Tempo de leitura: 2 minutos
Docentes da Uesc apresentam dados da economia de Ilhéus e Itabuna.
Docentes da Uesc apresentam dados da economia de Ilhéus e Itabuna.

O 6º Boletim de Conjuntura Econômica e Social dos municípios de Itabuna e Ilhéus foi lançado por docentes do Departamento de Economia da Uesc, ontem (19), na Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI). Os dados são relativos ao 3º trimestre de 2016. O boletim revela o comportamento das empresas, o consumo de energia, o comércio exterior, as finanças públicas, o mercado de trabalho e a transferência direta de renda por meio de programas sociais.

O professor Sérgio Ribeiro, coordenador do projeto, diz que os dados são reflexos da crise econômica do país nas duas maiores economias sul-baianas, porém com cenário mais favorável a Itabuna na maioria dos indicadores levantados.

Ribeiro deixa claro que os “indicadores não são suficientes para tirarmos conclusões definitivas sobre uma possível reversão do quadro de crise. É necessário que os municípios recuperem a capacidade de investimentos”.

As informações contidas no Boletim destacam dados da Juceb sobre a abertura de 63 estabelecimentos empresariais em Ilhéus e 121 em Itabuna no 3º trimestre de 2016. Nesse quesito, a professora de economia Marianne Costa constatou que em Itabuna foi ampliado o número de estabelecimentos empresariais, enquanto em Ilhéus esse número reduziu em 4 unidades.

Outro dado importante apresentado foi a queda nas transferências de verbas dos governos Federal e Estadual. Caiu em torno de R$ 30 milhões em Itabuna e R$ 20 milhões em Ilhéus.

O Boletim é um projeto de extensão do Centro de Análise de Conjuntura Social (Caces), que é vinculado ao Departamento Economia da Uesc. Segundo Sérgio Ribeiro, a ideia nasceu da necessidade de contribuir com informações norteadoras para a iniciativa privada e o poder público.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *