Tempo de leitura: < 1 minuto

buziosColuna Tempo Presente (A Tarde):

ACM Neto lidera (disparado), seguido de Paulo Souto e Geddel, todos da oposição. A banda governista vem atrás, com Lídice da Mata na frente (em todas) seguida de Walter Pinheiro, e na rabeira, Otto Alencar e Rui Costa.

Em síntese, é isso que todas as pesquisas feitas este ano para aferir o cenário apontam. O que isso quer dizer? Muito pouco. Sinaliza que o governo, lá e cá, passa por um momento difícil e a oposição se anima com isso. Só.

Pesquisas para possibilitar diagnósticos densos teriam que ser feitas como as de Nate Silver, âncora do blog do The New York Times. Ele virou sensação nos EUA porque em 2008 acertou os resultados das eleições presidenciais em 49 dos 50 estados  ano passado em todos, antecipando a vitória de Obama.

O que ele fez: contratou (e o jornal pagou) pesquisas sequenciadas em períodos intercalados, quantitativas e qualitativas, em todos os estados, que produziam relatórios detalhados sobre as conjunturas econômicas e políticas de cada um deles.

Aqui, nós só contamos com pesquisas esporádicas e assim mesmo pagas pelos interessados (que só divulgam o que lhes convém) e mais os búzios.

No nosso terreiro, nem Dilma age como Nate, por isso não viu as insatisfações que explodiram nas ruas. O que agravou a situação para o nosso lado, produzindo um cenário tão difuso que até os búzios estão confusos.

5 respostas

  1. Acho tendencioso e parcial o comentário, não a pesquisa, quando só se aponta o Governo Dilma como principal responsável pelo momento de insegurança quando os estados são governados por partidos todos dispares mesmo que em alguns se façam coligações. Acho vergonhoso um jornal como A TARDE se prestar a dar uma informação pela metade?

  2. Moleza, já era de esperar. Fisiologismo aqui. – Para parecer um governo carlista. Não foi para isso que o povo votou no PT, distante do povo e dos seus anseios, (concordo com as pequisas); e lá em Brasília a mesma coisa, ou até pior, ex.: Maluf, só para ilustrar. A plataforma política do partido era outra, o povo entendeu, misturou demais. Em suma, é o poder pelo poder!

  3. M.Estrela…. o projeto fomos nós que fizemos a mudança, tipo: Lula tentou a primeira vez com o ideal petista, não conseguiu…. foi para segunda… não conseguiu…. terceira…. não conseguiu. Como ele queria governar para ajudar aos mais necessitados pensou: o povo não quer como estava idealizando, então, vou ter que fazer ALIANÇAS com outros para que consiga o meu intento. Se elegeu e cumpriu boa parte do que prometeu, governando para os mais necessitados. Entendamos que a coisa não se conserta tão rapidamente. Apesar dos DESVIOS (desde a época do Descobrimento), as coisas melhoraram.
    Foi ótimo o clamor do povo, considerando que as coisas tendem mais a melhorar. Agora, comparar o tempo de ACM (era mais prefeito de Salvador do que Governador), é dose.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *