Tempo de leitura: < 1 minuto
Agora, universidade é, oficialmente, UFSB  (Foto Gabriel Oliveira).
Agora, universidade é, oficialmente, UFSB (Foto Gabriel Oliveira).

A Câmara dos Deputados pôs fim ao debate quanto à legalidade do uso da sigla UFSB para designar a Universidade Federal do Sul da Bahia. A instituição, ainda em 2013, fez enquete em seu site provisório para a escolha da sigla. Deu UFSB, por pequena margem e baixa votação.

A universidade foi originalmente batizada Ufesba. O reitor Naomar Almeida foi sempre contrário a ela. O professor expôs motivos para tal em artigo aqui no Pimenta (relembre).

Hoje, a Comissão de Educação da Câmara aprovou projeto de lei da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) que altera a sigla, agora oficialmente, para UFSB.

A discussão foi necessária, pois nem mesmo o sistema do Governo Federal reconhecia a sigla UFSB, adotada tempos depois da criação da universidade federal. Os campi da universidade funcionam em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Uma resposta

  1. O que deveria fazer jus o nome desta Universidade,Frei Ludovico de Livorno,o mesmo foi o primeiro mestre em “civilizar” os nativos em 1817. Cuja abertura da mata e edificando um povoado dando nome Sítio das Árvores Ferradas,pelo qual,o governador da província da Ba.Dr. Venâncio Lisboa,sancionou a lei 1.425 em 1874, criando freguesia de Dom Pedro II, em homenagem ao Imperador do Brasil,o que a população batizou carinhosamente até hoje de Ferradas. Pag.11.

    Nos países desenvolvidos edificam universidades pelas quais se insere ensino de qualidades no desenvolvimento das pesquisas,ciências focada no desenvolvimento científico da renovação e empreendedorismo de uma nação.

    Educação vai além,não se prende em geração de riquezas,mas o comprometimento e múltiplas possibilidades,liberdades,respeito,ética,caráter e profundo respeito e humanismo que são valores essências numa sociedade.

    As crianças desde os 3 e 5 anos são as maiores riquezas de uma nação e são desta maneira tratadas como seres humanos, e a formação dos professores são voltadas para o bem estar e segurança dos alunos e o quanto aqui no Brasil; as crianças nem escola as têm e são tratadas como indigentes e os professores, cuja formação ideológica.

    Educação nos últimos 12 anos no Brasil,foi ignorado a máxima,o que o presidente
    dos Estados Unidos,Abraham Lincoln,usou a palavra o “furou da novidade”gente sem educação especial,porem,voltado e agarrado na sua ferramenta de trabalho e contribua com suas atividades de inovações,pequenas e grandes empreendedorismo.

    Hoje sobre educação se fizer um ranque nos 7O pises melhores pontuado,o Brasil fica na rabada,é a prova inconteste que não se investiu e se perdeu duas décadas em investimento em ciências e tecnologia.

    O Brasil preferiu trilhar pelos caminhos da demagogia e ideologia na educação,o que se privilegiou os sindicatos e grupos corporativos alicerçado numa farsa e mentiras por traz da propaganda ideológica.

    Fato que nestes últimos 12 anos no Brasil,o “governo” além de não criar e nem incentivar o empreendedorismo e inovação, principalmente nas regiões mais carentes que são o Norte e Nordeste do Brasil, fizeste o contrário,resgatou à política que antes condenara que era o assistencialismo.

    Se uma nação quer ser próspera,nunca use recurso do tesouro pra incentivar o consumo e não criem universidades de cunho ideológico e corporativo político e traga inspiração das universidades de 1º mundo cujo interesse é o país. O que se
    inseria a própria mudança de nome desta Universidade,Frei Ludovico de Liverno.

    Fonte. Itabuna Minha Terra. Autor.Adelino Kfoury Silveira.

    Fonte. Revista Veja,21 de Abril de 2O15.
    Entrevista. Edmund Fhelps,Prêmio Nóbel de Economia,2OO6.

    Fonte. Soraia Schutel,Educação e Sustentabilidade. internet.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *