Tempo de leitura: 2 minutos
Fernando corta gratificação de professores
Fernando corta gratificação de professores|| Foto Diário Bahia

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, cortou o pagamento da Atividade Complementar (AC) dos professores do 4º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de educação. A medida atinge também os profissionais que atuam no ensino de Jovens e Adultos (EJA) e foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Município.

A gratificação representa 20% do salário base dos professores, que estão revoltados com a medida que, segundo eles, conta com o apoio da secretária de Educação, Anorina Smith Lima. O prefeito alega que o pagamento da AC aos professores é ilegal e cita a Lei Municipal 1.913, de 2003, e Lei  Federal 11.738, de 2008.

O corte no pagamento da gratificação é retroativo ao dia 1º de setembro,  o que significa que os professores de Itabuna vão receber o salário do mês com desfalque de 20%.

A presidente do Sindicato do Magistério de Itabuna (SIMPI), Maria do Carmo Oliveira, a Caminha Oliveira, afirmou, horas antes da publicação do decreto,  “que a extensão do AC para todos os segmentos foi uma conquista em gestões passadas e que o sindicato não vai consentir com qualquer perda à sua categoria”.

“Nós brigamos e conquistamos no Tribunal Superior do Trabalho o direito do AC para os professores que estavam fora da sala de aula, imagine só o que não faremos pelos que estão atuando em diretamente na regência”, disse a sindicalista.  O SIMPI deve fazer assembleia na próxima semana para discutir quais medidas serão adotadas.

10 respostas

  1. GOSTARIA DE ENTENDER PORQUE ESSES GOVERNANTES SEMPRE PROCURAM A PIOR MANEIRA DE ENXUGAR A FOLHA DE PAGAMENTO DE UM MUNICÍPIO. POR QUE NÃO COMEÇAR PRIMEIRO PELOS SEUS PRÓPRIOS SALÁRIOS OU DE SEUS SECRETÁRIOS E CARGOS COMISSIONADOS. PORQUE RETIRAR DIREITOS ADQUIRIDOS DOS PROFESSORES SEU FERNANDO GOMES??? SERÁ QUE SÓ A FOLHA DA EDUCAÇÃO ONERA ESSE MUNICÍPIO??? O SENHOR SABE O QUE E FAZER UM ORÇAMENTO COM UM VALOR E QUANDO FOR SACAR O SALARIO TER OUTRO VALOR???HÁ ESQUECI PREFEITO O SENHOR NÃO SABE O QUE É ISSO, POIS FOI CAPAZ DE AUMENTAR O PRÓPRIO SALARIO DE 18 MIL PRA 30 MIL NÃO É??? MAS É ISSO AÍ PREFEITO MANDARAM TE CHAMAR E AGORA O SENHOR ESTÁ MOSTRANDO PRA QUE VEIO.

  2. E a reforma administrativa, aprovada pela gloriosa Câmara de vereadores, só benefíciou os cargos comissionados de alto escalão. Os efetivos ficam a mercê de inescrupulosos. Viva o coronelismo. Viva a submissão do legislativo.

    Viva

  3. SÓ PODIA SER EM UM GOVERNO DE UM ANALFABETO. O CARA PEDI A CAMARA AUTORIZAÇÃO PARA CRIAR CARGOS DE R$ 11 mil P/ SEUS AMIGOS E HOJE VEM COM A PROJETO DE SECRETÁRIA E CORTA DE QUEM RECEBE POUCO E TRABALHA MAIS.SÓ PODIA ACONTECE MESMO EM ITABUNA.MAIS TAMBÉM EU CULPO VÁRIOS PROFESSORES QUE COLARAM NO PEITO O ADESIVO DO 25.

  4. Anorina, que não a considero professora, pois se esteve 5 anos em sala de aula foi muito, conseguiu se aposentar no Estado com 60 horas e sempre ocupando cargos, não sabe o que passamos em sala de aula, foi vereadora, presidente da Marimbeta, do Car, Diretora da APLB, inclusive recebia do Estado e do Município, peguem as cadernetas do Colégio Estadual de Itabuna que vocês verão o que digo. Agora esta naturalmente ajudou este desgoverno a tirar o pouco que temos, PARABÉNS Fernando Gomes a mesma que fez seu enterro no passado agora tá lhe ajudando a enterrar nós professores, mesmo porque você deve ter vontade de ser letrado, porém desconta nos perseguindo, com esta fantoche secretária. Um analfabeto junto com uma pseudo professora é a marreta do 25.

  5. Acho interessante que no governo anterior o sindicato praticamente não deixava o prefeito governar, sem atender aos seus reclames constantemente.

    Contudo, até agora não vimos uma greve sequer. O sindicato é conivente ou covarde diante do governante atual?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *