Tempo de leitura: 3 minutos
Daniela se reinventou em sua saga empreendedora

Viviane Cabral || Agência Sebrae

O sonho de empreender se tornou realidade logo depois que Daniela Oliveira decidiu sair de um emprego com carteira assinada há dois anos, para investir no próprio negócio, em Ilhéus. À frente da clínica Dani Oliveira Estética & Saúde, a empresária estabeleceu parcerias com outros profissionais para a realização dos serviços, e com o apoio do Sebrae, tem superado desafios na busca de alternativas para reinventar o empreendimento e mantê-lo funcionando.

A força para se manter firme no negócio vem do seu histórico de lutas e conquistas que obteve, ainda quando adolescente, ao sair da cidade de Ubatã para estabelecer morada em Ilhéus. Na carteira de trabalho, obteve o registro como montadora em uma indústria de informática, e, depois, como gerente da mesma empresa, onde permaneceu durante nove anos.

Com a saída do emprego, Daniela identificou uma oportunidade para investir num negócio próprio. “Antes disso, elaborei três planos de negócios para verificar a viabilidade econômica dos segmentos de materiais de construção, pet shop e estética. Após a análise, verifiquei que o setor de beleza me chamava mais atenção, além de ser uma área que sempre gostei”, relatou.

Apesar da larga experiência nas áreas de Administração e Produção Industrial, Daniela não tinha formação como esteticista e abriu o empreendimento com um responsável técnico na área. A experiência não deu muito certo, e logo recorreu ao apoio do Sebrae. Ela foi atendida pela consultoria do Sebrae MEDE, que estabeleceu metas de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento do seu negócio.

Há pouco tempo funcionando em novo endereço, a empresária está investindo no curso de graduação em estética e a especialização em cosmetologia, além de cursos técnicos específicos da área de atuação. “Estou no processo de mudança no meu negócio. Mudei de espaço para um lugar menor do que antes e diminuir os gastos. Os desafios são muitos para mantê-lo funcionando, mas estou me doando para isso”, declarou Daniela.

A clínica Dani Oliveira Estética & Saúde está instalada no centro de Ilhéus e oferece os serviços de Estética Facial e Corporal, Criolipólise, Depilação a Laser, Massagens, Escleroterapia e Botox.

DADOS

A empresária representa um quantitativo cada vez maior de mulheres que estão assumindo o mundo dos negócios, segundo um levantamento feito pelo Sebrae Bahia em 2018. A Unidade de Gestão Estratégica da instituição aponta que foram identificadas mais de 93 mil empreendedoras ou candidatas a empresárias cadastradas na base de atendimento do Sebrae no estado até maio de 2018.

Desse universo, a pesquisa ouviu 2.194 mulheres e constatou que 77% delas possuem empreendimentos formalmente constituídos, sendo que quase metade destas buscaram orientação do Sebrae para a formalização. Outras 49,75% têm empreendimentos formalizados acima de três anos. A maioria (45,79%) é formada por microempreendedoras individuais, seguidas por donas de microempresas (24,32%) e donas de pequenas empresas (7,75%).

A pesquisa mostra ainda que as empreendedoras percebem a importância da formalização do negócio. Para 78%, ter a atividade formalizada ajudou no negócio. Percebe-se ainda um equilíbrio entre o empreendedorismo por oportunidade e por necessidade. Segundo a pesquisa, 25,67% fizeram a opção por empreender, enquanto 24,07% foram desligadas de emprego com carteira assinada e decidiram abrir um negócio. A maioria delas está no setor de comércio (50,86%) e serviços (38,76%).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *