Tempo de leitura: 2 minutos
Produção de mudas de bananeira na unidade da Biofábrica em Ilhéus (Foto Antônio Carlos).
Produção de mudas de bananeira na unidade da Biofábrica em Ilhéus (Foto Antônio Carlos).

O Instituto Biofábrica de Cacau (IBC) retomou a produção de mudas de bananeira e de cacaueira em sua unidade no Banco do Pedro, em Ilhéus. A expectativa é de que em dezembro deste ano sejam disponibilizadas para os agricultores cerca de 600 mil mudas de banana das variedades prata e terra.

O Instituto Biofábrica é vinculado ao Governo do Estado. “Em parceria com a Biofábrica, vamos produzir, multiplicar e distribuir aos agricultores materiais genéticos de alta produtividade e alto valor agronômico”, disse o secretário estadual de Agricultura, Vitor Bonfim.

Também foram reiniciados os experimentos com genótipos de cacau, que visam testar em escala comercial a propagação por enraizamento de miniestaca, técnica que promove incrementos na produção de mudas, uma vez que se pode coletar significativa quantidade de miniestaca por planta.

Em paralelo, está sendo realizado um experimento com cacau por estudantes de mestrado da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com colaboração da Biofábrica, no intuito de gerar ciência e tecnologia para essa produção.

O cultivo das mudas de bananeira é feito por micropropagação vegetativa no laboratório do IBC, com a fabricação de mudas indexadas, sem patógenos (microrganismos que causam doenças em outros organismos), com garantia de origem, de qualidade e sanidade, com foco na prevenção da Sigatoka-negra, uma das principais doenças da bananeira.

As atividades ocorrem no parque fabril do instituto em Banco do Pedro, em Ilhéus. “Com essa medida, a cadeia produtiva da banana já pode ter um alento quanto à retomada da produção desse material, associado às ações de prevenção empreendidas pela Seagri, através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab)”, explica o diretor-geral da Biofábrica, Lanns Almeida.

De acordo com o diretor, estão em fase de elaboração os programas de Qualidade e Sustentabilidade que serão implementados com a parceria de instituições como a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Instituto Federal da Bahia (Ifba).

“Fazem parte do cronograma o projeto de economia energética e hídrica; a implantação do Plano de Prevenção de Riscos Ambientais, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional; do projeto de controle dos aspectos de produção, além do projeto de controle de pós-entrega das mudas, semelhante a um ‘pós-venda’ comercial, por meio de assistência técnica rural”, informou.

O instituto

O IBC possui em sua estrutura 20 viveiros de produção credenciados, um laboratório de micropropagação vegetal e um banco de dados e conhecimentos em protocolos técnicos e científicos certificados por instituições como a Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), a Uesc, a Adab e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Recentemente, foi iniciado projeto de extensão próprio da Biofábrica, que está em execução junto à comunidade rural e assentamentos vizinhos ao povoado Banco do Pedro.

2 respostas

  1. Ola boa tarde eu estava pesquisano sobre banananeiras, e me enderesei muito pelo que vçs estão de senvolveno aq na Bahia eu moro em jequie sou produdo de cacau e ja foi produdo de de banananeiras mas a região que eu moro morreu muito as bananeiras, e agora com as pesquisa que vçs tem desenvolvido sei que posso novamente volta a o cultivo das bananeiras.

    Mas como posso faser para esta teno estas mutas de bananeiras.

  2. Bom dia, estou como coordenador da agricultura do município de Barra do Choça estou buscando implantar novas culturas na região para diversificar. Gostaria de saber o Contato da Biofábtrica para aquisição de mudas e quais os procedimentos,onde gostaria de agendar uma visita para conhecer e fazer paceiras.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *