Tempo de leitura: 4 minutos
Marão define secretariado, mas apenas 9 serão nomeados em janeiro (Foto Clodoaldo Ribeiro).
Marão define secretariado, mas apenas 9 serão nomeados em janeiro (Foto Clodoaldo Ribeiro).

O prefeito eleito de Ilhéus, Mário Alexandre (Marão), definiu as oito secretarias que terão titulares desde o primeiro dia de governo. Segundo ele, serão as pastas consideradas essenciais para o início da gestão. As elencadas são a Saúde, Educação, Serviços Urbanos, Turismo, Assistência Social, Comunicação e Relações Institucionais, além dos cargos de procurador-geral e controlador geral do Município.

De acordo com ele, as demais pastas serão comandadas por secretários já nomeados ou até mesmo funcionários de carreira. “Este formato possibilitará a continuidade dos trabalhos das pastas, nesta fase transitória, aproveitando o conhecimento técnico, burocrático, além da experiência na máquina pública, garantindo eficiência”.

A medida, além do corte de parte dos cargos comissionados, deverá proporcionar economia mensal de, aproximadamente, R$ 350 mil. Mas a economia nos primeiros três meses, segundo o prefeito e o vice, José Nazal, deverá ser de R$ 600 mil, já que os cortes de custos serão definidos após diagnóstico a ser elaborado nos primeiros meses de gestão.

O futuro secretário de Comunicação Social, o ex-vereador e radialista Alcides Kruschewsky, afirmou que algumas nomenclaturas de pasta ainda não existem, o que será possível após a reforma administrativa. Para o início de governo e proporcionar a economia planejada, disse, será feita uma espécie de minIrreforma administrativa. “Após os primeiros 90 dias, o governo vai, paulatinamente, nomeado para os cargos vagos”, disse ao PIMENTA.

O SECRETARIADO DE MARÃO

Planejamento e Desenvolvimento Sustentável – José Nazal Soub
Governo – Sérgio Sousa
Relações Institucionais – Alisson Mendonça
Fazenda – Elifaz Anunciação
Comunicação – Alcides Kruschewsky
Administração – Bento Lima
Assistência Social – Soane Galvão
Saúde – Luciene Moura
Educação – Eliane Oliveira

Turismo – Roberto Lobão
Interior – Angelito Dias Filho
Serviços Urbanos – Jorge Cunha
Infraestrutura – Hermano Fanhing
Indústria e Comércio – Paulo Sérgio dos Santos (Céo Modas)
Procurador Geral – Fabiano Almeida Resende
Controlador Geral – Alex Souza

No “leia mais”, confira o currículo de cada secretário.

Planejamento e Desenvolvimento Sustentável – José Nazal Pacheco Soub – O ilheense tem 60 anos, é filiado ao partido Rede Sustentabilidade, integra o Elo Estadual como membro da Comissão de Ética; ingressou na vida pública em 1977 como Oficial de Gabinete da Prefeitura Municipal de Ilhéus; exerceu diversos cargos na administração pública no Executivo e Legislativo;  foi Secretário de Planejamento do Município de Uruçuca;  Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus; autor de dois livros publicados sobre a história de Ilhéus; Filiado ao partido Rede Sustentabilidade, integra o Elo Estadual como membro da Comissão de Ética.

Relações Institucionais – Alisson Ramos Mendonça, 53 anos, Advogado e Agricultor, exerceu cinco mandados de vereador em Ilhéus tendo presidido a Câmara Municipal; foi Secretário de Planejamento, Indústria e Comércio e Secretário de Governo do Município de Ilhéus; Presidente fundador do CONCIDADE 2010/2011.

Turismo e Cultura – Roberto Jose Lobão Nascimento Filho, tem 34 anos e é formado em Publicidade e Direito, especializado em Direito Municipal, Consultor Público experiente atuante em todo território do Estado da Bahia, Promotor Turistico do Estado da Bahia em Estados do Brasil e países da Europa e da América do Norte, gestor do ramo do turismo e da área do entretenimento.

Governo – Sergio S. Souza, 52 anos, bacharel em Teologia, Coordenador de Recursos Humanos do Hospital Geral Luiz Viana Filho.

Administração – Bento José Lima Neto – Advogado, especialista em Direito Público e Privado e em Direito Material e Processual do Trabalho. Professor Universitário de Direito Empresarial, Direito Falimentar, Legislação Trabalhista. Procurador Geral do Município de Uruçuca-Bahia.

Educação – Eliane Oliveira – É graduada em Pedagogia e Letras (português e inglês); pós-graduada em Gestão do Trabalho Pedagógico (Supervisão e Orientação Escolar); especialista em Psicopedagogia Institucional; formação em Relações Étnico Raciais; mestranda em Educação.

Infraestrutura – Hermano Fahning Ferreira Magno –  Tem 41 anos, Engenheiro Civil, é servidor público do Município de Ilhéus; pós-graduado em: Gestão Pública, Liderança, Gestão de Negócios, Engenharia de Segurança do Trabalho e Marketing Esportivo.

Comunicação Social – Alcides Kruschewsky Neto – Tem 56 anos, carreira Banco do Brasil – Gerência de Atendimentos Especiais (1982/1996), radialista, empresário, Gerente da Estância Hidromineral de Olivença – SETUR (2000/2003), exerceu dois mandatos de Vereador em Ilhéus (2005/2012), exerceu os cargos de Secretário de Governo e Secretário de Turismo de Ilhéus.

Saúde – Luciene Moura – Médica, especialista em Gastrenterologia, Endoscopia e Colonoscopia pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte – MG. Diretora Geral do Hospital Geral Luiz Viana Filho (2004/2005).

Procuradoria Geral – Fabiano Almeida Resende – Advogado, exerceu cargos de Procuradoria e Assessoria de diversos municípios e câmaras municipais, em defesa judicial e/ou administrativa inclusive em Tribunais Superiores. Integra o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-BA (2016/2018); integrante da Comissão de Prerrogativas na Subseção da OAB-Ilhéus; sócio do Almeida Resende Sociedade de Advogados, militando em diversos estados notadamente no Distrito Federal.

Fazenda – Elifaz Pereira Anunciação – Graduado em Ciências Contábeis; Mestre em Contabilidade; Professor do Centro de Ensino Superior de Ilhéus de Graduação e Pós-graduação. Experiência na área de administração com ênfase em Análises de Custos.

Secretaria de Indústria e Comércio -Paulo Sérgio dos Santos – Formação contabilidade, empresário à 25 anos. Durante esse período fiz vários cursos na área de gestão e administração.

Secretaria de Assistência Social- Soane Galvão – Bacharel em Direito com especialização em Direito Público e Privado.

Secretaria do Interior – Angelito Dias Filho, supervisor de vendas das Cafés Finos, já foi secretário do interior e secretário de infraestrutura do município de Ilhéus.

Secretaria de Serviços Urbanos: Jorge Luís J. Brito Cunha – Formação Engenharia Agronômica. Pós-graduações em Gestão Pública, MBA (Mestrado Profissional), Gestão Empresarial; Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental, Engenharia de Segurança no Trabalho, Gestão de Petróleo e Gás Natural e ex-secretário de Serviços Urbanos (2005-2007).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *