Tempo de leitura: 2 minutos
IF Baiano de Uruçuca abre 270 vagas em cursos técnicos

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) abre, no próximo dia 23, as inscrições do processo seletivo para ingresso de estudantes em cursos técnicos de nível médio. São 3.625 vagas para cursos nas modalidades Integrada ou Subsequente ao Nível Médio, disponíveis nas unidades em 14 municípios. Os candidatos terão até o dia 3 de novembro para fazer a inscrição.

Para o sul da Bahia, há 270 vagas no campus de Uruçuca – 110 nos cursos de Guia de Turismo (40 vagas) e  Informática (70 vagas), na modalidade Integrado. As demais, na modalidade Subsequente, nos cursos de Agrimensura (40), Agropecuária (80) e Alimentos (40).

Podem concorrer aos  cursos técnicos na forma Integrada ao Ensino Médio os candidatos que concluíram ou estão concluindo o Ensino Fundamental ou equivalente. Neste caso, o estudante faz o ensino médio e o profissionalizante juntos dentro do IF Baiano. Já os cursos técnicos na forma Subsequente são para quem já concluiu, ou está perto de concluir, o Ensino Médio.

A inscrição é R$ 30,00 e deverá ser paga por meio de boleto gerado pelo sistema. Candidatos com cadastro no CadÚnico poderão solicitar dispensa do pagamento da taxa, no período entre 23 de setembro a 4 de outubro de 2019, indicando, no momento da inscrição, a opção pela isenção e informando o Número de Identificação Social (NIS).

RESERVA DE VAGAS

Para os cursos da forma Integrada, 70% das vagas são reservadas a estudantes oriundos de escolas públicas, 25% para ampla concorrência e 5% para pessoa com deficiência. Para os cursos da forma Subsequente, reserva de vagas é 50% para estudantes oriundos de escola pública, 45% ampla concorrência e 5% para pessoa com deficiência.

Este ano, o processo de ingresso terá como método de classificação o Exame de Conhecimentos. As provas serão aplicadas no dia 1º de dezembro de 2019, no turno vespertino, nos municípios de Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Uruçuca, Valença e Xique-Xique

No momento da inscrição, o candidato poderá indicar em qual cidade gostaria de realizar o exame. Mas, a distribuição dos locais de prova será divulgada após o período de inscrições, sendo responsabilidade do candidato acompanhar a página do processo seletivo (ingresso.ifbaiano.edu.br) para verificar a informação.

Os exames serão compostos por 40 questões objetivas das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências humanas e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias. O conteúdo programático, bem como outras informações sobre a prova, estão disponíveis nos editais.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *