Tempo de leitura: < 1 minuto
Área da Fazenda Santa Maria invadida nesta segunda-feira.
Área da Fazenda Santa Maria invadida nesta segunda-feira.

Grupos armados e autodenominados tupinambás intensificaram as invasões a propriedades rurais nas regiões de Buerarema, Una e São José da Vitória. Desde o domingo (11), cinco fazendas foram ocupadas por grupos que têm como líder o irmão do cacique Rosivaldo Ferreira, o Babau. Gil já esteve preso por descumprir mandados judiciais e invasões em 2010.

Ontem (12), um grupo expulsou da Fazenda Santa Maria famílias de trabalhadores rurais e o proprietário, José de Oliveira Costa, de 84 anos. Segundo um dos filhos de José de Oliveira, o grupo impediu a retirada de móveis e outros pertences. Gil condicionava a liberação dos móveis à entrega de armas. “Pensavam que tínhamos arma”, afirma Ricardo Amaral, filho do produtor.

Antes da invasão ontem, três homens estiveram na fazenda no sábado (10) e deixaram a propriedade diante do ataque de cães de guarda. O trio, segundo Amaral, disparou tiros contra os animais. Os homens foram reconhecidos como os mesmos de uma invasão em maio do ano passado, quando atiraram contra trabalhadores e balearam uma mulher grávida.

Ontem, no retorno, os homens chamaram um dos filhos do produtor José de Oliveira. “Quando meu irmão percebeu, tudo já estava cercado”, afirma Amaral. Uma vaca foi abatida pelos invasores para que fosse feito churrasco. As fazendas ficam na região disputada pelos tupinambás.

6 respostas

  1. Índio verdadeiro , não faz isso! quem faz é bandido! Onde estão os poderes para impedir essas nefastas invasões? Quem não sabe que a saída do País é através da agricultura e não do achincalhe e do desmando e do esbulho? Com a palavra Quem?

  2. De onde saíram esses índios, gente do céu? Os pais de Babau, Seu Lírio e Dona Maria, eram donos do Terreiro de Candomblé mais famoso do Sul da Bahia. Até o finado ACM frequentava… E agora, por força, do PCdoB, do PT, do MPF e de umas ONGs, se transformaram em Tupinambás? A FUNAI de Ilhéus ia ser fechada, mas num passe de mágica ressuscitaram cerca de 3.000 índios tupinambás! O relatório da antropóloga portuguesa foi feito sob “influência do PC do B. Além disso, foi contestado pelo político do próprio PT, Geraldo Simões, pela sua grande cara de pau e parcialidade!
    Cadê os homens do Sul da Bahia? Cadê a Justiça? Cadê a Polícia Federal?

  3. Pq estes índio não vão lá para o norte do estado(O sertão)a mesma coisa são estes sem terra?Só querem encontrar as terras prontas,90% ai não são índios;Cambada de preguiçosos,a funai da ousadia com apoio de muito que querem achar terra fácil…Depois de décadas,isso agora é moda é Brasil…

  4. Quanta falta Lampião nos faz nessas horas, pois foi um homem guerreiro que lutou contra as forças do estado buscando justiça, pois seus pais foram mortos e ele procurou a justiça por dois anos e nada conseguiu, estar faltando agora surgir um novo Lampião.

  5. Até quando o sul da Bahia vai continuar sendo vítima desses agressores. Até quando vamos ter que conviver com a falta de impunidade, será que vamos ter que fazer justiça com as próprias mãos??? Será que vamos ter praça de guerra nas terras do sem fim?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *