Tempo de leitura: 2 minutos
Erick desconfia do governo municipal.
Erick desconfia do governo municipal.

O prefeito Vane do Renascer, de Itabuna, parece ter mudado de opinião quanto à Emasa. Hoje, o prefeito teve reunião com representantes dos trabalhadores da empresa e disse que lançará edital para privatizá-la. A mudança surpreendeu os funcionários. Ele disse que, no edital, terá cláusula que obriga a vencedora da licitação a manter postos de trabalho.

A novidade provocou a ira de sindicalistas e de funcionários. Erick Maia, do Sindae, disse que o sindicato não foi convidado para a reunião, o que lhe causou estranheza.

Fala Erick:

Sabe-se que o “lobby” das empreiteiras e “setores” da prefeitura de Itabuna é muito forte, principalmente porque essa ação pode render dividendos para alguns e, quem sabe, financiamento eleitoral.     

Para o sindicalista, nenhuma empresa irá absorver mais que 50 funcionários do quadro efetivo da Emasa, “restringindo-os apenas a quadros técnicos da empresa”. “O restante da mão de obra certamente seria terceirizada. Segundo, nenhuma empresa poderá garantir R$ 500 milhões em investimento sem, pelo menos, ter que aumentar a tarifa de água atual em 100%”.

CONTA QUE NÃO FECHA

Erick também faz uma conta. “Seriam necessários R$ 25 milhões por ano [de investimento] durante os 20 anos previstos no Plano Municipal de Saneamento Básico para Universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário. Isso representaria cerca de 60% do faturamento anual da Emasa. Então a pergunta é: como bancar os custos do negócio, investir e ainda obter lucro sem onerar a população?”, questiona. “Empresa privada não faz filantropia”, conclui.

O sindicalista faz outra pergunta: “alguma empresa privada vai garantir segurança hídrica ao município de Itabuna, já que é o estado da Bahia o responsável pela construção da barragem no Rio Colônia e de outras ações como abastecimento com carros pipas e perfurações de poços?”.

8 respostas

  1. Dava para desconfiar. Essa “estória” de que iam devolver o sistema para Embasa era só jogo de cena. Querem sair com algum no bolso.

  2. -HÁ MUITO ESTA EMPRESA VEM SERVINDO AO GESTOR DE PLANTÃO, PARA MANTER O SEU CABIDE DE EMPREGO, COM ISSO ELA SÓ ESTAR SERVINDO PARA FINS ELEITOREIRO MENOS PARA SERVIR A POPULAÇÃO DE ITABUNA.
    -JÁ PASSOU DA HORA DESTA EMPRESA SAIR DAS GARRAS DOS ABUTRES MUNICIPAL. PRA MIM NÃO IMPORTA SE ELA VAI PARA INICIATIVA PRIVADA OU VOLTA PARA O ESTADO, O QUE DE FATO IMPORTA NESTE MOMENTO, É QUE VÁ PARA AS MÃOS DE QUEM TEM COMPETÊNCIA E CONDIÇÕES DE RESOLVER O ESTADO DE CALAMIDADE EM QUE SE ENCONTRA ITABUNA.
    -O SINDICADO SÓ DEFENDE E PENSA EM SEUS ASSOCIADOS, EM MANTER OS SEUS EMPREGOS, E A POPULAÇÃO QUE SE DANE, ESSA HISTÓRIA DE MOSTRAR PREOCUPAÇÃO COM O AUMENTO DE TARIFAS É SÓ BALELA E CORTINA DE FUMAÇA PARA QUE A POPULAÇÃO FIQUE AO LADO DELES, POIS NÓS JÁ PAGAMOS CARO POR UM SERVIÇO SEM QUALIDADE E QUANTIDADE, E MAIS AINDA, POR SERVIÇO QUE ELES COBRAM E NÃO FAZEM, QUE É O TRATAMENTO DO ESGOTO, JOGADO DE FORMA BRUTA NO RIO CACHOEIRA, MATANDO O RIO E COMETENDO UM CRIME AMBIENTAL.

  3. Esse pensa que, com essas criticas infundadas, vai se eleger vereador e a seu candidato a prefeito que está na rabeira… Acorda Vane!!!!

  4. VENHO FALANDO E ALERTANDO A TODOS QUE ISSO IRIA ACONTECE. A EMASA ESTÁ VENDIDA A MUITO TEMPO,ELES FIZERAM UM ACORDO COM UMA EMPRESA A MAIS DE 90 DIAS ATRÁS.ESSA MESMA EMPRESA VAI INVESTIR (20 milhões) DE REAIS NA CAMPANHA DO CURURU.,ELE GANHANDO AUTOMATICAMENTE A EMASA É VENDIDA P/ ELES,ESTÁ TUDO ACERTADO. Ñ ADIANTA O PREFEITO FALAR NADA, POR QUE ELE Ñ MANDA EM NADA.QUEM MANDA É WENCESLAU.OUTRA COISA. Ñ ADIANTA FICAREM FALANDO QUE VAI EXIGIR QUE A NOVA DONA DA EMASA FIQUE COM OS FUNCIONÁRIOS CONCURSADO QUE ISSO VAI SER SÓ NO COMEÇO. VCs LEMBRAM DA COELBA. FOI A MESMA COISA,HOJE Ñ TEM UM FUNCIONÁRIO QUE FEZ O CONCURSO NA ATUAL EMPRESA. ACORDA MEU POVO. QUANDO DIGO QUE ESSA É A PIOR GESTÃO QUE JÁ EXISTIU EM ITABUNA.A EMASA PRECISA DE GESTOR,DE PLANEJAMENTO,DE TIRAR OS LADRÕES QUE LÁ ESTÃO,DE GENTE SERIA.TEMOS QUE AGUENTAR MAIS UM POUQUINHO.SÓ FALTA 06 MESES.VAMOS LUTAR E Ñ DEIXAR ISSO ACONTECE. ISSO É ASSALTO A MÃO ARMADA.

  5. SE FOR PRA EMBASA EU SOU A FAVOR, AGORA PARA PRIVATIZAÇAO NAO QUANDO NAO TINHA CONSTRUÇAO DA BARRAGEM NIGUEM QUERIA AGORA COM A CONSTRUÇAO TODOS SE ENTEREÇAM PRIVATIZAÇAO NAO.

  6. O deputado federal Devidson Magalhães,recebeu dinheiro da ODEBRECH na campanha passada de 2014.Agora quer retribuir com um conchavo nocivo a sociedade de Itabuna.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *