Tempo de leitura: 2 minutos

Mutirão reúne milhares de pessoas na Beira-Rio, em Itabuna (Foto Pedro Augusto).
Mutirão reúne milhares de pessoas na Beira-Rio, em Itabuna (Foto Pedro Augusto).
A organização espera realizar até 30 mil atendimentos na edição deste ano do Mutirão do Diabético, marcado para este sábado (26), na Praça Rio Cachoeira, na Beira-Rio, em Itabuna. O evento faz parte do calendário da Federação Nacional do Diabetes e é considerado uma das maiores ações de prevenção e tratamento da doença em todo o mundo.

Promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), o mutirão fará mapeamento de retina para detecção de retinopatia diabética, exame do pé diabético com triagem dos casos mais graves, exame do rim diabético, com a equipe de nefrologia da Santa Casa de Itabuna, e tratamento a laser de retina e orientação médica para todos os diabéticos. Os casos mais avançados da doença serão encaminhados para tratamento.

Na Cidade do Diabetes, na Praça Rio Cachoeira, serão prestados serviços de orientação e prevenção como exames de glicemia capilar para detecção do diabetes, hipertensão arterial, avaliação nutricional, cuidados com o pé diabético e utilização correta da insulina. Haverá, ainda, orientações para monitoramento do diabetes em casa, orientação bucal, avaliação auditiva, cadastro de medula óssea, detecção de hepatite C, direitos do diabético e atividades físicas com avaliação dos pacientes.

Na Cidade do Diabetes também será instalado o espaço Diabetes Kids, com atividades recreativas e exames de detecção do diabetes em crianças, com a participação de equipes da rede básica de saúde em Itabuna. Estudantes da Uesc, Unime e FTC atuarão em ações educativas.

No palco montado na Praça Rio Cachoeira, haverá dicas de oftalmologistas de renome internacional e a participação de artistas regionais, os terapeutas do riso, além de uma edição especial do programa Balanço Geral da TV Cabralia/Rede Record, com Tom Ribeiro.

O coordenador do Mutirão do Diabético, médico Rafael Andrade, destaca que o evento envolve todos os setores da sociedade organizada e tem como foco a prevenção por meio da informação e orientação”. “É uma maneira de levar a um número cada vez maior de pessoas a maneira de conviver com o diabetes, uma das doenças que mais vítimas fazem em todo o mundo”.

A meta do Mutirão do Diabético 2016 é chegar a 30 mil procedimentos, entre ações de prevenção e atendimento médico-oftalmológico. O evento tem o apoio da Bahiagás, Prefeitura de Itabuna/Secretaria de Saúde/FICC, Novartis, Óticas Carol, Zeiss, Unimed. LAP, Lions, Rotary e CDL de Itabuna.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *