Tempo de leitura: < 1 minuto
Uesc tem nova paralisação de docentes (Foto Robson Duarte).
Uesc tem nova paralisação de docentes (Foto Robson Duarte).

Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) decidiram paralisar as atividades nesta terça (1º) e realizar ato público contra o que chamam de “duros ataques do governo Rui Costa (PT) às universidades públicas e aos direitos trabalhistas”.

Nesta terça, serão realizados na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) audiência pública e um ato unificado das quatro Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs) contra o decreto nº 16.417/15 e o corte do adicional de insalubridade na folha de novembro.

A diretoria da Associação dos Docentes da Uesc (Adusc) advertiu a categoria quanto à redução sucessiva dos orçamentos referentes à manutenção, custeio e investimento das universidades.

Segundo a diretoria da Adusc, a previsão orçamentária para 2016 na Lei Orçamentária Anual (LOA) também não atende a demanda das instituições, somando com as perdas impostas desde 2013, um déficit de R$ 73 milhões.

Na Uesc, aponta a associação, o problema se expressa na deficiência de laboratórios e equipamentos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, por exemplo.

Segundo a Adusc, o Governo Rui Costa também “tem imposto alterações aos direitos constituídos dos servidores públicos. Apenas este ano acabou com a integralidade das aposentadorias, rebaixou os salários com o parcelamento do reajuste linear e restringiu o acesso a pensão por morte”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *