Tempo de leitura: 2 minutos
Moradores interditaram ruas e posto de saúde no Santa Inês (Foto Marli Vitória).
Moradores interditaram ruas e posto de saúde no Santa Inês (Foto Marli Vitória).

Cerca de 200 moradores do Santa Inês interditaram as principais vias de acesso ao bairro nesta manhã de quarta (31) e fecharam a Unidade de Saúde da Família Corbiniano Freire. Eles cobram mais médicos, equipamentos, ampliação do Programa Saúde da Família e reforma da unidade.

Além das obras e ações em saúde, os moradores cobram pavimentação da Rua de Mutuns e transversais, água encanada, ampliação da rede de esgoto e melhoria no campo de futebol do bairro e aumento das linhas de ônibus que atendem ao bairro.

Durante o protesto de quase três horas, a Avenida Bionor Rebouças e a Rua Nova foram interditadas com barricadas com pneus e madeira.

Moradores ocupam posto de saúde e interditam unidade (Foto Marli Vitória).
Moradores ocupam posto de saúde e interditam unidade (Foto Marli Vitória).

Segundo o líder comunitário Gilvan Barbosa (“Júnior”), a reforma da unidade é cobrada pelos moradores há nove anos. “Sempre há reforma de postos, mas nunca o do Santa Inês”, afirma. “Na verdade, não é reforma. Tem que construir outra unidade”.

Conforme Júnior, há dentistas, mas falta material para atendimento. O bairro conta com apenas uma equipe de Saúde da Família para atender a toda a comunidade, que hoje tem quase 10 mil pessoas.

O forro da unidade de saúde virou abrigo para morcegos, o que provoca forte odor. As agentes de saúde, segundo Júnior, estão sem sala para reuniões.

Ônibus ficaram retidos durante o protesto dos moradores (Foto Pimenta).
Ônibus ficaram retidos durante o protesto dos moradores (Foto Pimenta).

POSTO SERÁ REABERTO SÓ APÓS ACORDO
Os moradores passaram cadeado no portão da unidade de saúde. A promessa é só reabrir a unidade quando representantes do governo municipal sentarem à mesa para conversar com representantes da comunidade.

Posto de saúde é fechado após protestos contra condições precárias (Foto Pimenta).
Posto de saúde é fechado após protestos contra condições precárias (Foto Pimenta).

CONFIRA VÍDEO DO PROTESTO NA TV PIMENTA

14 respostas

  1. Continue dando credibilidade aos Azevedista que voce vai se da bem Prefeito e os seus jogue fora. Azevedo e Fernando crescendo e ja articulando,é uma pena que o PCdoB e voce Vane prefira assim a volta deles.infelizmente eles retorna a Prefeitura e s cabos eleitorais são voces. é uma pena

  2. Nove anos para fazer a reforma e eles querem com 07 meses que o Governo faça, gostaria de saber porque não reivindicaram antes? Prefeito continua com os 25 mandando e administrando se todo mundo é mais todo mundo do 25 é 10 de amar tanto o 25 comprou um carro com a placa 2525 lutamos pela mudança pois somos humilhados na saúde, na maioria dos postos somos tratados com descaso e a mudança não veio o descaso continua na saude os 25 mandando e agora humilhando quem precisa de um atendimento de um medicamento com a receita na mão o remédio na unidade os donos das Farmacias não libera faz agente de joguete. Falta de respeito com os usuarios

  3. VOLTA AZEVEDO VOLTA FERNANDO FAREMOS SUA CAMPANHA ESTAMOS AQUI PARA CONTAR COM VOCÊ, A SAÚDE ESTA AQUI PARA SOMAR COM VOCE. ESTES OITO ANOS COM VOCES DESEJAMOS A SUA VOLTA

  4. Todos perdidos e dizem que não exonera não rebaixam os cargos porque não tem corpo tecnico, e na transição um careca disse que voces não tinha pessoas sua capacitadas para assunir os cargos que materia os azevedistas, menosprezando quem te elegeu, e esta ai as articulações contra seu governo

  5. Vane4 pegou a pior epoca tudo é motivo de protesto, na epoca de azevedo não fazia nada perguntei a um morador quanto tempo ele tinha estoto e a rua não estava alfaltada tinha 3 anos porque vc vem se manisfestar só agora ele tem todo direito de se maisfestar mais culpa o prefeito atual pela zona que esta ai
    é demais

  6. é louvável as manifestações só não entendo por que esperaram 9 anos para fazer 1 de Geraldo 4 de Fernando 4 de Azevedo e sete meses de vane já tá ficando sem graça alguém procurou o prefeito para conversar estão querendo que o prefeito atual concerte em sete meses o que Geraldo Fernando e Azevedo quebraram em 9 anos certo que o prefeito tem trabalhar tem muito trabalho pela frente mas as cobranças são desnecessária é preciso agir com coerência a perseguição a vane tá grande de um lado o ministério público do outro lado as viúvas de Azevedo…

  7. ESSE POVO ESTAVA AONDE ESTES OITO ANOS DE ABANDONO? O PROBLEMA TÁ AI DESDE A ÉPOCA DO ONÇA COMO DIZ MEU PAI E ESSE POVO NÃO FEZ NADA , AGORA QUER QUE DE CONTA DE TUDO AINDA SEM DINHEIRO TUDO DESTRUÍDO.

    PARECE ATÉ QUE TAMBÉM NÃO VÊM O PROBLEMA TODO DIA NA TELEVISÃO, DEPOIS FICAM OS MÉDCOS ACHANDO RUIM CONTRATAR MÉDICOS DE FORA PARA ATENDER ESTE POVO.

  8. azevedo humilhou esse povo durante 04 anos e ninguém aí dava um pio….. agora tá querendo que vane faça milagre. vote em azvdo outra vez.

  9. BOM DIA,

    GOSTARIA DE SABER PORQUE O ALERTA TOTAL DE TOM RIBEIRO NÃO MOSTRA ESTAS MANIFESTAÇÕES? A SANTA CRUZ TAMBÉM NÃO APRESENTA, SERÁ FALTA DE PESSOAL PARA FAZER A COBERTURA?

  10. Pessoal do Pimenta,

    Quando VANE vai nomear o novo secretário de Saúde? Amanhã já faz UMA SEMANA e ainda não temos um nome. Gostaria que vocês da imprensa fizesse essa justa cobrança ao prefeito. Sexta passada no alerta toal, ele disse que ia anunciar o novo nome já na segunda-feira e até agora nada.

  11. Só os funcionários do PST e Terceirizados da Direc 7 é que não fazem nenhuma manifestação. Porque será, hein? O pimenta poderia averiguar isso lá.

  12. Esse protesto não nasceu da vontade popular, foi articulado pelos agentes de saúde da comunidade com o aval do enfermeiro da unidade de nome dino. Peguem as provas no face e tomem as medidas cabíveis. Não podemos aceitar que profissionais pagos com o dinheiro público estimule a desassistência para desgastar um governo recém empossado e que vem tentando resolver os problemas herdados dos últimos oito anos de desmando na cidade. Eles querem desqualificar a gestão porque estão sendo chamados ao trabalho, acabou a era do faz de conta, das constantes folgas, de receber de Itabuna e considerar bico, estabelecendo viculos com outras instituições.

  13. NOIS FIZEMOS SIM O PROTESTO NA GESTÃO PASSADA QUEM TA FALANDO ISTO E POR QUE TEM SALARIO DA PREFEITURA E SO SIM IMPORTA COM VCS MESMO

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *