Judoca conquista mais uma medalha|| Foto Lucas França

O judoca Hakson Andrade conquistou mais uma medalha para a sua coleção. Desta vez, o atleta de Ilhéus ficou com o bronze no Campeonato Brasileiro de Judô Veteranos, em Natal (RN). Ele subiu ao pódio pela segunda vez em menos de 30 dias. No início do mês, foi ouro na 5ª etapa do Circuito Baiano de Judô, em Simões Filho.

O atleta soma mais de três mil medalhas conquistadas em sua carreira. Mesmo com essa trajetória vitoriosa,  Hakson Andrande enfrenta dificuldades para participar das competições porque não conta com patrocinador oficial. Além dos treinamentos, o desafio do atleta é manter o alto rendimento, mesmo com poucas perspectivas de apoio oficial.

Lutando contra a essa dificuldade, o representante de Ilhéus é o primeiro dos rankings estadual e nacional na categoria M1-66kg – Veteranos. Ele relata que treinou bastante antes de viajar. Checou seu peso, quimono, passagens, e na bagagem, a esperança de vencer o maior dos desafios: representar Ilhéus, a Bahia e o Brasil em mais uma disputa internacional. Mas para isso, tinha mais esse desafio pela frente.

DESAFIO

Com a cara e a coragem, o judoca se juntou a delegação baiana para enfrentar atletas de todos os estados brasileiros. Esse time baiano possui 15 atletas no masculino e 10 no feminino. No local, antes de subir na arena, as lembranças de 2018, quando enfrentou grandes campeões no Rio Grande do Sul. “No confronto”, lembra Hakson, “garanti o terceiro lugar”. Nem mesmo as dificuldades superaram a tarefa de competir.

O dono da medalha de bronze abriu 250 pontos no ranking nacional. De acordo com os resultados, o primeiro lugar foi para o Estado de São Paulo e em segundo, Rio Grande do Sul. Já o quarto lugar foi para o Ceará. Hakson diz que trouxe na bagagem esperança, força e mais vontade para superar os limites. “Vou continuar treinando firme para reunir as condições ideais e trazer os melhores resultados”.

Hakson cursa Educação Física e divide seu tempo como professor na Academia Raiz e Corpore, em Ilhéus. Embora nascido em São Paulo, ele defende a Federação Baiana há 13 anos e se considera ilheense na alma e no coração. Quando perguntado sobre sonhos, foi decisivo: “defender o título sul-americano e pan-americano da categoria, com fé em Deus”. O judoca venceu esses títulos na Argentina, no último ano.

Para disputar o campeonato Brasileiro de Judô, Hakson Andrade contou com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, mas quem desejar ajuda-lo pode entrar em contrato pelos telefones 73 98814-9980 e 99932-2221. Banco do Brasil – Agência 0019-1 Conta corrente 67515-6. Siga o judoca pelo Instagram: @Haksonjudo.