Tempo de leitura: 2 minutos
Exposição conta história e revela personagens dos 20 anos da Editus.
Exposição conta história e revela personagens dos 20 anos da Editus.

A Exposição Fotográfica Entrelinhas conta um pouco dos 20 anos de história e traz os personagens que marcaram a trajetória da Editora da Uesc (Editus). A mostra ocorre na entrada da Torre Administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz e foi lançada na 4ª Feira Universitária do Livro promovida pela universidade.

Do Núcleo Editorial Didático da antiga Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fesp), atual Uesc, nasceu a Editus, projeto idealizado e fundado pela então Reitora Renée Albagli. O amadurecimento da produção editorial do Núcleo, que se restringia à publicação da Revista FESP e à comunicação visual da Universidade, impulsionou a publicação de livros.

Sob a coordenação da Profa Maria Luiza Nora (1996-2011), a Editora publicou o primeiro título – O Auto do Descobrimento – o romanceiro de vagas descobertas, de autoria do escritor Jorge Araújo. Em comemoração aos 500 anos do Brasil, lançou Revista FESP especial, com o selo editorial da Editus.

O rico acervo da atualidade é resultado de uma história escrita por muitas mãos. Para simbolizar todos aqueles que contribuíram para esse reconhecimento, algumas pessoas foram homenageadas este ano: a Reitora Renée Albagli (1996-2004), a Diretora da Editus Maria Luiza Nora (1996-2011), Ubaldo Santos (Diretor da Gráfica), George Pellegrini (Criação e Produção), Henriqueta Souza (Bibliotecária), Dorival de Freitas (in memorian – Revisor), Jorge Octávio Moreno (Administrativo), Jorge Araújo (Autor), Profa Margarida Fahel (Parecerista), Profa Lurdes Bertol (Conselheira), Maria Schaun (Livraria) e Profa Tica Simões (Autora). O reconhecimento se deve às contribuições de cada um nas áreas de produção, criação, administração e gestão.

Para a Profa Maria Luiza Nora, a “Editus sempre contou com pessoas, e eu estou falando de equipes, que gostam do que fazem e sabem da importância deste trabalho”.

A Editus segue ainda mais forte nas suas atividades de promoção literária e difusão do conhecimento. Hoje, a Editora disponibiliza em seu catálogo mais de 200 títulos, distribuídos nas áreas de africanidades, agrárias e ambientais, comunicação, Braille, cultura e turismo, direito, economia, educação, exatas, filosofia, geografia, história, infantojuvenil, literatura, saúde, entre outras, fortalecendo o seu papel no desenvolvimento regional e divulgação do acervo cultural do sul da Bahia no âmbito local, nacional e internacional.

Por meio de projetos, parcerias e eventos que incentivam a leitura, a Editus firma o seu compromisso com a formação de novos leitores e o compartilhamento de saberes. Nesse sentido, também, o Editus Digital (goo.gl/jMTfo0) permite o acesso aberto às suas produções. Após seis meses de publicação, todos os livros passam a ser disponibilizados para download gratuito, a fim de que atinjam um maior número de leitores. O Portal de Periódicos da UESC (http://periodicos.uesc.br/) é outra iniciativa da Editora nesta direção.

Para a Profa Rita Virginia Argollo, Diretora da Editus desde 2012, “como editora universitária de uma instituição pública, a Editus tem clareza do seu papel como agente de transformação social, difusão e democratização do acesso ao conhecimento e vem trabalhando nesta perspectiva desde que foi criada”.

Todas as produções da Editora podem ser encontradas no www.uesc.br/editora. Aproveite e confira também os livros disponíveis para baixar gratuitamente. Para outras informações, ligue (73) 3680-5240.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *