Tempo de leitura: 2 minutos
Rui defende PPP para resolver problema da água e esgoto em Itabuna (Foto Pimenta).
Rui defende PPP para resolver problema da água e esgoto em Itabuna (Foto Pimenta).

O governador Rui Costa citou a possibilidade de uma parceria público-privada (PPP) como possível solução para financiar obras de saneamento básico em Itabuna. O município sul-baiano é responsável pelo serviço de saneamento, mas não dispõe de recursos para ampliar a rede de abastecimento de água nem para coleta e tratamento de esgoto.

“Não é possível Itabuna continuar sem esgotamento sanitário, com o perfil e o tamanho da cidade”, disse Rui, lembrando que o serviço é municipal, mas precisa de barragem, adutora e sistema de esgotamento sanitário e não dispõe de recursos. “Vamos discutir uma parceria (Embasa-Emasa) ou até PPP (Parceria Público-Privada)”, disse ele. A definição deverá sair em até dois meses, a depender das conversas com o prefeito Vane. O município trata apenas 14% do esgoto produzido.

SAÚDE DE ITABUNA

Costa disse que, após o planejamento para o estado em 2015, conversará com o prefeito Claudevane Leite, na próxima semana, para propor solução para o financiamento da saúde pública em Itabuna. O prefeito diz que os recursos têm sido repassados a menos em cerca de R$ 1,5 milhão.

Ele afirmou que defenderá a regionalização da saúde. Para isso, precisará da aprovação dos legislativos municipais e estadual. “Até o final do mês, apresento aos prefeitos e, no primeiro semestre, aprovaremos nas câmaras municipais essas leis e iniciar, no segundo semestre, a construção desses equipamentos (policlínicas regionais), como já é feito no Ceará”.

O governador esteve em Itabuna nesta segunda (19) para inaugurar o novo posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que funcionará no Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). A capacidade, segundo o governo, será para 30 mil atendimentos mensais. Manoel Chaves Neto, do Grupo Chaves, disse que os investimentos no novo SAC chegam a R$ 1,55 milhões.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *