Tempo de leitura: 2 minutos
Itabuna ampliou quantidade de testes, hoje feito em 10 unidades básicas.
Itabuna ampliou quantidade de testes, hoje feitos em 10 unidades básicas.

Números do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cepart) revelam que existem 1.356 pessoas com HIV/Aids em tratamento em Itabuna, sendo 774 pessoas com Aids e 582 contaminadas pelo vírus transmissor da doença.

Suse Mayre Martins Moreira Azevedo, coordenadora do Cepart de Itabuna, diz ter havido crescimento de 15% na notificação de casos da HIV/Aids neste ano se comparado com 2014. A descoberta de mais casos, segundo a coordendora, está relacionada ao maior número de testes rápidos.

Amanhã (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids, haverá Feira de Saúde, na Praça Olinto Leone, centro, onde serão feitos testes rápidos para HIV, além de palestras e distribuição de material informativo e preservativos. A programação começa às 9h e será encerrada às 16 horas, marcando o lançamento da campanha Dezembro Vermelho.

A campanha desenvolvida pelo Cepart, segundo Suse, busca fomentar ações de prevenção e diagnóstico do HIV e da doença durante todo o mês. A programação inclui Pit Stop da Prevenção, quando equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde vão atuar em cruzamentos da cidade (Juracy Magalhães, shopping, Centro Comercial, FTC, Cinquentenário e São Caetano) na distribuição de material informativo e preservativos.

Na sexta (4), haverá o Fique Sabendo, com realização de Teste Rápido para HIV, palestras e distribuição de material informativo e preservativos no Bairro São Lourenço, das 9h às 13h”. A meta, segundo Suse, é realizar 300 testes rápidos, o que representa 30% mais, já que no ano passado a meta estipulada pela equipe foi ultrapassada com a execução de mais de 200 testes rápidos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *