Tempo de leitura: 2 minutos

Imagens captadas pelo fotógrafo Jorge Bitencourt e publicadas originalmente no site O Trombone mostram o que este blog já denuncioiu por diversas vezes: a revitalização feita pela Prefeitura de Itabuna na Avenida do Cinquentenário é uma obra sem a menor qualidade e se constituiu em fragoroso exemplo de desperdício do dinheiro público.
Orçada em R$ 4,5 milhões, a obra nem de longe chega perto ao modelo que foi apresentado no ano passado pelo prefeito a empresários da cidade. A ideia “vendida” era a de transformar a Cinquentenário, a principal artéria comercial de Itabuna, em uma avenida bonita e moderna, com a padronização dos passeios, instalação de áreas de convivência e nova iluminação.
A iluminação melhorou, de fato, mas as novas luminárias foram instaladas em postes velhos, diferentemente da proposta inicial. Não combinou.
As “áreas de convivência” se limitam a bancos mal-posicionados ao longo da calçada, sem nenhuma preocupação urbanística.
E a pior parte são as pedras usadas na recomposição dos passeios: reprovada desde o início por comerciantes, transeuntes e até pela Caixa Econômica Federal, que financia parte da obra, a estrutura está se desmanchando e é sério o risco de que brevemente se torne necessária uma nova intervenção para rearrumar a avenida. Muito cedo para se acabar uma obra tão cara, inaugurada há menos de dois meses.
A CEF ainda fará nova avaliação, após o período eleitoral, para ver se libera sua parte no financiamento do projeto. Resta saber se a instituição vai pagar por aquilo.

O piso, que a Prefeitura diz ser "intertravado", está se "destravando" e o passeio afunda em diversos pontos (foto Jorge Bitencourt)

33 respostas

  1. Tem uma canção antiga que diz: “Se essa rua, se essa rua fosse minha, eu mandava, eu mandava ladrilhar…”, em se tratando da rua em pauta, o brilho dos olhos dos transuentes ficam atônito com tamanho intertravamento!
    Ou seja, o que não foi travado foi as torneiras dos cofres bolsos públicos de cada dia. Outra coisa ainda nesta obra centenária que merece destaque, além dos posicionamentos dos bancos, é que o trilho para os deficientes visuais, fica logo na saída das lojas, ou será se eu não vi errado tal coisa?

  2. Há tempos acalento um sonho que viria substituir um PESADELO :
    os passeios não mais seriam constituídos de “pedra portuguesa”, esse absurdo, talvez herança de trabalho escravo o qual serviria para humilhar e destruir a saúde dos operários que nele trabalhavam…Creio mesmo que noventa e nove por cento das hérnias de disco atendidas pelo SUS vieram desse massacre .
    Nem conto a dificuldade de caminhar pelas ruas olhando em frente, postura tão louvada e admirada como principal conquista da hominização.Os buracos provenientes dos passeios desmantelados não permitiam…e as mulheres, nem pensar em usar sapatos de salto, tão ao seu gosto!!! Nunca encontrei um passeio desse tipo em PERFEITAS CONDIÇÕES!
    Sem mais delongas: Queria, e como queria, que algum GÊNIO descobrisse um substituto para as pedras!
    Mas…parece que ainda não é dessa vez…LAMENTÁVEL!!!

  3. Pobre de Itabuna
    Seu pimenta
    O QUE ESPERAR DE UMA OBRA QUE FOI COMANDADA PELO TÉCNICO DE INFORMÁTICA E ENGENHEIRO DE OBRAS MAURICIO ATHAYDE E SEU AJUDANTE PASCOAL “PREDA” DIZEM QUE PASCOAL MANDA MAIS DO QUE VITA. PASCOAL É UM ANALFABETO MAS É HOMEM DE CONFIANÇA DE AZEVEDO…SE A CAIXA VER O ESTADO DA CINQUENTENÁRIO, NÃO VAI LIBERAR ESSE DINHEIRO. ESSE PISO É SORRISAL PELO JEITO !

  4. Isso é o minimo p o caos q se encontra nossa cidade “centenária”. E os bairros? Em completo estado de abandono. Será q o Sr. Prefeito ñ lembra de qud foi fazer campanha e pedi votos? A aminência é uma patologia q toma conta dos politicos, q só lembra do povo e das suas miserias qud vão mendigar o voto. Azevedo vc deveria lembrar do povo humilde q te elegeu e q te ajudou a ocupar a cadeira de prefeito, q diga de passagem com um salário q muitos nem sonham em ter, fora todas as regalias. Pegue o carro da prefeitura e vá fazer uma visita na periferia. Um absurdo gastar tanto de uma obra na cinquentário, enquanto os bairros se encontram em verdadeiro estado de abandono. Toma vergonha nessa cara!

  5. Não wl o motivo que o Ministerio Público9 Federal ou o Estadual ainda não tomaram aas providencias devidas. Será falta de provas ou de pessoal para a devida apuração? O Gestor é o responsável e, deve responder judicialmente por sua irresponsabilidade.

  6. De uma coisa eu tenho certeza, …, o pessoal do PT que já esteve no poder em Itabuna, por duas vezes, assim como o atual governo estadual, jamais poderão ser criticados, pois quem nada fez nunca poderá sofrer críticas a respeito das suas “realizações”, …!!!
    A única crítica será a respeito do fato de nunca ter feito coisa alguma, em nenhuma das oportunidades, …!!!
    Seria esta uma “estragégia”, pois só erra quem tenta, …!!!
    Mistério, …?!?!?!

  7. Quando no ano passado alardearam esta obra como sendo a da século, até pensei que seria realmente uma maravilha para nossa cidade. Mas com o tempo passando, observei que apenas seria mais uma obra feita às pressas para ter o que inaugurar numa data tão importante quanto o centenário de aniversário de nossa querida Itabuna. O calendário apertava e a obra ia a toque de caixa. Os lojistas tiveram enormes prejuízos porque a administração pública não soube utilizar um simples cronograma de obras onde faria quarteirão por quarteirão. Além disto, cavava uma vala pra colocar meio fio (a guia da calçada) e depois tapava. Por que não aproveitaram a vala aberta pra colocar também os canais de fiação, uma vez que prometeram a fiação aérea ser toda subterrânea ? Ou isto foi incompetência na elaboração do projeto inicial, ou foi incompetência na gestão da obra em andamento! Isto tem um alto custo e quem paga somos nós, além de que a estética ficou horrível. Quanto ao tipo de piso, todo mundo via que aquilo não iria dar certo. Piso de péssima qualidade, até hoje questionado por alguns técnicos da área. Em um país com uma legislação mais rígida, este dinheiro deveria ser reembolsado aos cofres públicos e estes tijolinhos serem devolvidos à empreiteira contratada com a prefeitura exigindo o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. Alguém deve ter se aproveitado desta grave falha e embolsado algum dinheiro a mais. O nosso dinheiro!
    Mark Wilson – pós graduando em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA & GERÊNCIA DE CIDADES (FATEC/FACINTER)

  8. Outra VERGONHA é a cobertura do canal, que foram liberados mais de 12 milhões e apenas um parte pequena, isso se sair, vai ser coberta!!!
    Essa semana eu vou postar um vídeo no YOUTUBE dessa VERGONHA!!
    Estou abrindo uma comunidade no ORKUT sobre os descasos em ITABUNA, nele vou disponibilizar vídeos sobre tudo que acontece com o dinheiro público!!!
    AGUARDEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Sergio Oliveira aprova a obra da cinquentenário.
    Wagner está fazendo a UPA, mais Sergio OLiveira não conhece Itabuna
    Geraldo fez muito em Itabuna:
    * Samu 192
    * Farmacia Popular
    * Odontocentro
    * Cradh
    * Cepron
    * Cerest
    * Policlinica 2 de julho
    * 5 postos médicos
    * Programa Caçulo
    * Viva Maria
    * Expresso do Saber
    * Projeto Popai
    * Praça Rio Cachoeira
    * Praça da Juventude
    * Projeto Segundo Tempo
    * Casas da NOva Bananeira
    * Construção de casas no Jardi Grapiuna (Favela do bode)
    * Revitalização da Paulino Vieira
    * Sinalização
    * Semaforo modermo
    * Processo de municipalização do trânsito
    * 10 milhões em tubulação, adultora na Emasa
    * Asfalto de qualidade nos principais bairros
    Só Sergio OLiveira é cego, mais Geraldo vai ter 40 mil votos em Itabuna para deputado

  10. O tipo de piso não é o intertravado.
    O intertravado pode ser visto no calçamento da Ilha de Atalaia em Canavieiras. Está sobre a areia há mais de 6 anos e nunca cedeu ou desfez-se.

  11. Pode até ser prolixo volta e meia eu falar aqui que os guardiães do Brasil ficaram atrapalhando o crescimento da nação por 502 anos. Eles são tão generosos e honrados que acabaram com o âmago de nossas melhores riquezas, loteando as estatais com a justificativa canalha de que iam investir no crescimento do Brasil quando investiram foi nas próprias famílias e nos agregados. Privatizaram a Educação de tal forma que tiveram de ceder o espaço da Presidência da República para um nordestino, torneiro mecânico e agora morrem de raiva, de desgosto, de inveja, porque os Brasileiros pobres estão em condições melhores de moradia, e até de Educação.
    Digo sem medo de errar: se tivemos que suportar por tanto tempo as lições de empáfia, de surrupiamento de nossos bens, de contenção de nossos desejos de evolução e direito à educação, à moradia e outros direitos essenciais, agora temos que trabalhar para burilar o mau aprendizado deixado por eles, que os aloprados aprenderam sem pestanejar. O governo atual não é o que quero para minha gente, para nós, para nossos filhos, porém, não podemos deixar que os “metidos a besta” voltem, porque aí eles vão tripudiar…
    Só uma perguntinha: Por onde andava José Serra que não viu o “rapa” que o turco Paulo Maluf fez nas finanças de São Paulo?
    Estrangeiro tem sempre a simpatia desses “magnatas”. Não temos que ter partidarismo, defender os “Ali Babás”, temos é que defender o que ficou e eles tem que aprender a ficar no gelo…

  12. esse sr. sergio oliveira “Azevedo”, deve ta na folha de pgto da prefeitua, faz tantas defesas de coisas erradas q chega a dá nojo.Acorda puxa-saco,as “Obras” do sem ter nada ta desmoronando.

  13. Pau pra dar em doido nessa cidade
    Se fosse só a calçada da cinquentenário que estivesse esburacando menos mau, mas todas a ruas dos bairros estão um caos…Itabuna já está sendo chamada lá fora de Buracolândia.
    Com a palavra os secretarios de administração, planejamento e desenvolvimento urbano

  14. Zelão Pergunta: – Vergonha, para quem?
    Minha avó dizia: – “Quem tem vergonha, não mete vergonha aos outros.”
    Tantas foram as denúncias de que a tal obra, de tão ruim, escondia sob o piso “destravado,” o mal cheiro da corrupção, que hoje, se falar do assunto, passou a ser irrelevante, já que o mal está “malfeito.”
    O que de “concreto” foi feito para impedir essa vergonhosa obra? Quais foram as vozes, além da imprensa que se insurgiu na forma de denúncia?
    Quem escutou um “mísero pio” vindo das vozes subservientes da CDL – que patrocinou um jantar em agradecimento ao prefeito – se não em defesa da cidade, que o fosse em defesa dos interêsses dos seus sócios filiados que foram prejudicados; durante e serão no após obras? Onde estava a ACI e o GAC? Qual foi a providência legal tomada pelo MP, que poderia ter ajuizado ação impeditiva, com base nas denúncias e nos laudos técinos emitidos pelos engenheiros da Caixa Econômica Federal?
    Onde andavam os senhores vereadores que “engordavam as burras” com as gordas sobras do duodécimo?
    Se tem alguém que não tem queixas advindas da obra, por certo esse alguém, pode ser encontrado na administração municipal.

  15. E a buraqueira feita no passeio do Centro de Cultura ficou por lá, completamente esquecida; um perigo eminente de muitos acidentes, além de encurtaram em um quarteirão o final da Cinquentanário.

  16. Eu sempre amei minha cidade… sempre defendi com todos os argumentos possiveis….
    Mas agora tenho que aceitar as críticas dos amigos que vivem em outras cidade, tidas como “nanicas” tempos atrás.
    Depois de tão surrada e maltradas por gestores que so enchergam os próprios bolsos….
    Tenho vergonha de morar na minha cidade… cidades dos buracos, buracos no centro, buracos nas contas; cidades onde é uma festa inaugurar uma praça armengada… uma ponte que foi enlaguecida (nem para reformar a quadra)…
    Minha cidade, minha Itabuna, vc é minha vergonha!
    Sonho com uma Itabuna, bonita, organizada… mas tenho medo que seja apenas um sonho.

  17. Bom, Seu Pimenta, ainda acredito na Liberdade de Expressão nesse blog e que o mesmo não proteja um dos seus colaboradores!!!
    Já li até comentários de professores, “mestres”, com artigos publicados, postarem o desejo da morte de Fernando Gomes e Geraldo Simões!!
    Nos meus humildes comentários, JAMAIS desejaria morte de outro ser humano, por mais irracional que esse fosse!
    Mesmo sabendo que nesse País, a impunidde, a injustiça, a bandidagem, a malandragem, os assassinos estão por toda parte!!

  18. Fiz uma viagem para Itamaraju e tanto na pista como em Itamaraju, Prado e Alcobaço não encontrei buraco nenhum, minha felicidade acabou quando entrei na av Presidente Kennedi aqui em itabuna, da raiva de falar que sou morador dessa cidade, que saudade das boas obras de Ubaldo dantas.

  19. Essa é uma verdadeira obra, que só se faz no banheiro da nossa própria casa.
    Esse Sergio Oliveira e mesmo um babaca.
    Dali Geraldo Simões é 1330 !!!kkkkkkkkkkkkkkkk

  20. PROFESSOR SERGIO OLIVEIRA SEU ANALFABETO POLITICO, ENTAO O POVO DA BAHIA E DO BRASIL SAO BURROS POR VOTAREM NA CONTINUAÇAO DO PROGETO PT, JA O POVO DE ITABUNA NAO FOI NADA BURRO EM VOTAR NO VICE DE FERNANDO , POS GESTAO NEFASTA, SEM APOIO NEM MESMO DO PARTIDO DEMO. 52 MIL ELEITORES PARA O SENHOR FORAM SAVIOS , INTELECTUAIS EM VOTAR COM O SENHOR EM AZEVEDO O CANDIDATO BEIJOQUIRO, CHUPADOR DE PESCOÇO, PREFEITURA MOVEL KKKKK, CARTEIRA DE HABILITAÇAOKKKKKKK, 20 MIL BOLSA FAMILIA NO VALOR DE 100 REAIS. PROFESSOR VA LAMBER SACO LA DIANTE. SEU BOCO POLITICAMENTE..O SENHOZINHO QUERER DEFENDER ESTA GESTAO E DEMAIS PARA UMA PESSOA TAO CHEIA DE CULTURA . IMBECIL. SÓ PODE ESTA MAMANDO. OU É PAIXAO

  21. Na verdade toda a aréa administrada por debeis politicos que só pensam no bem estar próprio e dos seus estam sofrendo esse tipo de caos. Vejam a segurança e a saúde pública a nível nacional, é uma vergonha… Quanto ao calçamento da tão esperada Avenida do Centenário, vamos combinar que temos que ser verdadeiros equilibristas pra caminhar por ela, sem contar com a desordem, uma verdadeira bagunça enfrentada pelos comerciantes e por nós consumidores mais parecia que estavamos caminhando à beira mar… Quanta tristeza! Ver nosso dinheiro ser empregado numa obra tão horrível e desastrosa como essa. Acorda meu povo…..

  22. Com 4,5 milhões de reais daria para pavimentar alguns bairros perifericos de Itabuna,porque gastar essa verba com a cinquetenário centro da cidade que aparentemente não incomodava ninguén antes dessa reforma?acredito que foi para chamar atenção,infelismente chamou negativamente,boa sorte a todos.

  23. Esse povo fica obrando em Itabuna e o povo parece que gosta… Aí um cidadão oportunista vem e fala de Geraldo, que realmente é menos pior que a turma de Cuma, mas queria mandar a Dona e acumular mais uma boquinha… O POVO MERECE!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *