Tempo de leitura: 3 minutos
Banco Postal dos Correios sob ameaça
Banco Postal dos Correios sob ameaça

Mais de 2 milhões de pessoas de municípios do sul, extremo sul e sudoeste da Bahia poderão ser prejudicadas com a decisão da direção dos Correios de encerrar os serviços prestados pelo Banco Postal.  As atividades nas agências podem ser encerradas a partir de janeiro em localidades como Itabuna, Ilhéus, Almadina, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Itajuípe, Porto Seguro e Eunápolis.

O atendimento no Banco Postal em 12 estados, incluindo a Bahia, seria encerrado na próxima quarta-feira (11), mas foi adiado nesta quinta-feira(5) e iniciadas negociações com o Banco do Brasil, conforme nota dos Correios enviada ao PIMENTA. O Banco Postal é uma parceria da empresa estatal com o Banco do Brasil.

Se confirmada a descontinuidade dos serviços, os mais prejudicados serão moradores de municípios como Almadina, Arataca, Barro Preto, Mascote, Jussari, Santa Luzia e São José da Vitória. Moradores dessas localidades dependem do Banco Postal para saques de aposentadoria e pensões do INSS e recebimento de outros benefícios, como o Bolsa Família. Em Almadina, por exemplo, essas pessoas terão que se deslocar para Coaraci, que fica a cerca de 20 km.

A direção dos Correios alega que os altos custos de manutenção e segurança tornam “inviáveis” os serviços do Banco Postal. Se não houver acordo com o Banco do Brasil, somente no sul da Bahia serão fechadas agências em 40 municípios (veja lista no final do texto), que, juntos, têm cerca de 1 milhão de habitantes.

EXTREMO SUL

Além do sul da Bahia, integram a gerência da Regional Sul  parte dos municípios do sudoeste, extremo sul e baixo sul. No extremo sul poderão ser fechadas agências em localidades como Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Guaratinga, Itamaraju, Itabela, Prado, Eunápolis e Porto Seguro. Nesses municípios moram 690 mil pessoas, segundo estimativa do IBGE para este ano.

As atividades do Banco Postal seriam encerradas neste mês em 1.827 agências na Bahia (440), Ceará (205), Goiás (259),  Mato Grosso (26), Pernambuco (23), Piauí (178), Paraná (412), Rio Grande do Norte (183), Roraima (15), Rio Grande do Sul (1) e São Paulo (14 agências no interior).

A Assessoria de Comunicação dos Correios informou nesta quinta-feira (5) que a empresa e o Banco do Brasil chegaram a entendimento para a continuidade dos serviços do Banco Postal. “O acordo a ser formalizado entre as duas instituições permitirá encontrar solução para manter, até 31 de janeiro, o funcionamento de todos os pontos de atendimento do Banco Postal que seriam encerrados no dia 11/10. Nos próximos quatro meses, as duas instituições irão negociar alternativas para viabilizar a permanência da parceria”, diz a nota ao PIMENTA.

Lista completa de municípios da Regional Sul que poderão ter o Banco Postal fechado:

Alcobaça, Almadina, Apuarema, Arataca, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Belmonte, Buerarema, Cairú, Camacan, Camamu, Canavieiras, Caravelas, Coaraci, Cravolândia, Dario Meira, Eunápolis, Firmino Alves, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Barro Preto, Guaratinga, Ibicaraí, Ibicuí, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itacaré, Itagimirim, Itajuípe, Itamaraju, Itamari, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapitanga, Itaquara, Itororó, Jaguaripe, Jiquiriça, Jucuruçu, Jussari, Laje, Lajedão, Maraú, Mascote, Medeiros Neto, Mutuípe, Nilo Peçanha, Nova Canaã, Nova Ibiá, Nova Viçosa, Pau Brasil, Pinheiro (agência em Itabuna), Piraí do Norte, Porto Seguro, Posto da Mata, Potiraguá, Prado, Presidente Tancredo Neves, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santa Luzia, São José da Vitória, Taperoá, Teixeira de Freitas, Trancoso, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Una, Uruçuca, Valença, Vereda e Wenceslau Guimarães.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *