Tempo de leitura: < 1 minuto
Católicas celebram Dia de Nossa Senhora da Conceição (Foto Fábio Mota).
Católicas celebram Dia de Nossa Senhora da Conceição (Foto Fábio Mota).

Centenas de católicos participam, neste início de noite de terça (8), de homenagens a Nossa Senhora da Conceição em Itabuna. Como já é tradição, uma missa é celebrada em frente à igreja católica do Conceição. O bispo diocesano Dom Ceslau Stanula e o pároco Frei Calazans conduzem a celebração. Os fiéis encerram os festejos com procissão pelas principais ruas do bairro, um dos mais tradicionais de Itabuna.

Centenas acompanham procissão em homenagem a Nossa Senhora (Foto Fábio Mota).
Centenas acompanham procissão em homenagem a Nossa Senhora (Foto Fábio Mota).

2 respostas

  1. Construção da Catedral de Nossa Senhora da Conceição,na Marimbeta,em 1956,dai por diante,o Bairro em homagem a Santa protetora dos moradores da Marimbeta e são abençoados,pela protetora do Bairro. Pag.248.

    Alias a origem e inicio tudo que vive hoje os itabunenses,o ponta pé inicial foi neste Bairro abençoado por Nossa Senhora da Conceição,as primeiras derrubadas de matas,as primeiras plantações de agriculturas de subsistência,a primeira casa e 1º moradores,Feliz Severino do Amor Divino e Manoel Constantinos,tudo isso,1844.P.29.

    A construção da ponte ligando um lado da cidade ao outro,pelo Governador da Bahia,Dr.Francisco Marques de Góes Calmon,1928. P.24O.

    O objetivo desta ponte não só ligando a cidade,mas ligar macuco a Itabuna,via rodagem,porem na beira desta estradas foi edificados casas de cabarés,e pai de santo,cafua e jogos de azar,enfim,à noite era muita diversão para os Taboquenses.

    Porem,com a construção da Catedral,hoje o Bairro é abençoado e os pecados foram perdoados e hoje o que existem são uma comunidade devotadas a servi e seguir os
    caminhos do Senhor cuja Santa é uma antecessora entre seus devotos e ao Pai Celestial.

    Hoje se comemora o seu dia,o dia de Nossa Senhora da Conceição,o que faltara era
    uma festa de largo,contudo, que não deixa de ter seu brilho cuja festa religiosa e o que não faltara pedida que chova na nossa Taboca ou Itabuna.

    “Nossa Senhora da Imaculada nossa Senhora da Conceição,livrai-nos nas tristezas,
    desesperos e aflições,sede nos refúgios e fortaleza nesta terra. Imaculada Senhora,rogai por nós junto a Deus toda vez que recorremos a vós.”

    Marcos Alves de Andrade.

    Fonte. O jequitibá da Taboca. Autor, Professor,Oscar Ribeiro Gonçalves. Exímio
    colaborador,Manoel Fogueira. Prefácios. Professor. Plínio de Almeida,da Academia
    de Letras de Ilhéus, professor,Manoel Simeão da Silva.

    Documentário Histórico Ilustrado de Itabuna. Autor. José Dantas de Andrade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *