Tempo de leitura: 2 minutos

Homens da Força Nacional deixam bases de pacificação (Foto Gilvan Martins/Pimenta-Arquivo).
Homens da Força Nacional em ação de reintegração há dez dias (Foto Gilvan Martins/Pimenta-Arquivo).

A Força Nacional de Segurança confirmou o anunciado e desmontou a base de pacificação erguida na Fazenda São José, na região de acesso à Serra do Padeiro, em Buerarema, neste final de semana. Caminhão-guincho e veículos foram contratados para fazer a retirada da estrutura.
A retirada da base ocorreu após ordem do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A base foi a segunda montada pela Polícia Federal e pela Força Nacional de Segurança (FNS) na região de 47,3 mil hectares disputada por agricultores e índios e autodeclarados tupinambás e tornou-se alvo dos indígenas.
A instalação permitiu que quatro propriedades fossem reintegradas pela PF e FNS. Depois da desmontagem da base de pacificação, todas as quatro fazendas foram novamente ocupadas pelos indígenas no final de semana.
– Existe uma omissão das autoridades, uma briga entre os poderes. A Justiça manda reintegrar, a Federal e a Força Nacional reintegram e o governo não pune os invasores –  lamenta o vice-presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Buerarema, Alfredo Falcão. 

Falcão teme a retomada da onda de violência, principalmente em Buerarema, por causa do recuo do Ministério da Justiça. “Para pegar fogo aqui, é só riscar o fósforo”, disse o produtor ao PIMENTA ao retratar o clima de tensão na área após a retirada de uma das bases de segurança. 
A região disputada por agricultores e indígenas possui cerca de 800 propriedades, das quais aproximadamente 100 foram invadidas nos últimos anos por quem se autointitula tupinambá. “Aqui não há propriedade grande, mas há um clima de terror. Todos andam de cabeça baixa, temem ser o próximo alvo”, diz Falcão.
GOVERNO RECUA APÓS CRÍTICAS DO CIMI E PROCURADOR
O recuo do Governo Federal na estratégia de reintegração de fazendas se deu depois de críticas do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Ligada à Igreja Católica, a entidade de defesa dos indígenas disse que o governo havia optado por “militarizar” a região em conflito.
As críticas foram intensificadas, também, pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que se mostrou contrário às reintegrações por meio de liminares.
RETOMADA DAS INVASÕES EM ITAJU
O final de semana também foi de apreensão para produtores rurais do município de Itaju do Colônia. Pelo menos três propriedades foram invadidas por pessoas que se identificam como pataxós.
As invasões no município surpreenderam lideranças rurais, pois a área está totalmente demarcada. “Estão invadindo propriedades fora do alvo da decisão do Supremo Tribunal Federal”, disse um produtor ao PIMENTA. Existe a ameaça de invasão a outras duas propriedades nas próximas horas.
Produtores acreditam que as invasões em Itaju sejam estratégia dos indígenas para tirar o foco de Buerarema e dispersar as forças de segurança federais (PF e Força Nacional).

9 respostas

  1. Nao tem problema! resposta será dada nas eleições!Goveno frouxo tem mais é que se lascar!!!@#$$##@@*&&(&¨%$ Exército desmoralizado, policia Federal idem Meu Deus!!!! nao sei aonde vamos parar!!!!!!!

  2. Itaju do Colônia está vivendo novamente dias de tensão por conta das invasões por pretensos índios que afirmam ter direito à terras particulares, fora das demarcações, ou seja nada em questão com as terras já julgadas pelo Supremo Tribunal Federal. Esse é o País que receberá delegações de jogadores de todo o mundo? O que eles farão para se proteger? Afinal se um bando de vândalos decidir que eles não devem jogar, eles não jogarão. Pois aqui neste País não há segurança, muito menos garantia de vida para pessoas de bem. Ameaçadas em sair de suas próprias casas para dar lugar à bandidos, afinal, não me convenço que essas pessoas tenham ligação com indígenas, pois as terras deles já estão devidamente distribuidas na região ocupada em Itajú do Colônia. Acredito que exista uma força maior por trás destas ocupações, e que uma investigação deveria ser levada adiante. Não basta invadir, reintegrar a posse, ocupar novamente, etc… é mais que necessário punir os culpados pelos atos de vandalismo. Se atitudes como estas ganham força e as autoridades competentes nada fazem, para que manter estas autoridades no poder? Para ver a desgraça dos nossos filhos? Existe gente boa neste País sim, com sede de trabalho, que honra a confiança depositada em cada voto que recebe.
    Definitivamente, o Brasil não é um País seguro, a Bahia dá medo!!!!!!

  3. Em Itaju do Colonia grande parte da culpa dessas invasões são dos próprios fazendeiros que em sua maioria se prestaram ao ridículo de alugar suas antigas propriedades dos supostos índios a troco de ficarem nas terras,isso incitou esses bandidos a invadirem novas propriedades buscando o mesmo,simplesmente alugar as terras aos próprios fazendeiros,um desses fazendeiros é justamente um representante do poder legislativo(Sr. Paulo Magalhães).Dessa forma essa bandidagem só aumenta,tudo movido pela ganancia, porém agora não é mais caso de justiça e sim de policia.

  4. Infelizmente estamos vivendo num país sem governo.Minha gente, até quando suportaremos o desgoverno do PT na Bahia e no Brasil? Os bandidos, travestidos de indígenas, invadem, destroem e matam cidadãos de bem e nada acontece.Esse é o Brasil do PT.Graças a Deus nunca votei nesses que governam a Bahia e o Brasil…..

  5. Por incrivel que pareça estou com saudades de ACM. Duvido que na Bahia estando ele governador deixaria acontecer ou prorrogar essas invasões. Mas, os governos atuais dizem que o povo tem que se manifestar. Mas esquecem do direito de um termina quando o do outro começa. O que diz a constituição em relação ao direito a terra. Quando essas manifestações vai contra a lei maior, nossa constituição os governos teem como controlar????? Fica a reflexão……..

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *