Tempo de leitura: 2 minutos

PF suspeita de desvios em obra de transposição do São Francisco.
PF suspeita de desvios em obra de transposição do São Francisco.
Da Agência Brasil

A Polícia Federal prendeu hoje (11), na Operação Vidas Secas – Sinhá Vitória, quatro executivos das empresas Galvão Engenharia, OAS, Coesa e Barbosa Mello suspeitos de envolvimento no superfaturamento e desvio de R$ 200 milhões em dois lotes da obra de transposição do Rio São Francisco. Os nomes dos presos não foram revelados.

“São diretores, conselheiros e representantes legais das empresas. Nós queremos saber agora a eventual participação de servidores públicos e políticos envolvidos na trama”, disse o superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, o delegado Marcelo Diniz.

Foram presos um executivo que representa a OAS e a Coesa, um da Barbosa Mello e dois da Galvão Engenharia. As prisões são temporárias e valem por cinco dias, prorrogáveis por mais cinco, ou podem ser convertidas em preventivas – quando não há prazo definido.

As empresas envolvidas compõem o consórcio responsável pela construção de dois lotes da obra, no trecho de 82 quilômetros entre Custódia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba. Ao todo, a transposição do Rio São Francisco tem 14 lotes.

A primeira fase da operação começou ainda em 2014, a partir de relatórios técnicos do Tribunal de Contas da União e da Controladoria-Geral da União. Os laudos apontavam indícios de superfaturamento nas obras de terraplanagem nos lotes 11 e 12 da transposição.

A suspeita da PF é que as empreiteiras repassavam recursos recebidos do Ministério da Integração Nacional, responsável pela obra, para empresas de fachada dos doleiros Alberto Youssef e Adir Assad. Os dois estão presos e condenados no âmbito da Operação Lava Jato.

Nesta fase da operação, os policiais investigam o núcleo econômico, que são as empreiteiras, e o financeiro, formado pelos doleiros. A Polícia Federal investiga ainda os núcleos administrativo (participação de servidores públicos) e político no esquema. “Todo o cenário converge para que exista um núcleo político”, afirmou o delegado Felipe Leal, responsável pela operação.

O consórcio investigado recebeu R$ 680 milhões pela obra. Segundo a Polícia Federal, a operação deflagrada hoje é independente da Lava Jato, mas houve compartilhamento de informações com a força-tarefa responsável pela investigação de corrupção na Petrobras.

Além das prisões, cerca de 150 policiais federais cumpriram 32 mandados judicias, sendo 24 de busca e apreensão, quatro de condução coercitiva (quando a pessoa é levada para prestar depoimento) em Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, no Distrito Federal, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e na Bahia.

3 respostas

  1. Estes ratos que corroem o dinheiro público do povo brasileiro tem que ser presos de um a um na ratoeira.
    As pessoas não aguentam mais tanta crise com a inflação aumentanto tudo, inclusive itens básicos e necessários para sobrevivência da nação como arroz, feijão, açúcar, óleo e outros.
    Que os culpados e ladrões por tudo isso vão para a cadeia e tenham seus bens adquiridos de forma ilegal vendidos e o dinheiro devolvido aos cofres públicos,para ser aplicado em saúde, educação e segurança que precisamos.

  2. Cada brasileiros e cada brasileirinha,deve ser um Alexandre Frota,o mesmo prostrou uma mensagem vestido de Islamismo,pelo qual,desafia o gângster de Lula traficante de cocaína,segundo a Polícia americana e a ladra que vem prostituindo o Brasil,a Dilma mequetrefe.

    Portanto,pra expulsar esta desgraças do PT do Brasil,se faz necessários,usar todas as armas,aliás,era o que o 1º Ministro inglês,queria,Winston Churchill,uma vez que os nazismos bombardeava a Inglaterra com as bombas voadoras,o 1º Ministro defendeu um ataque químico aos alemães,porem,os oficias da terra da rainha,foram contra.

    Porem com os avanços do PT ou os nazistas destruindo toda Europa,cuja aliança com o eixo do mau,Itália e Japão, é o que hoje são aliados ao PT no Brasil, é a mesma desgraças.

    A destruição ao mundo era iminente com os avanços do eixo do mau do satanás,o Japonês dominando a Asia e avançando nas colônias americana e implantando o inferno,ai que,o 1º Ministro Inglês, Winston Churchill,disse ele disse assim”Se
    o Nazismo invadir qual quer país,eu faço alianças até com o demônio para expulsar esta peste.”

    Justamente é o que o Brasil clama por seus filhos,o povo brasileiro que representa a Europa, livre do nazismo,é o mesmo que representa o Brasil livre desta peste e desgraças do PT,o que se faz necessário alianças até com o demônio
    para expulsar a miséria do Brasil que é o PT.

    Cada um brasileiro e brasileira,deves vestir de demônio ou islamismo pra derrotar uma desgraça pior do que a ceita de gângster do PT e expulsar o chefe
    lula desgraças e a peste da Dilma. Salve Alexandre Frota! Deus te abençoem,amém!

  3. Que punição,séria justa, para esses desqualificados?
    São pessoas como essas,que nos depreciar como povo,e que levam uma péssima
    imagem nossa para o mundo.Eu sou a favor que pessoas como essas,se provado sua culpa,e conden nós como povo deveríamos, cadq um ou uma de nós abrir um processo individual, cobrando danos morais, pela a vergolha que um elemento
    desse nos expõe, como povo. Assim se queixa for considerada, procedente o vagabundo devolve o que nos roubou!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *