Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da CDL de Itabuna, Jorge Braga, concedia entrevista a um programa da TV Santa Cruz e comemorava as vendas do Dia dos Namorados, apesar dos transtornos causados pelas obras na avenida do Cinquentenário e a crise econômica.

O PIB brasileiro cresceu 9% no primeiro trimestre e o baiano, 9,5%. Onde está a crise falada pelo dirigente?

8 respostas

  1. Esses valores, geralmente, são valores médios, …, nem todas as regiões – do Brasil e da Bahia – crescem na mesma proporção, ao mesmo tempo, …!!!

    O sul da Bahia, por exemplo, há muito tempo que não sabe o que significa um crescimento consistente, significativo, …!!!

    Aí vão duas perguntas:

    1 – Quem compra no comércio da Rua Paulino Vieira sente algum transtorno causado pelas obras da Av. Cinquentenário (eu mesmo fiz uma compra na Paulino Vieira ontem e sequer lembrei que a Cinquentenário existe), …?!?!?!

    2 – E no Shopping, …?!?!?!

    O comércio de Itabuna, hoje, não se restringe a apenas uma avenida, …!!!

    O comércio da Av. Cinquentenário, atualmente, mais parece uma baixa dos sapateiros, pois se tornou essencialmente popular, …!!!

  2. Trabalho numa rede de varejo com 3 unidades em Itabuna e 2 em Ilhéus e todas apresentam superávit muito bom em relação ao mesmo período do ano passado. Graças a Deus e ao povo de Itabuna este ano crise é uma palavra que não existe em nosso vocabulário.

    Agora, que o governo municipal pode e deve, pelo PIB do municipio e o potencial de renda per capita, atrair mais investimentos, a isso não tenham dúvidas. Nisso o sr. Azevedo e equipe é muito fraquinho e subestima demais as empresas e o próprio ritmo de crescimento da Bahia e resto do Nordeste, que cresce mais que o resto do país.

    Lembrando sempre: Quantas cidades com comércio pujante como Itabuna e Ilhéus tem próximas?
    Santo Antonio de Jesus 250KM
    Eunapolis 250KM
    V da Conquista 250Km
    E mesmo com essa capilaridade de municipios que consomem exclusivamente daqui não temos grandes investimentos pra atrair mais e mais negócios

    Nosso amigo Carlos Leahy pode e deve ajudar muito mr. Azevedo nessa labuta.

    Viva a velha Tabocas!

    Abraços,

    Soares

  3. Tem que andar muito…mas..muito mesmo pra saber onde está a crise que o sr.Jorge Braga está vendo!todos nós que teos comércio na cinquentenário mesmo com todo o barulhos das perfuratrizes,poeira, pisos totalmente irregulares continuamos vendendo. Essa é uma terra maravilhosa e apesar de (ainda)nao ter recebido o título de cidadao Itabunense me sinto tao filho como todos os nascidos aqui.Só estou sentindo que ela politicamente anda mal representada,o nosso amigo e prefeito Capitao pelo que sei até hoje me parece que nao sabe para que lado plítico vai e isso é péssimo para a nossa cidade e principalmente o nosso tao forte comércio, Se decida logo prefeito!!!!!!nos que trabalhaqmoe e gerimos empregos queremos umadecisao rápida indpendentemente qual partido o sr escolha!!!!!!

  4. Zelão diz: – Vivemos a crise de idéias

    Por falta de visão empresarial, o comércio de Itabuna está sendo invadido (no melhor dos sentidos) por empresas de outras cidades e até de outros estados. Os antigos “comerciantes de Itabuna” estão preferindo viver de aluguel do antigo ponto comercial.

    São poucos os que sobreviveram aos novos tempos. Até as nossas entidades empresariais dão mostra do envelhecimento e da falta de novas idéias.

  5. Caro Zelao.
    O seu comentário procede em parte.Para competir com o pessoal que vem de fora (que sejam bemvindos)teremos que estar bem antenados,preparados, atualizados e de olhos bem abertos para tudo que venha agregar valores para a nossa Cidade e para o Sul da Bahia como um todo!Com relaçao as “novas idéias”realmente vc tem toda razao. Enquanto o pessoal continuar olhando somente para o seu umbigo nada de novo acontecerá por aqui!É a velha cultura do Cacau que ainda predomina em boa parte dos nossos comerciantes.Vamos pedir a Deus que ilumine a cabeça do prefeito e do seus Secretários para tomar logo uma decisao política para a Cidade poder andar. Bom dia para todos os blogueiros.

  6. Prezado Zelão:

    O que está ocorrendo em Itabuna não é endêmico. Todas as cidades médias brasileiras estão sendo “invadidas” por lojas de departamento, de rede, …!!!

    Quando Salvador recebeu o prmeiro Shopping, o Iguatemi, a população da capital baiana já beirava o primeiro milhão de habitantes, lá peos idos de 1979 e/ou 1980, por aí. Hoje em dia qualquer cidade de +/- 200.000 habitantes tem, no mínimo, um Shopping, com raríssimas exceções, …!!!

    Como as grandes redes já estão estabelecidas em todas as capitais, assim como nas grandes cidades do país, resolveram expandir seus negócios, por uma questão de economia de escala, chegando às cidades na faixa dos 200.000 habitantes, que têm vocação comercial, que são pólos comerciais regionais. Itabuna é um desses casos, …!!!

    Observem, por exemplo, o que está ocorrendo com os atacadões. A competição entre eles é tão voraz, a estratégia de ganhar novos mercados é tanta, que um constrói exatamente em frente ao outro, …!!!

    Aí aquele comerciante local, pequeno, tradicional, com pouco capital, que está operando em escala muito menor, logiamente, sentirá o impacto e tentará mudar de ramo para continuar a manter o padrão de vida dele e da própria família, pois não tem como competir (os pequenos não conseguem prazos e preços e variedade de produtos competitivos e/ou atraentes, por exemplo), …!!!

    É a evolução (e o preço que ela cobra às pessoas), meu caro, …!!!

    Esta invasão já ocorria de forma mais sutil, com o advento das franquias. Agora chegou a vez das grandes redes, tanto no varejo quanto no atacado, …!!!

    E vem mais por aí, com grandes redes de escolas, Faculdades e por aí vai. Acredite. É um caminho sem volta, …!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *