Tempo de leitura: < 1 minuto

Não são boas as notícias vindas do lado do loteamento Nossa Senhora das Graças. A última: pelo menos dez médicos cancelaram contrato com o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem). Seis deles são cirurgiões.
A alegação dos profissionais é de que faltam condições de trabalho. Pelas contas de profissionais da unidade médico-hospitalar, 15 pacientes morrem a cada semana no hospital por falta de equipamentos e estrutura, hoje totalmente sucateada.
Um dos maiores batalhadores por uma solução para o caos no Hospital de Base, o médico Cristiano Conrado também faz parte da lista apresentada ao Pimenta.

17 respostas

  1. Acompanhando de perto a situação da saúde em Itabuna, comprovei que o secretário Dr. Antonio Vieira não é culpado pelo caos que se encontra, ao contrário, questões vexatórias tem vivido o secretário, principalmente quando depende de pessoas e estas são ligadas diretamente ao prefeito Azevedo.
    O secretário Vieira tem a maior boa vontade para resolver e fazer a saúde melhorar, mas figuras do tipo Rolemberg que é chefe do transporte do governo tem feito as piores maldades para prejudicar o Dr. Vieira com a única intenção de que o mesmo não se projete politicamente, isso em defesa do capitão que pé candidato a reeleição.
    Outro que também prejudica e muito a secretaria de saúde é o próprio Azevedo através da sub-prefeita de Itabuna a belissima e elegantérrima Joelma, secretaria particular do prefeito e também primeira dama, pelo menos nos horários em que o mesmo se encontra no Centro Administrativo. Essa tal juntamente com o Rolemberg e o motorista do prefeito soldado Pinheiro, os três trabalham com a maior dedicação para que a saúde não melhore, visto que hoje em dia o dinheiro daquela pasta está sob controle de Dr. Vieira e este não tem dado moleza para coisas erradas.
    Com relação ao HBLEM, também o Dr. Vieira tem a maior boa vontade para resolver os problemas daquela unidade, mas o seu maior entrave chama-se Capitão Azevedo que vive pelas caladas das noites infiltrando policiais no hospital como se alí só existisse ladrões do tipo que andam pelo gabinete maior do executivo.
    Tudo culpa do prefeito e da sua troup, nada além disso, podem acreditar…

  2. Tá demais. A mortiça luz bruxuleia sobre a superfície do moribundo Cachoeira. Quero ficar, mas não vejo nada que me segure. As raízes estão todas apodrecidas, o caule morre e na copa não existem folhas.
    Vou me embora. O último a sair apague as luzes.

  3. Devido a situação caótica no HBLEM, muitos médicos já pediram o afastamento das atividades do hospital com o cancelamento dos contratos.
    O número de médicos já chega a 10 somente nesta última semana.
    Tal desfalque já poe em risco a continuidade do serviço e a escala de plantões e de sobreavisos já não fecha.
    Os nomes que já teriam pedido afastamento, alguns somente esperando encerrar o período de 30 dias para não ir mais ao hospital.
    Dr. Adilson (cirurgião de sobreaviso, ex diretor médico)
    Dr. Leonardo (cirurgião de sobreaviso e plantonista do PS)
    Dr. Rodrigo Matos (proctologista, cirurgião de sobreaviso e plantonista do PS)
    Dra. Maria de Fátima (clínica geral, plantonista e médica da enfermaria B)
    Dr. Cristiano Conrado (clínico geral e plantonista)
    Dra. Priscilla (cardiologista, coordenadora da UTI e médica da enfermaria)
    Dr. Urbano (cirurgião de sobreaviso, endoscopista e plantonista do PS)
    Dr. Fernado Cruz (urologista e cirurgião de sobreaviso)
    Dr. Pedro Bezerra (cirurgião de sobreaviso)
    Dr. Sérgio (cirurgião de sobreaviso)
    Existe a desconfiança que muitos outros já procuram alternativas já planejando abandonar o HBLEM.
    Eu só quero saber o que vão fazer com os pacientes que chegam ao hospital …
    Quem sair por último apaga a luz.
    ACORDA ITABUNA …

  4. Esse é o resultado da campanha difamatória instalada por Antonio Costa e Geovane (cunhado de Vieira), contra Marcelo (ex-gestor), a questão é sim esta, pois Marcelo segurava as pontas do HBLEM, mantinha o fornecimento dos insumos básicos em dia, o HBLEM realizava cirurgias eletivas normalmente e os atendimentos de urgência se mantinham, com dificuldade, mas se mantinham. Entretanto, Antonio Costa se ludibriou por fofocas de Geovane, o mesmo sempre desejou o lugar de Marcelo, é a mais pura verdade, e armou aquela denúncia absurda de corrupção! O caso é que agora quem acreditou (Antonio Costa) está sozinho! E quem armou não consegue dar conta de manter o HBLEM funcionando, Geovane você não tem habilidade para negociar com ninguém, mal sabe falar, escrever então? Você só tem Vieira pra segurar você aí, mas na verdade você não tem a competencia necessária para gerir este hospital, e Costa que agora só tem você e o louco de Matos (CPD), vai agonizar ainda mais com o ‘abraço de afogado’, e o HBLEM precisa mesmo ser estadualizado!!!

  5. 1 – O Hospital de Base é um patrimônio do município de Itabuna e não deve ser entregue ao estado. A justificativa é bem simples: O HBLEM, com todos os problemas, tem resolutividade. O Regional de Ilhéus, não tem; o de Porto Seguro, não tem; o de Jequié, não tem; o de Vitória da Conquista, não tem; o de Feira de Santana, não tem. Então, porque entregar a gestão do HBLEM ao estado? Para atender quais interesses? Quem é o maior interessado? Por que os pacientes de Ilhéus são transferidos para o HBLEM? O que é preciso é de uma ampla mobilização da sociedade organizada em defesa do Hospital de Base e exigir transparência nas receitas e despesas.
    2 – Os fatores que determinaram, se é que isso aconteceu, o pedido de rescisão dos médicos não se prendem unicamente ao informado. São questões pontuais que devem ser explicados por cada um.
    3 – A sobrecarga imposta ao plantonista do PS é desumana, porque a rede básica não funciona adequadamente. Pacientes que deveriam ser atendidos em Postos de Saúde procuram o HBLEM porque é precário o funcionamento nas unidades espalhadas pelos bairros. É preciso que seja revisto o sistema de remuneração aos médicos e exigir o cumprimento da carga horária contratada, o que não ocorre até hoje.
    4 – Submete-se ao desgaste público, quem quer. O Dr. Antonio Vieira não está obrigado a permanecer em um cargo onde não consegue implementar um trabalho sério. Essa história de boicote não é esclarecedora, nem justifica a baixa atuação da Secretaria de Saúde.
    A verdade é que o Hospital de Base é o único que presta atendimento emergencial aos usuários do SUS, vive um cotidiano de dificuldades, enquanto os hospitais da Santa Casa, grande beneficiária da generosidade do estado, faz o que quer, desativa atendimentos, regala-se na média e alta complexidade, esbanja recursos, e ninguém diz nada! (Claro, não é? O povo que precisa de atendimento emergencial não é atendido lá).

  6. O POVO DE ITABUNA E REGIÃO DEVE TER FEITO ALGO DE MUITO RUIM,
    AO PREFEITO AZEVEDO E O SEU SECRETARIO E VICE PREFEITO VIEIRA.
    OS DOIS TRAPALHÕES PARA NÃO FALAR O VERDADEIRO NOME DELES, ESTÃO ACABANDO COM A SAÚDE DE ITABUNE E REGIÃO COM ÉSSA MANIA DE NÃO QUERER ENTREGAR O HBLEM AO ESTADO.
    SOUTA O OSSO AZEVEDO E VIEIRA
    E VÃO TRABALHAR, QUE POR SINAL É O QUE VOCES NÃO FIZERAM ATÉ AGORA.

  7. SABE O Q TEM DENTRO DESTE HOSPITAL? RESPONDENDO A SUA PERGUNTA,CIDA MONTARGIL, TEM MUITAS PESSOAS HONESTAS E DESCENTES, TEM PAIS DE FAMILIA Q TRABALHAM DIA E NOITE PRA DAR UM ATENDIMENTO A UM FAMILIAR SEU,É ISSO Q TEM LÁ DENTRO.

  8. Nao bsta ter “boa vontade” !!!!! tem que ter vergonha na cara e acima de tudo COMPETÊNCIA!!!!!Passa logo para o Estado e veja como é que fica! se nao ´prestar a gente toma de novo !

  9. VEXATORIA PARA OS ITABUNENSES ESSA SITUACAO DO HBLEM, A PREFEITURA SO VAI ENTREGAR ESSE OSSO AO ESTADO QUANDO NA GESTAO DE GERALDO ELE PASSAR O HBLEM AO GOVERNO ESTADUAL…. TOMARE QUE ISSO OCORRA DE VERDADE E NAO SEJA SOMENTE UMA ILUSAO!

  10. Quem quer a estadualização são aqueles funcionários que levam o hospital nas costas, não tem regalias e que chega cedo e sai no horário e ainda leva ferro no final do mês.Muitos passam dificuldades e muitos desses médicos se acham donos do hospital de base .Porque uma DrªMaria Lúcia não pede para sair?Galvão?Eu não vou ficar fazendo lista, a´população deve saber o médico que é humano daquele que quer só saber de dinheiro.

  11. Tomée Coane,você só falou bobagem,não sabe o que está se passando no hospital de base,os médicos que lá trabalha são os mais bem remunerados da região,tem médico que tem salário fixo mais produtividade,outros recebe de 30.000,00 a 40.000,00 mil reais por mês,esses dez médicos que estão alegando condições de trabalho para deixar o HBLEM,só agora,o problema é o seguinte:eles querem aumento de salários,ganhar igual aos outros,o resto são palavras jogadas ao vento..

  12. O povo de Itabuna vai para cinquentenario em todas as eleições fazer passeata tanto a direita como a esquerda…
    E porque esse povo que esta sofrendo com o descaso do hospital não vai para a rua ou prefeitura protestar e pedir a estadualização já?
    a familia de azevedo e viera tem plano de saude não vao para o hospital de base.
    O povo pode votar pela estadualização.

  13. Engracado, quando algum parente desses “bacanas” aparecem lá doentes, ainda querem ter privilégios que outras pessoas mais simples o “povão” nao tem!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *