.

PIMENTA – O secretário será do PCdoB ou indicado pelo partido?

VANE – Pode ser alguém do PCdoB, pode não ser. Mas eu sempre digo que, do secretário ao gari, a nomeação é do prefeito. Há a indicação, mas sempre a gente analisa.

PIMENTA – Pelo lado político, o senhor não teme um atrito se a indicação não for do PCdoB?

VANE – Com toda a sinceridade, não há atrito no governo. O governo está unido, tem objetivo. É um governo só, uma prefeitura só, um prefeito e todas as secretarias precisam vestir essa camisa que é a da gestão.

PIMENTA – Não há atrito?

VANE – Não há briga com nenhum partido, muito menos o PCdoB. O PCdoB é aliado, ajudou muito a gente, tem quadros importantes no governo… Nós estamos trabalhando com harmonia. Nós só sentimos que precisávamos dar uma nova dinâmica, uma dinâmica melhor à Saúde. Reconhecemos o papel de Renan, que foi útil, deixou coisas boas, mas entendemos que é preciso outra dinâmica.

PIMENTA – O senhor elogiou o trabalho no Hospital de Base. Paulo Bicalho é o nome escolhido para a secretaria?

VANE – Paulo Bicalho é um técnico, já foi secretário [da Saúde]  de Itabuna e de Camaçari, tem todas as condições, mas Paulo tem feito um trabalho fantástico no Hospital de Base. Paulo mudou a realidade do hospital. Quando chegamos, desculpe a expressão, o Base cheirava mal. Era uma situação muito ruim. Com a nossa determinação, confiança, Paulo, sem interferência política, conseguiu sanear o Hospital de Base. A tendência é que ele permaneça no hospital para que possamos ajudá-lo, principalmente após a vinda da Gestão Plena.

20 respostas para “VANE AGRADECE RENAN, MAS DIZ QUE “A ATENÇÃO BÁSICA DEIXOU A DESEJAR””

  • David Asperger says:

    Vane, nossa cidade está “comemorando” o 103º Aniversário… ..quais as obras? Centro da cidade pintado, capinado, varrido?

    Tenha ciência que sua gestão está deixando a desejar, pena que no seu caso, troca apenas de 4 em 4 anos…

    Por falta de opção, tive que votar no senhor… …era o menos pior….

  • Ricardo says:

    Entrevista com o Prefeito Vane:
    Entrevistador: Vane você completou quase 8 meses de governo e ainda não disse para que veio, agora no aniversário da cidade você não tem nada a dar de presente a população de Itabuna-BA?
    Vane – Como não tenho? vou dar a cabeça do secretario de saúde para ser servida em praça pública, no dia da cidade… quer presente melhor???

  • arlon sousa santos says:

    Que vergonha algumas pessoas já tinham comentado sobre o afastamento do secretário de saúde, não foi meramente pelo fato da pasta não ter avançado mais por troca de favores entre a nova gestão e a deputada Ângela que já tinha ordenado a pasta ao filho.

  • promotoria says:

    Pessoal… obras só de infraestrutura é fundamental, mas, precisamos verificar também obras como SANEAMENTO DAS DÍVIDAS, CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS JUNTO AO GOVERNO FEDERAL (o que significa que podemos gerir PROJETOS e executá-los), pagamento dos atrasados deixados pelo gestor anterior (maioria entrega a justiça e pronto)…, retorno do ESPORTE, redução da criminalidade (ainda em número grande, mas…) .dentre outros….
    Como querem infraestrutura…. RESTAURANTE POPULAR, BAHIAGÁS…
    Ainda teremos muito o que comemorar no decorrer do mandato… podem acreditar… Com relação aos Postos de Saúde, houve desvio das verbas em torno de 3 milhões na gestão anterior E A CULPA É DE VANE. Estamos arrumando a casa para depois colocar a mobília…o INVERSO não dá certo, ok?

  • Zeca Sobral says:

    O que lamento é isso, as pessoas dizendo que apostou em Vane e olha o resultado? Sinceramente? Era de se esperar, na verdade ainda não me surpreendeu, um ex vereador por 8 anos que a cidade não conhecia e ainda achavam que o nome “vane” era mulher… ta de brincadeira não é?

    Esse lance de anônimo ser da noite para o dia um alcaide, não dá certo, ou o cara tem experiência e serviço público prestado, ou nada feito, de teoria não vive e nem se come e sim de ação!

    Acorda Prefeito, para de ficar ainda insistindo nas mesmas palavras como “dinâmica” “entendemos” e “mudança” que nenhuma dessas são aplicadas e si ditas, você ainda Prefeito acha que está em campanha política, acorde moço… quieta que ta feio!

  • lindaura says:

    Gente, podemos ver explicitamente que tudo na cidade continua ruim, sabemos que a herança que o prefeito herdou foi das piores, e temos a convicção que em 6 meses não recuperaria o que foi destruído em 10 anos, mas não só a saúde, como infra estrutura, educação, saneamento… continuam péssimos na nossa cidade. Vane tem que assumir que de fato, há uma intriga entre os seus secretários e o PCdoB. Abre o olho VANE, tem muitos aí que deveriam cair também, são sangue-sugas, vieram de gestões passadas, com um passado negro. Como é o caso de Othon (da controladoria)e outros aí, pra ele esse cargo foi sopa no mel. Licitações, falcatruas é com ele mesmo. Vamos aguardar…

  • Raimundo Corrêa says:

    Meu Camarada, todos os prefeitos deixaram débitos, mais correram atrás,e não ficaram todo o mandato reclamando do anterior,vane não sabia disso, que vereador ele foi, o que vane fez contra os prefeitos anteriores, já sei, si preocupou com as diárias e contra-cheques dos funcionários,si passaram sete meses,e ainda estam culpando o governo anterior, vai trabalha vane.

  • nativo de itabuna says:

    Prefeito atenção básica não funcionou e nem vai funcionar porque lá os seus técnicos são incompetente e se não mudar a lerda a lenta a quem não diz pra que veio e so pensa na campanha futura do seu marido com essa carinha de anjo e espirito de demonio não vai funcionar Prefeito o seu corpo técnico não funciona. O Ex Prefeito de Itabuna Fernando Gomes na sua primeira gestão analfabeto deu um show. Renan tinha que sair sim, mais o desastre da atenção básica a coordenadora da atenção basica não suprir um aparelho de pressao em cada unidade? Mim Poupe me economize, até as enfermeira que querem mostrar para o que veio traz de seu próprio uso quando quer somar.

  • ELEITOR says:

    TIROU O SECRETARIO E OS COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA CONTINUAM?

  • COERENTE ANALIZADOR says:

    ENQUANTO OS PARTIDOS ADMINISTRAR A VIUVA NÃO AVANÇA, ENQUANTO RENAN CORRIA ATRAS A COORDENAÇÃO NÃO MOSTRAVA SERVIÇO, É O SEU CORPO TECNICO PREFEITO E VICE, EU NÃO VEJO RESPONSABILIDADE COM A SOCIEDADE,VEJO PERSEGUIÇÕES POR QUEM QUER CONTRIBUIR. QUEM É 10 É PERSEGUIDO SO VOCE PREFEITO FAZ DE CONTA FECHA OS OLHOS E O PCdoB DESTRUINDO SUA IMAGEM. OU O JOGO É PESADO

  • CLAUDINO DEM says:

    É POUCO TEMPO PARA O ATUAL GESTOR FAZER UM BOM TRABALHO AO QUAL FICARAM 8 ANOS E DESTRUIRAM A CIDADE, SO QUE FERNANDO E GERALDO MANDAVA E A DOENÇA O ESPIRITO DE AZEVEDO PASSOU PARA CLAUDEVANE ELE SENTOU NA CADEIRA MALDITA SEM FAZER UM CULTO DE LIBERTAÇÃO FORTE ESTA AI O DESASTRE E NÃO VAI MELHORAR POIS A FERIDA CRONICA VEM DE MUITOS ANOS, FORA OUTROS DETALHES.

  • promotoria says:

    Zeca… explique como adquire experiência…. pelo que disse ninguém vai ser prefeito pela primeira vez…. tem que partir prefeito já de terceira sem passar pela primeira?
    É igual a colocar o cartaz: precisa-se de empregado, com experiência. Se fosse cumprido à risca, ninguém estaria empregado.
    Só vou começar a criticar negativamente depois de 01 ano, por enquanto, só ponderações, sugestões, críticas construtivas, etc….
    Claro que precisa de alguns ajustes, mas, convenhamos, ainda é cedo para quem pegou as últimas administraçoes um caos.
    Hoje vi comentários que Geraldo Simões estava bem na pesquisa, mas, ao ler, vi que ele tinha 28% de abordagem positivas e 37% de negativa, ou seja… PRECISAMSO INTERPRETAR…..

  • Henrique says:

    Que alcaide mais sem noção!!!! Exonera um incompetente e convoca um empresário do ramo hoteleiro, que por acaso é médico mas não é referência nem na especialidade dele, quanto mais no conhecimento de Saúde Pública e Gestão em Saúde.
    E o absurdo dos absurdos é sua excelência ousar dizer que “nessa necessidade urgente de fazer com que a atenção básica funcione, pessoalmente estarei trabalhando”…
    Se o Deus que o senhor prefeito crê, e eu também creio, permitiu que ele fosse uma pessoa limitada, é para que acolha com humildade tal realidade, apesar de já ter sido vereador e atualmente a autoridade maior da cidade, e tenha um lampejo de competência, colocando um técnico para verdadeiramente organizar o que um político não conseguirá.

  • Dada says:

    Itabuna ,cidade mãe,acolhedora da região,berço da civilização,trajeto principal do escoadouro do cacau,mãe comercial.Tem um serviço saúde péssimo e um governante cego visual,coloca um dr. empresário para secretário de saúde,que nem nas plásticas foi triunfal ,imagine que desgraça total.Pior por pior ficaria o atual.Diante tantos médicos,uma escolha visual pela auge da fama e esqueceu do primordial.De um médico real,competente e ideal para assumir compromissos para uma saúde legal.Meus pêsames prefeito Vane por esta escolha irracional.

  • chapa says:

    Reparem na cara dele,como quem diz:”PQP,em que m… me meti??”
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • solução says:

    Prefeito Vane, para o bem da saúde de Itabuna, um bom nome hoje para assumir a saúde de Itabuna e messias boaventura ex secretarío de saúde de porto seguro.

  • solução says:

    Vamos levar o nome de messias boaventura ao prefeito vane.

  • Senhor says:

    Não conheço o sec de saúde anterior. Não quero nem entrar na discussão que sua exoneração seria meramente a famosa politicagem. Será que o prefeito não pensa que trocar de secretário NÃO vai resolver os problemas. Resolve os problemas investindo, planejanto, trabalhando, roubando menos, não deixar a “fatia da maquina pública ser tão fatiada”. Isso muda alguma coisa. Não apenas trocando de pessoas, como se troca de sapatos. Pois vejo a anos: não tem remedio, não tem profissionais, troca o sec de saude, troca o diretor, etc. Não tem merenda, livros, aulas, troca o sec de educação.
    Quando os responsáveis vão acordar, ou melhor, agir, pois saber que é assim que se procede, já sabem.

    PS: parabéns à equipe do Pimenta pelas perguntas claras e diretas.

  • Ivaldo Luiz Mendes de Oliveira says:

    TITULO ORIGINAL: ADEUS, CINCO LETRAS QUE CHORAM

    MUSICA DO SAUDOSO: FRANCISCO ALVES

    CANTA O CORAL: SUL DA BAHIA

    ” R E N A N ” CINCO LETRAS QUE FEZ MUITA GENTE CHORAR
    1 2 3 4 5

    ADEUS, ADEUS, ADEUS
    CINCO LETRAS QUE FEZ CHORAR
    NUM SOLUÇO DE DOR
    ADEUS, ADEUS, ADEUS
    É COMO O FIM DA SAUDE
    CORTANDO A ENCRUZILHADA
    PONTO FINAL DE UM ROMANCE DE AMOR

    QUEM PARTE TEM OS OLHOS RASOS D’ÁGUA
    SENTINDO A GRANDE MÁGOA
    POR SE DESPEDIR DE QUINZE MIL REAIS
    VANE E WENCESLA,LAU TAMBÉM FICAM CHORANDO
    COM O LENÇO ACENANDO
    POR QUE VÃO PARTIR TAMBÉM

    ADEUS RENAN, ADEUS RENAN, ADEUS TCHAU…

  • Paulo Fernando says:

    É uma falta de vergonha essa política descabida, todos estão cansados de saber que a exoneração de Renan não passa de manobra política vergonhosa para um gestor que sobretudo se intitula cristão!!!! Vane, mais respeito, o povo não é burro!!!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário








WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia