feira da uescComeça na próxima segunda (26), às 18h30min, a 3ª Feira do Livro da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz) com a promessa de reunir grandes nomes da literatura e do cenário acadêmico sul-baiano. Bate-papo literário “Leituras em movimento”, com a escritora Ana Maria Gonçalves, o poeta Lourival Piligra e o sociólogo e livreiro Luiz Guilherme de Beaurepaire, abre a programação. Haverá lançamento coletivo de 20 publicações da Editora da Uesc (Editus).

Até o dia 30, a venda de livros da Editus e das principais editoras universitárias do país ocorre no foyer do auditório central da Uesc. No estacionamento da Biblioteca da Uesc, a Fundação Pedro Calmon, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, promove a Feira Móvel de Livros, com obras de autores baianos, a partir de R$5,00.

No mesmo espaço, a Fundação também promoverá ações de contação de histórias, brincadeiras e leituras na sua Biblioteca Móvel, a Bibex. É nesse local também que o público poderá conferir o livro Itinerante Tonico descobre que é de todo lugar, da autora Maria Luiza Santos, um projeto criado pela Rota Transportes.

A empresa também levará ao evento a sua unidade móvel de leitura digital, o Rota da Educação, e uma ação interativa para crianças em parceria com o projeto Lápis na Mão, da TV Santa Cruz. A empresa também é parceira da Editus no projeto “No caminho tem um livro”, que será lançado na manhã do dia 29, no Auditório da Torre Administrativa da UESC.

Também no dia 29, a professora Maria Luiza apresentará sua outra produção literária, o livro Fluxos Contemporâneos, reunindo os professores que contribuíram para a sua pesquisa sobre o capital humano e acadêmico-cultural para a reconfiguração da região do cacau.

EVENTOS PARALELOS

Entre os eventos paralelos à Feira, está o I Encontro de Culturas Populares e Identitárias do Litoral Sul da Bahia, que ocorrerá de 26 a 29. A programação será composta por palestras, oficinas, cursos, mesas de diálogos e apresentações culturais.

O Seminário da TV Uesc, nos dias 26 e 27, traz como tema “O audiovisual como leitura de mundo”. Entre as atrações, workshops e mesa-redonda com profissionais da Rede Globo, Canal Futura e TV UFOP, além da presença do professor Nelson Pretto (FACED/UFBA).

A Biblioteca da Uesc, em comemoração aos seus 40 anos, promoverá exposição sobre a sua história, além de uma campanha de preservação e conservação do acervo.

Já o Departamento de Letras e Artes, promoverá o I Ciclo de Palestras do DLA, que discutirá temas como formação de leitores, arte e intertextualidade, literatura e outras temáticas ligadas ao universo da leitura, nos dias 27 e 28, pela manhã.

Assim como ocorreu em 2014, O Proler é mais um parceiro da Feira, com a realização do seu XII Encontro Local. O evento será composto por oficinas que serão realizadas ao longo de toda a semana. Os temas são variados e envolvem desde a inter-relação da leitura com outras linguagens, tais como o audiovisual e o rádio, às especificidades da literatura e da produção de textos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no blog da Feira, pelo link http://feiradolivrouesc.blogspot.com.br/p/oficinas-e-cursos.html

Outra novidade da edição 2015 da Feira é o I Fórum Fazer Literário, que ocorrerá a partir do dia 27 em Ilhéus. Compõem o evento apresentações artísticas, como o sarau literomusical e a exposição fotoliterária, e rodas de diálogos sobre políticas públicas e a produção literária no sul da Bahia, algumas delas em parceria com a Fundação Pedro Calmon, que também levará a sua Biblioteca Móvel e a Bibex para o centro da cidade com atividades para o público infantojuvenil.

A programação completa da Feira do Livro da UESC está disponível no link http://feiradolivrouesc.blogspot.com.br/p/blog-page_10.html. As novidades também podem ser acompanhadas pelo Facebook na página Editus – Editora da UESC. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (73) 3680-5674 ou 3680-5170 e pelo e-mail feiradolivrouesc@gmail.com.