Tempo de leitura: 3 minutos

– Helyos, de Feira, ficou em 9º lugar no Brasil

– Divina é a melhor de Itabuna

Antigo prédio do Divina (Foto Blog História de Itabuna).

O Pimenta bate “de primeira”: o Ministério da Educação (MEC) divulgará nesta segunda, 19, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por escola.
O Colégio Vitória foi considerado o melhor de Ilhéus no Enem 2009 e o 50º do país. Somou 701,18 de 1.000 pontos possíveis. Foi o segundo melhor na Bahia.
Em Itabuna, a escola de melhor desempenho no exame realizado foi a Divina Providência, com média total de 641,54 pontos. Alcançou o 55º lugar no ranking estadual do Ensino Médio.
A pontuação considera o desempenho dos estudantes em redação e na prova objetiva.
Os primeiros resultados do Enem representam uma guinada para uma das mais tradicionais escolas de Itabuna.
A Divina Providência se recupera de uma grave crise que a levou a sair do endereço na rua São Vicente de Paulo, no centro, para um prédio na avenida do Cinquentenário.
O desempenho da Divina desbancou os campeões do Enem em Itabuna, nas edições anteriores: o Sistema (com 633,8 pontos em 2009) e Galileu (632,23).
Em comum, as três escolas têm o fato de serem da rede privada de ensino. Para efeito de comparação, a média da edição do Enem 2009 foi de 500 pontos.
Na rede pública, o melhor desempenho itabunense foi registrado pelo Colégio da Polícia Militar, que obteve 575,1 pontos nas provas objetiva e de redação.
O Ciso-Estadual pontuou com 540,14, à frente do Colégio Modelo, com 527,12. A média nacional em 2009 bateu em 529,63 pontos.
O Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (Ciomf) obteve 520,63 pontos. A unidade de ensino com menor rendimento no Enem 2009 foi o Grupo Escolar Félix Mendonça, com 453,1 pontos.
O Félix Mendonça funciona no bairro Sarinha e oferece turmas do Ensino Médio Regular (EMR) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pontuação apresentada é a média do EMR e EJA.

EM ILHÉUS, COLÉGIO BATE 701 PONTOS

Campeões sul-baianos no Enem, os alunos do Colégio Nossa Senhora da Vitória (Colégio Vitória) cravaram 701,18 pontos na soma das provas objetivas e de redação. É a terceira vez que o Vitória se destaca no sul da Bahia (confira).
A Terra de Gabriela também tem a escola com a segunda melhor pontuação entre Ilhéus-Itabuna (a terceira na região). O Colégio São Jorge obteve 660,64 pontos, conforme o MEC.
O resultado do São Jorge é quase idêntico aos 660,33 pontos do Instituto Nossa Senhora da Piedade.
Na rede pública, o melhor desempenho em Ilhéus foi o dos alunos do Colégio da Polícia Militar, com 550,41 pontos.

EM FEIRA, A MELHOR DA BAHIA

A Escola Monteiro Lobato, segundo o MEC, teve segunda melhor nota entre as escolas sul-baianas, com 662,97 pontos. A unidade fica em Coaraci.
No cruzamento feito pelo Pimenta com os dados disponibilizados pelo Ministério da Educação, constatou-se que a Helyos foi escola de melhor pontuação no Enem 2009 na Bahia.
Com 730,42 pontos, ela está sediada em Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia. É a nona melhor do país, segundo o ranking do MEC. A campeão nacional foi a Vértice, de São Paulo, com 749,70 pontos.
OS 10 PRIMEIROS NA BAHIA (Fonte Inep/MEC)
1º Colégio Helyos (Feira de Santana/Privado) – 730,42
2º Colégio Vitória (Ilhéus/Privado) – 701,18

3º Colégio Anchieta (Salvador/Privado) – 696,43
4º Colégio Militar (Salvador/Público. fed) – 692,09
5º Colégio Acesso (Feira de Santana/Privado) – 691,96
6º Colégio Maria Montessori (Ipirá/Privado) – 690,62
7º Ifet (Simões Filho/Público.fed) – 690,08
8º Ifet (Salvador/Público.fed) – 682,55
9º Ifet (Salvador/Público.fed -EMR-EJA) – 681,47
10º Centro Ed. Villa Lobos (Salvador/Privado) – 681,44
Os melhores colocados do sul da Bahia (ranking estadual)

2º Colégio Vitória (Ilhéus/Privado) – 701,18
27º Escola Monteiro Lobato (Coaraci/Privado) – 662,97
30º Colégio São Jorge (Ilhéus/Privado) – 660,64

33º Colégio Ins. N.S. da Piedade (Ilhéus/Privado) – 660,33

55º Colégio Divina Providência (Itabuna/Privado) – 641,54

72º Colégio Sistema (Itabuna/Privado) – 633,80

74º Colégio Galileu (Itabuna/Privado) – 632,23

33 respostas

  1. Meus caros: Na qualidade de ex-aluno do Colégio Divina Providência me permitam uma correção. Não se diz “a” Divina Providência e sim “o”.
    É lamentável que Itabuna não valorize o que tem de melhor e sua população insista em desconhecer o passado de instituições, pessoas e fatos desta comuna prestes ao primeiro centenário.
    Sem memória, a cidade parece viver uma amnésia coletiva, onde impera o mau gosto, o esquecimento, a deselegância e a estupidez.
    Da Redação: Caríssimo Lula, imagine o Pimenta escrevendo “entre as escolas melhores classificadas está “o” Divina Providência… Estranhíssimo, não? Agora, se a referência é “ao” colégio Divina Providência”…. tudo bem…

  2. O engraçado é que o professor Marcos Lemos, vulgo marcão,fala tão mau do divina e galileu, que a resposta ta ae.
    O problema do colegio sistema, é por que eles querem viver de marketing,que isso seja uma lição, que a partir de agora o professor poeta ensine mais e fique de boca calada.

  3. Parabéns Colégio Vitória por excelente resultado em um estado como a Bahia.
    E parabéns ao Helyos da nossa Feira de Santana.
    Desbancaram os “grandes” de Salvador.

  4. Eu também achei estranho “a Divina”, mas é preciso dizer ao LC sobre a necessidade de elegância também na crítica. Pq tanto destempero e agressividade? Coisa feia, menino! Se assunte. Melhore o seu senso de proporção.

  5. Querido Maninho, não sei se vc sabe classificar , ou entender classificação mas, o que vi é que o Sistema está à frente do Galileu. E não o contrário. Certo ? Quanto ao Galileu, aquele Naldo, é um mercenário. E o Galileu realmente aprova em Medicina, basta vc ficar lá 5 ou 6 anos e sua foto estará em out doores pela cidade inteira. Como no meu caso.

  6. Toda a equipe do Colégio Vitória (direção, professores e alunos) estão de PARABÉNS pelo excelente resultado em um estado em que a educação ainda caminha lentamente.
    Sinto-me orgulhosa, tive e ainda tenho sobrinho que estuda neste conceituado estabelecimento de ensino.
    Escola não precisa de marketing para provar que são boas no ensino. Elas precisam, sim, de uma educação de qualidade, regra que o Colégio Vitória possui.
    Deixamos para trás escolas consideradas fenômenos na educação.
    PARABÉNS também ao Helyos de Feira de Santana.
    Um beijo para todos.
    Profª Ana Maria

  7. Fica claro que o Galileu tem muito marketing, tem muitos professores bons, mas sei que nos ultimos anos vem perdendo professores bons e consequentemente a qualidade! Esse resultado é fundamental para que fique claro que quem faz o colégio é uma equipe de professores de qualidade e não marketing em excesso! Parabéns Direção, Coordenação, Professores e alunos do grande Divina!

  8. Estava na cara que o Divina ia crescer de novo, só tem fera na equipe agora. Não esperava que ia ser tão rápido, mas estão sendo colhidos os frutos. Parabéns pra equipe do Divina!

  9. Todos os estudantes q prestaram o exame nacional de cursos merecem ser parabenizados pelas notas obtidas, porém, a mesma é insuficiente para avaliar a qualidade ou não da instituição por vários motivos.
    Primeiro, pq o exame não é obrigatório, impossibilitando uma média representativa do aproveitamento da totalidade dos estudantes de cada instituição. Se só os estudantes “nota 10” fizerem a prova, a média será 10, independente do não comparecimento de estudantes “nota 5” q, em tese, poderiam diminuir a média geral, e vice-versa.
    Por outro lado, na avaliação de uma instituição uma “nota” isolada do estudante não pode ser o único elemento, sendo q a mesma é insuficiente, por vários motivos, até para aferir o aprendizado do mesmo. Deve-se levar em consideração a qualificação do corpo docente, as condições de ensino, a estrutura física, a presença de equipamentos q auxiliem no processo de aprendizagem, etc.
    Esse comentário não pretende questionar a “qualidade” das escolas citadas, todas desfrutando de uma ótima imagem nos mais variados aspectos, tanto junto a antigos qto a atuais estudantes e profissionais, além da sociedade em geral. É apenas uma reflexão sobre o ENEM e o ranqueamento decorrente dele.

  10. Essas notas são bons indicadores para ver o nivel das escolas em nossa região, porém ter uma media boa e um alto nivel de aprovação nao entendo que isto quer dizer que a escola seja melhor.
    No caso do divina fico feliz por que é uma escola tradicional e que nao pensa só em aprovar no vestibular para colocar out door pela cidade.
    Vocês pais tem que pensar que alem de seus filhos serem aprovados no vestibular, eles tem que ter uma boa educação geral, que envolve etica e valores.
    Nossa região precisa valorizar trabalhos realizados no Divina, AFI, Sagrado, colegio modelo… que são instituições que pregam a diciplina, amizade, respeito e outros valores de suma importancia na vida pessoal e privada de cada um.

  11. Querida Ivana, sei muito bem classificar, como tambem sei ´´interpretar“…Bata a mão na Boca e AGRADEÇA ao Sr.Naldo por hoje vc esta onde tá, pois se vc tivesse condições teria cursado na capital do estado, mas como vc disse que ficou 5 a 6 anos, isso mostra que valeu a pena ter ficado 5 ou 6 anos lá, se vc saiu no outdoor foi uma forma de prestigiar o aluno…engraçado que vc reclama, mas deixou colocar a foto!
    O colégio Divina está de PARABENS…
    O colégio Marqueteiro sistema precisa melhorar muito em questão de vestibular…cade o cursinho do sistema??!! ainda existe???rsrs

  12. Vc está completamente correto Rodrigo e o resultado do Enem reflete em parte isso! Pois não sei se você sabe mas nenhum colégio em Itabuna possui hoje o que o Divina tem! Sem dúvida a melhor equipe de Ensino Médio da cidade, Data-Show em todas as salas (tem colégio que não tem nenhum, mas é bom não comparar), lousa digital e uma direção sem arrogância!

  13. Na minha opiniao Galileu… Sistema… so teem MARKETING!!!
    É verdade que teem muitos professores de qualidade… mais boa parte dos alunos nao se esforçam o suficiente para fazer juz a qualidade do colégio sendo assim bem acomodados… A sociedade itabunense parece estar acostumada a viver somente de marketing e a acreditar em tudo em que os outdoor’s mostram… Não é bem assim companheiros!

  14. Caro Marcos,
    Queria só salientar para você que não só agora, mais no Divina sempre teve uma equipe fera. Parabéns, toda a equipe desta escola! Educação se faz com qualidade, inovação e competência.

  15. Gostaria de parabenizar toda equipe do Divina da cinquentenário e o Divina Infância,que vem fazendo um excelente trabalho. Parabéns!

  16. Realmente você está correto Rodrigo! Muitas coisas devem ser levadas em consideração e o resultado do Enem reflete em parte isso! Nenhum colégio hoje em Itabuna tem a estrutura e a equipe que o Divina tem! Todas as salas com Data-Show (tem colégio que é uma dificuldade encontrar um, mas é bom não comparar!), lousa digital, a melhor equipe de Ensino Médio e uma direção sem arrogância!

  17. Queridos amigos,
    Sinto muito em decepcioná-los, mas o que é julgado (neste caso)é o aluno e não a escola. Pois os alunos são inscritos e a escola não é comunicada.
    Tem escolas que seleciona os 20 melhores alunos (sim, aqueles que só tiram nota 10)e estes fazem a prova do ENEM com esta finalidade, para enganarem quem não teem cohecimento do que é julgado e aproveitam para fazer marketing com isso.
    Gostaria muito que as ecolas de Ilhéus fossem melhor do que as de Salvador (há, há, há) só assim nossos filhos não sairiam daqui para ir atras de escolas melhores para que eles conseguissem passar no vestibular. E isso fazem a maioria deles que querem passar numa faculdade de peso, como a Universidade Federal da Bahia, por exemplo.
    Tem escolas que não dão importancia para tal e faz a prova o aluno que quer fazer e “estas” escolas chegam até a proibir o aluno que não tiram nota 10 a fazer.

  18. Pessoal
    Se vocês observarem a classificação nacional, a realidade é totalmente outra, …, os números são totalmente outros, …, por isso, antes de dar parabéns a alquém, observem a classificação nacional, …!!!
    Esse negócio de olhar apenas o estado da Bahia é, no mínimo, uma miopia, conveniente apenas para alguns. Abram os olhos, …!!!
    Além disso, há uma diferença enorme entre os colégios particulares e os públicos, …!!!
    Fica realmente difícil de competir, quando há colégios, como o Vértice, de São Paulo, que ficou em primeiro lugar no país, cuja mensalidede beira os R$2.700,00, …!!!
    Quanto aos colégios “famosos” atualmente, aqui de Itabuna, eles fazem o seguinte “esquema”: Colocam exemplos muito fáceis em sala de aula, tacam questões da FUVEST, do ITA e do IME, por exemplo, nas provas, todo mundo cai no pau e, depois, cobram para os alunos fazerem as recuperações, …, e ainda ficam com a fama de bons colégios, …, é máfia, …, não se iludam, …!!!
    É o verddeiro faz de conta, …!!!
    Querem ver uma coisa: Tentem fazer uma visita, de surpresa, às bibliotecas dos colégios – ditos bons – aqui em Itabuna (e aos laboratórios de Química, de Física, de Biologia, de Matemática e de Informática). Depois me contem o que aconteceu, …, se conseguiram ao menos encontrar as bibliotecas e/ou os referidos laboratórios, …?!?!?!
    Um dos primeiros classificados entre os colégios públicos de todo o país foi o Colégio de Alpicação, de Viçosa – MG (cidade muito menor que Itabuna e Ilhéus, por exemplo). Creio que algumas pessoas aqui da região conhecem este Colégio e/ou estudaram lá, …!!!
    Outro dia mesmo, um amigo meu, que é comerciante tradicional no beco do fuxico, me apresentou uma questão sobre análise combinatória, que caiu na prova que o filho dele fez num desses colégios, que eu creio que ninguém, ou quase ninguem, tenha acertado. Eu perguntei ao rapaz se ele teria visto um exemplo similar resolvido em sala de aula, e ele me disse que nunca teria visto aquilo antes na vida dele. “Os exemplos resolvidos em sala de aula são muito mais fáceis”, disse o adolescente, …!!!
    A moça que trabalha aqui em casa que, com muito sacrifício, mantém um filho num desses colégios (da moda), sonhando com um futuro melhor para ele, também chegou à mesma conclusão: “Just an ilusion”, …!!!
    Além do valor da mensalidade, que para ela obviamente é muito alto, ainda tem as famigeradas recuperações para pagar, …, senão o garoto não consegue passar, …!!!
    Mais uma vez, a música é: Besta é tu, besta é tu, …!!!
    E algumas madames quebradas, metidas a dondocas (o dinheiro já acabou, mas ainda mantêm a pose), ainda ficam dizendo, nas festas e reuniões sociais: Meus filhos estudam no Colégio tal, …, cheias de orgulho e arrogância, quando, na verdade, deveriam estar ostentando um belo nariz de palhaço, …!!!
    Esse povo daqui ainda tem muito que aprender, …!!!
    O que seria dos sabidos se não existissem os bestas, …!!!
    E lembrem-se: Os bestas são a maioria, …!!!

  19. Gostaria de considerar alguns itens debatidos aqui:
    1. Vale lembrar que o ENEM/2009 tem uma proposta diferenciada, que se aproxima dos vestibulares, com questões que exigem raciocinio e interpretação.
    2. O Divina tem passado por várias mudanças nos ultimos 4 anos: foi feito um investimento maciço na contratação de profissionais de qualidade que hoje, integram a equipe; mudaram as instalações proporcionando mais conforto e comodidade aos alunos e pais que ali chegam; a coordenação é efetiva e age no sentido de subsidiar o trabalho pedagógico e apoiar os pais; investiu-se significativamente em tecnologia de ponta aplicada à educação.
    3. O Divina, e toda sua equipe, correu atrás e se organizou para atender a proposta do novo ENEM, que vale lembrar é etapa de muitos vestibulares de renome…
    4. Em fim, vamos dá a cezar o que é de cezar e ao Divina o que é do DIVINA!!!
    PARABÉNS A TODA EQUIPE!!! FAÇAM COMO EU, ACORDEM!!

  20. Quero parabenizar o Divina Providência pelo resultado do ENEM, fiquei orgulhosa pelo Colégio como ex-aluna e como mãe de dois alunos que estudam lá. Parabéns, equipe gestora, professores, coordenadores funcionários em geral, que Deus continue iluminando seus caminhos.

  21. Gostaria de esclarecer alguns fatos:
    1ºO Divina vem passando por algumas mudanças nos ultimos 4 anos. Mudou a diretoria, contratou exelentes professores, mudou para um predio com instalações mais modernas para dar mais conforto e comodidade aos alunos e investiu muito em tecnologia aplicada a educação. Tudo isso não poderia ter outro resultado. Despontou como o melhor de Itabuna. Parabéns a equipe!

  22. dar a cesar o que é de cesar e ao divina o que é do divina!!! Parabéns pelo excelente resultado. Isso sim é que é resposta: com trabalho e dedicação vocês mostraram que vale apena confiar!

  23. SR. Sergio,
    Embora respeite sua opinião, acho que é sempre pouco inteligente generalizar. O Divina Providencia por exemplo tem biblioteca e laboratório. Por que não faz uma visita?

  24. Sempre observo os comentários muito bem elaborados de Sérgio Oliveira, mas desta vez ele exagerou: tenho 4 filhos no Divina, é um pouco difícil mantê-los lá, mas me orgulho sim de responder ( se alguém perguntar, é claro) que meus filhos estudam lá. Mas não sou arrogante ( apenas orgulhosa, de estar oferecendo o melhor para meus filhos) e nem tenho cara de palhaça não, afinal de contas, seu Sérgio Oliveira quem paga as minhas contas sou eu, eu invisto o meu dinheiro no que bem me convém, tá? Pq me chamar de palhaça? Por eu estar procurando o melhor para os meus filhos? OBRIGADA À DIREÇÃO QUE NOS ACOLHE TÃO BEM!!! PARABÉNS AO DIVINA!!! PARABÉNS AOS MEUS FILHOS E… PARABÉNS A MIM É CLARO POR TER FEITO A MELHOR ESCOLHA!!! FOI LINDO VER A ALEGRIA DOS MEUS FILHOS ME COMUNICANDO SOBRE ESSE DESEMPENHO DO COLÉGIO!!! HU HU !

  25. Sr Dilma,
    Sinto dizer que está completamente equivocada! No caso do Divina a escola não só sabia e incentivou todos os alunos a participar como promoveu simulados antes do ENEM. Talvés seja essa a diferença.

  26. Não entendo como se pode comemorar esse resultado! Uma escola privada como o Colégio Vitória deveria se envergonhar em ter obtido essa classificação. E pior… ainda é citada a BAHIA, como se fosse um Estado subdesenvolvido, pobre e carente na área de educação. Pelo amor de DEUS acordem!!!!
    Por que os nossos filhos se deslocam para Salvador, no segundo grau, para tentar obter êxito no vestibular nos cursos mais concorridos? Por que será? Será porque nós somos ricos e queremos nos ver livres dos filhos ou porque fazemos o sacrificio e sabemos que se assim não o fizer, nossos filhos estão fadados a, se passarem, a cursar qualquer curso mediocre???
    A pior coisa é vedar os olhos e não ver o que está ao alcance deles.

  27. Maninho, acho que vc anda desinformado, quero primeira mente parabenizar as Escolas da nossa regiao que ficaram bem classificadas no ENEM e fico honrado em fazer parte da equipe do Divina Providencia e do Sistema. maninho ensino nas duas escolas que ficaram em primeiro lugar no Enem , fruto de um trabalho em equipe e que estamos colhendo os resultados.Ja que vc sem pre fala mal do professor Marcos Lemos, Marcão, informe-se onde estou ensinando. Desculpe faço parte de duas equipes que estão no topo. Contra dados não há argumentos. Pode comparar primeiro lugar Divina segundo lugar Sistema …. . Parabens as escolas e nossos colegas e principalmente os alunos e seus pais que acrdeditam em qualidade de escola.

  28. Sérgio Oliveira constrói bem seus argumentos, mas desta vez ele pecou na generalização. Muitos dos pais que matriculam seus filhos em escolas de ponta como Divina, Sistema, Galileu, etc., o fazem não por modismo, mas porque querem um futuro melhor para os jovens e, até o momento, os colégios privados da nossa região são as melhores alternativas disponiveis para as famílias de classe média (só os ricaços – minoria na cidade – têm condições de mandar seus filhos para outras cidades a fim de se prepararem melhor p/ os vestibulares).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *