Tempo de leitura: 2 minutos
Serviços de água e esgoto seriam transferidos da Emasa para a Embasa.
Serviços de água e esgoto seriam transferidos da Emasa para a Embasa.

A Câmara de Vereadores de Itabuna decidirá, hoje à tarde, se os serviços de água e esgoto serão transferidos da Emasa para a estadual Embasa. A votação está marcada para as 14 horas, na sala das comissões permanentes.

Os vereadores votam termo de cooperação em que o governo estadual se compromete a assumir os serviços e a investir R$ 260 milhões na ampliação da captação de água e coleta e tratamento de esgotamento sanitário.

O governo estadual também se comprometeu a incorporar, à Embasa, pelo menos, 150 dos 307 funcionários concursados da Emasa. O vereador Júnior Brandão (PT) apresentou emenda ao termo de cooperação que obriga o estado a assumir todos os funcionários da Emasa.

Até ontem, a tendência era de reprovação da matéria, sob alegação – da maioria – de que o estado não absorverá todos os funcionários. Por trás dos obstáculos oferecidos à aprovação da transferência, está a intenção de grupo de políticos e empresários de privatizar os serviços de água e esgoto.

MP É FAVORÁVEL A NEGÓCIO EMASA-EMBASA

O Ministério Público Estadual (MP-BA) já se posicionou favorável à transferência dos serviços da Emasa para a Embasa, por entender que PPP poderá onerar ainda mais a tarifa de água e esgoto no município. A solução Emasa-Embasa é tida como a mais viável para a população na avaliação da promotoria local, que assim se posicionou em setembro, quando o município assinou o termo de cooperação com o Estado.

2 respostas

  1. Cadê a participação da população junto ao plenário da Câmara, para fazer pressão aos vereadores a favor da transferência da Emasa (cabide de emprego) para a Embasa. Acorda Zé Povinho acomodado. Esse povo gosta de sofrer!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *