Tempo de leitura: 2 minutos
Nível do Rio Cachoeira subiu rapidamente e cobriu ponte de acesso a Itamaracá.
Nível do Rio Cachoeira subiu rapidamente e cobriu ponte de acesso a Itamaracá.

O nível do Rio Cachoeira subiu rapidamente nas últimas horas e colocou em alerta várias áreas da Prefeitura de Itabuna. Técnicos da Defesa Civil encontram-se no Bairro Maria Matos, antigo Rua de Palha, tentando remover famílias de área ribeirinha. “O nível do rio está subindo muito, e rápido”, disse ao Pimenta.blog, há pouco, o coordenador da Defesa Civil, José Roberto Avelino.

José Roberto Avelino, da Defesa Civil.
José Roberto Avelino, da Defesa Civil.

De acordo com Roberto, o nível do Cachoeira subiu quatro metros em pouco menos de uma hora. A água cobriu a ponte que liga Ferradas à Vila de Itamaracá, impedindo a passagem de carros e pessoas. “Está chovendo muito nas cabeceiras do Cachoeira, em Itapé, Itaju do Colônia e Itororó”, cita o coordenador.

Nas últimas 48 horas, choveu cerca de 140 milímetros nestes municípios, conforme Roberto. “O governo está em alerta desde ontem”, assinala. Além de Itabuna, municípios como Itapé e Itaju começam a se preocupar com a elevação do nível do Rio Colônia, um dos afluentes do Cachoeira.

De acordo com Roberto, a maior preocupação é com moradores que residem em áreas ribeirinhas ao longo do leito do Cachoeira, em Itabuna. O monitoramento está sendo feito em áreas da Rua de Palha, Burundanga, Bananeira, Vila da Paz, Nova Itabuna e Lomanto, além de Ferradas e Nova Ferradas.

A Defesa Civil também está em alerta quanto a áreas mais altas e consideradas de risco devido à chuva fina – embora constante – registrada em Itabuna desde a última quinta (21). “Aqui, a questão são as áreas de encosta e taludes, pois chove há mais de 48 horas”, reforça. Nestas condições, pode haver deslizamento de terra.

Na área urbana, grande quantidade de baronesa (aguapé) começa a ficar retida na Ponte do Marabá, por onde, daqui a pouco, passarão milhares de foliões em direção ao novo circuito da Lavagem do Beco do Fuxico, nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre (Beira-Rio).

0 resposta

  1. A natureza, de acordo com a mitologia grega, da é tira ao mesmo tempo, como uma espécie de punição pelos desmandos da humanidade; assemelhando assim, a história de Tristão e Isolda

  2. É triste vermos que independente dos problemas de falta de água e paradoxalmente com a possibilidade de enchente causada pelo Rio Cachoeira, Wenceslau não hesitou em promover a Lavagem do Beco, só para servir de palanque para Davidson.

    Tenho certeza que o povo de Itabuna, na hora de votar, não esquecerá este absurdo.

  3. Agora a pergunta principal, quando vamos parar de ter agua salgada? porque e reclamacao agora e que os rios estao cheios.

    Da Redação: Grapiuna, mais de 70% da água distribuída em Itabuna é captada no Rio Almada. Até a tarde, o nível deste rio ainda era semelhante ao período de seca. Dependeremos de lá e, também, de melhoras na captação em Castelo Novo, de onde está vindo a maior quantidade de água que abastece Itabuna e sofre os efeitos da maré.

  4. Seu Pimenta, vc certa vez informou sobre a influencia das chuvas o quanto precisava para findar o racionamento (a chuva que inundou a AMelia Amado há poucos dias) fico grata pela materia de qualidade, continue nos mantendo informados sobre isso, pois não vemos noticias assim (informativas e atualizadas em blog algum) Obrigada!

    Da Redação: Agradecidos, Aninha. Infelizmente, o racionamento só terá fim se o nível do Rio Almada também subir em volume semelhante. Por lá, o cenário pouco mudou. É que o Cachoeira abastece os bairros da região da Nova Itabuna e Ferradas. As outras regiões dependem do Almada.

  5. A natureza quando não cuida, ela torna cruel e perigosa, pois é o troco pela degradação sem controle e desenfreada feita pelo homem.
    O homem quer vida, mas esquece que a natureza é um meio e não o fim! Portanto, cuidado!!!!

  6. Acontece que o governo de JACQUES WAGNER, PT, que recebeu milhões e que está sendo investigado no LAVA JATO e que hoje, ocupa a maior cadeira do PLANALTO, após a Presidente Dilma, (Chefe da Casa Civil), que não entende de nada a não ser receber propinas e verbas destinadas ao ESTADO e MUNICIPIOS, nada fez. A BARRAGEM ficou a ver navios, e o povo sofrendo e ele MAMANDO. Agora tá no governo, outro Petista, RUI COSTA, que também nada fez, para que não acontecesse tudo isto. Tenho CERTEZA que o POVO DA BAHIA, JAMAIS VOTARÁ EM OUTROS PETRALHAS E SEUS SEGUIDORES. DEUS é justo e não deixará seu povo sofrer mais. Imagine que o prefeito de Itabuna é PT e RUI COSTA (Governador) NADA FAZ PARA AJUDAR. VAMOS ACABAR COM ESTA LEGENDA; PT JAMAIS, PSOL? NEM PENSAR. Tem muitos outros que vamos conhecer no decorrer do tempo. Eleições neste ano. Não ESQUEÇAM: PT JAMAIS.O Nordeste (Itabuna e outros) estavam precisando desta chuva de verão. O homem quer ser mais que DEUS. Vamos segurar nas mãos do SENHOR. ELE TUDO PODE.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *