Tempo de leitura: 2 minutos

Luís Sena |lucaseri.pai@gmail.com
“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais”. Bertolt  Brecht(1898/1956).

O texto acima foi escrito há muitos anos, e ainda serve como reflexão, principalmente em tempos de eleição. No dia 03 de outubro vamos eleger presidente, governador, senadores, deputados federais e estaduais. Está bem clara a distinção entre as proposituras que disputam os cargos de presidente e governador.

Verifique as diferenças nos projetos que estão disputando e os resultados que poderão advir por conta de decisão não pensada. Analise o histórico de cada candidato, em que time da política atua. Mesmo que você não seja um filiado, tome partido em defesa da sua posição, com argumentos plausíveis e principalmente atentos porque “a política é para atender à coletividade e não às necessidades meramente pessoais”.

Precisamos qualificar as nossas representações no Senado, na Câmara dos Deputados e na Assembléia Legislativa, elegendo candidatos comprometidos em melhorar as condições de vida do nosso povo, fazendo avançar mais ainda o nosso projeto de construção de uma nação sem excluídos, democrática e soberana.

Não basta só votar. É necessário, no dia-a-dia, acompanhar e exigir da classe política a prestação de contas da sua atuação. E se você decidir ir mais adiante no cumprimento do exercício da cidadania, filie-se e milite no partido político de sua identificação ideológica. O meu partido está à disposição. Dia 3 de outubro, vote livre e consciente.

Luis Sena é diretor do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região, professor e ex-vereador em Itabuna.

4 respostas

  1. Gostaria de saber do Sena qual a “lógica” dos Bancos Oficiais entrarem em greve, quando o partido que eles – o Sindicato dos Bancários – apoiam, inclusive para Presidência de República, está no poder? Não deveria estar um paraíso, a situação dos bancários, e não a dos banqueiros, …?!?!?!
    Onde estaria a “coerência”, se é que isto existe, …?!?!?!
    Não precisa explicar, …, eu só queria entender, …!!!
    Então , o que significa voto “livre”, …?!?!?!
    Sena, …, vota sério, …!!!

  2. Ser analfabeto político é perceber comunista mistarar-se com os novos burgueses “trabalhistas”? Lembra da leição passada para prefeito. ex-vereador?

  3. Vc estar vendo o que a sigla traz de conseguências? até quando vc vai insistir, moço. É ser muito cabeça dura… aí depois ficam reclamando.

  4. Prezado professor Luis Sena, você se baseia num autor marxista que viveu no século passado e parece não ter aprendido com as varias experiências socialistas por onde foi implantada, comete um erro clássico “o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas” errado, a resposta para sua indagação está na obra de Adam Smith a sua obra mais conhecida, Riqueza da Nações, e que continua sendo como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.
    Smith ilustrou bem seu pensamento ao afirmar “não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu “auto-interesse”. O resultado pode ser comprovado pelo maior desenvolvimento experimentado pelo homem, que tira da miséria milhões de pessoas, inclusive na China comunista.
    Ao qualificar de de analfabeto o eleitor que pouco se importa com as eleições você acredita superior a estes, mas pergunto o que é pior um eleitor que se desobriga a votar ou aquele que vota em Tiririca como protesto ou mesmo no pagodeiro comunista Netinho que mora numa residência de dois milhões de reais num bairro mais nobre de São Paulo? Ou aquele eleitor que acreditou no PT e hoje assim como o seu partido o PCdoB faz acordos e pede voto para Collor, Renan, Sarney, Jader Barbalho, Otto Alencar? O que dizer da corrupção praticada na sala vizinha da presidência? Não pense que vocês são detentores das boas praticas na política, depois deste governo todos os movimentos sociais que infernizavam a vida de FHC. A UNE o MST a CUT todos foram todas cooptadas com muito dinheiro. este é o legado que vocês estão deixando, portanto antes de tentar desqualificar o coitado do eleitor melhor olhar para seu umbigo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *